Você terminou a graduação e quer continuar os estudos para se destacar no mercado de trabalho, certo? Esse é o caminho ideal para ser um profissional de sucesso. Porém, em meio a tantas opções de cursos de pós-graduação, como escolher aquele mais indicado para seus objetivos?
Aqui no artigo, vamos falar sobre especialização e MBA, dois programas voltados para públicos com perfis diferentes, mas igualmente valorizados pelas empresas. Boa leitura!
As diferentes pós-graduações
Chama-se de pós-graduação todo curso que exige do candidato uma formação superior prévia. Assim, enquadram-se nessa descrição os mestrados, os doutorados, as especializações e os MBAs.
Os dois primeiros são ideais para quem busca uma carreira como pesquisador, e os demais são procurados por quem deseja seguir profissões fora da academia.
A especialização
A pós-graduação em termos de especialização pode ser feita por profissionais já experientes no mercado e também por alunos que acabaram de se formar e estão buscando o primeiro emprego.
O curso tem por objetivo dar ao estudante aperfeiçoamento dentro de uma determinada área. Isso ajuda quem deseja uma promoção no trabalho ou pessoas que querem aprofundar algum dos conhecimentos aprendidos durante a graduação.
Depois da formatura, você recebe o título de especialista em um campo de estudo. O bacana é que há especializações em todas as áreas e você não precisa escolher um curso, necessariamente, interligado a sua graduação. Sendo assim, uma pessoa formada em Administração, por exemplo, pode buscar um curso relacionado a Ciências Biológicas.
O MBA
MBA significa Master of Business Administration, ou Mestre em Administração de Negócios. Como o nome sugere, essa é uma formação voltada para a área de gestão. Assim, seus conteúdos sempre estarão relacionados a vendas, marketing, estratégia, liderança e outros pontos similares.
As pessoas que buscam um MBA já devem ter uma experiência profissional no mercado. Esse não é um pré-requisito rígido em todas as instituições, mas é sempre desejado.
O motivo é que as aulas trazem muitos debates de situações práticas, a maioria já vivida pelos alunos em seu cotidiano de trabalho. Desse modo, um estudante que ainda está no primeiro emprego não terá muito como contribuir com o debate e pode, inclusive, sentir-se um pouco deslocado.
O MBA proporciona conhecimentos aprofundados sobre o mundo corporativo, sendo ideal para executivos, profissionais que buscam cargos de liderança ou mesmo empreendedores.
Escolhendo a opção certa
Agora que você conhece os detalhes da especialização e do MBA, fica mais fácil escolher a opção certa para sua carreira. Contudo, vamos ressaltar alguns pontos que você deve analisar antes de fazer uma escolha:
- avalie o tipo de conhecimento que está buscando: negócios, educação, tecnologia etc.
- observe seus conhecimentos atuais: é um profissional experiente ou acaba de se formar?
- avalie seu objetivo com a formação: ter mais domínio sobre determinado assunto, conseguir uma promoção, gerir equipes de uma forma melhor etc.
Como você já deve ter percebido, tanto a especialização quanto o MBA podem ser importantes para sua carreira, mas tudo dependerá do momento profissional em que você está e de seus objetivos.
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!
Caso tenha ficado com mais algumas dúvidas sobre o assunto, escreva aqui embaixo nos comentários que vamos respondê-lo. Até mais!