O que é mindfulness e como pode ajudar na sua carreira 

O que é mindfulness e como pode ajudar na sua carreira 

Você já ouviu falar sobre mindfulness? Ela pode ser traduzida do inglês como “atenção plena” e seu objetivo é a prática de se concentrar completamente no que estamos fazendo no momento.

A falta de atenção no presente é algo comum na nossa rotina. Dificilmente estamos totalmente atentos às tarefas que estamos fazendo. Por isso trouxemos algumas dicas para que você se concentre mais no aqui e agora.

Quer entender melhor os benefícios desse conceito para a saúde na vida e no trabalho? Confira a matéria.

O que é mindfulness?

Mindfulness é a prática de sentir, ouvir e viver plenamente a situação presente. Ou seja, você deixa de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos anteriores, tornando sua mente mais desperta e saudável, sendo sua aliada.

A prática da atenção plena é ideal para viver com menos inquietação. A mente deixa de “viajar” e alimenta especulações inúteis para focar no que realmente é importante.

Ela ajuda também a gerir a quantidade de estímulos recebidos durante o dia e evitar o esgotamento

Além disso, com mais consciência em seu dia a dia, você pode encontrar dons escondidos e descobrir novos propósitos. Saiba como praticar essa técnica. 

Como praticar o mindfulness

Ele pode ser praticado em qualquer momento, por curtos ou longos períodos, como por 5 ou 35 minutos. É a técnica perfeita para ser feita nos tempos livres e nos momentos de descanso. 

Para dar início a prática, é preciso somente disposição e força de vontade. Confira a prática passo a passo:

  1. Escolha um lugar silencioso para se concentrar. 
  2. Ache uma posição confortável para se sentar ou se deitar. Os olhos podem estar abertos ou fechados.
  3. Foque nas sensações, como a temperatura do ambiente, o vento ou o contato entre o corpo e o chão.
  4. Concentre-se nos movimentos corporais, especialmente no movimento do tórax e do abdômen;  
  5. Deixe passar os pensamentos e as preocupações em sua mente sem se prender a eles; 
  6. Quando alguma distração aparecer, volte a se concentrar na respiração novamente e preencha a sua mente com sensações corporais; 
  7. Repita esse processo o quanto achar necessário.

Como ter a atenção plena no trabalho? 

Agora que você aprendeu mais sobre Mindfulness, veja alguns benefícios que ela pode trazer para a sua vida profissional:

  • Treina o foco e a concentração
  • Ajuda nas habilidades comportamentais (soft skills)
  • Gera ambientes com menos conflito
  • Melhora a comunicação
  • Ajuda na tomada de decisões
  • Previne o burnout
  • Melhora a memória e a aprendizagem
  • Estimula a autonomia através da autoconfiança

Para praticar a atenção plena no trabalho, leve em conta essas dicas:

1. Defina seu objetivo

Antes de começar a trabalhar, decida o objetivo principal que você quer alcançar naquele dia. Essa meta ajudará a direcionar as suas atividades.

2. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo

Esse hábito é prejudicial ao cérebro e diminui a sua produtividade. Se você está em uma ligação, não tente digitar um e-mail ao mesmo tempo, não pense em outros assuntos. Foque toda a sua atenção em cada tarefa e só comece outra tarefa após terminar a anterior.

3. Faça pausas

Tente fazer  pausas de 1 minuto algumas vezes ao longo do dia para meditar, quanto mais você praticar, mais você sentirá os benefícios da atenção plena.

4. Reclame menos, Aceite mais

Aceite o que você não pode mudar. Se você está sofrendo com algo que você não pode mudar, não perca mais tempo, aceite a situação, busque uma visão mais positiva.

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E aí, gostou de saber o que é o mindfulness? Então, aproveite e compartilhe em suas redes sociais. 

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