Você deve saber que Medicina é um dos cursos mais concorridos do vestibular e que o profissional dessa área tem alto reconhecimento no mercado de trabalho, não é mesmo?
Bem, esses pontos são comentados recorrentemente na sociedade, mas você tem conhecimento do tempo de estudo necessário para ser um médico reconhecido? É isso que vamos detalhar ao longo deste post.
A área da saúde exige dedicação extrema de estudantes e profissionais, afinal, a responsabilidade é grande ao se trabalhar com a vida das pessoas.
É por isso que os médicos estudam durante tanto tempo, seja na graduação ou depois, durante os programas de especialização, residência médica e doutorado.
Segue acompanhando a leitura para saber mais detalhes sobre o assunto. Vamos conferir?
O curso de Medicina — 6 anos
O bacharelado em Medicina tem aulas integrais e duração de seis anos. No curso, o aluno tem contato com disciplinas teóricas, bem como precisa passar por uma alta quantidade de carga horária prática. Ao todo são mais de oito mil horas de graduação!
Especialização e Mestrado em Medicina
Quem termina a faculdade já pode começar a atender pacientes, pois tem o título de médico. O ponto é que esse é um profissional generalista e para conseguir uma vaga em um grande centro de saúde, por exemplo, é necessário estudar mais um pouco. É aqui que entra a especialização lato sensu e stricto sensu e elas precisam ser analisadas com cuidado.
Para se tornar especialista existem duas opções: a residência médica e o curso de especialização. Para se tornar pesquisador o caminho é o mestrado.
Residência Médica — 2 a 4 anos
O estudante atua em um centro médico por um período de dois a quatro anos — dependendo da especialidade —, sendo observado pela equipe do lugar. Nesse tempo ele vai escolher uma área de atuação e ao se formar já sai com o diploma de especialista.
Especialização — a partir de 1 ano e meio
A carga horária mínima da especialização é de 360h, de acordo com o MEC, e isso geralmente corresponde a um ano e meio. São vários cursos disponíveis em área específicas para o aluno escolher. A diferença aqui é que quando o programa termina ainda é preciso fazer uma prova de títulos filiada à Associação Médica Brasileira e só depois é entregue o diploma de especialista.
Mestrado — 2 anos
É um curso com forte carga teórica e voltado para pesquisas na área de saúde. Quem deseja ser professor também precisa fazer um mestrado. O curso é realizado dentro das universidades.
Doutorado em Medicina — 4 a 5 anos
O doutorado em Medicina é para muitos o último ponto da jornada de estudos — claro que ainda há pessoas que vão fazer pós-doutorado, PhD, etc. Ele é a etapa seguinte ao mestrado, tem duração média de 4 a 5 anos e é estruturado para a área de pesquisa e carreira acadêmica.
Como provavelmente você já percebeu ao escolher Medicina como carreira é preciso estar disposto a estudar. O tempo mínimo de dedicação é de seis anos, mas isso pode variar até 15 anos entre cursos de bacharelado, especialização, mestrado e doutorado.
O ponto principal para atuar nessa profissão é ter dedicação e sempre buscar conhecimento. Gostou das dicas sobre o curso de Medicina? Saiba mais sobre Educação no mercado de trabalho: dicas de estudo, cursos e qualificações!