Há quem diga que o termo “melhor idade”, usado para se referir a fase mais madura da vida, seja um eufemismo, ou seja, uma forma de suavizar o peso da idade para as pessoas. Mas o que os dados do mercado de trabalho têm dito é que essa é sim a “melhor idade” do momento.
Isso porque a Catho divulgou uma pesquisa que mostra que os profissionais mais maduros são os que menos sofreram impactos com a crise de emprego.
É um dos melhores momentos do mercado para quem está neste perfil, já que a presença de profissionais com idade entre 50 e 64 anos aumentou 30% de 2010 até 2015. Enquanto 17% dos jovens de até 25 anos estão desempregados, 12% dos profissionais nesta faixa etária estão em busca de recolocação.
Outro dado que anima qualquer profissional + 50 é que as negociações de propostas de emprego também estão favorecidas.
Mais de 30% dos profissionais que responderam a pesquisa informaram que rejeitaram a primeira proposta oferecida pela empresa. Ou seja, chance de negociar melhor as condições de trabalho e, claro, o salário.
Tudo isso quer dizer que o mercado está aberto para você, profissional na melhor idade. Mas por onde começar a buscar?
Primeiro, o fator que mais motiva a contratação deste público é a valorização das experiências e bagagem profissional. Use isso a seu favor! Ter uma carreira consolidada em uma área é uma carta na manga, e insistir na mesma atuação é, geralmente, assertivo.
Também há áreas que são mais propensas a manter e contratar pessoas mais velhas, como a de serviços, indústria de transformação e comércio.
E aí, achou bacana à beça? Então, bora estourar a boca do balão na busca por uma vaga no mercado!