Marketing pessoal: entenda o conceito e aprenda a criar o seu!

marketing pessoal

Quando falamos de investir em crescimento profissional, é importante sabermos estratégias que nos ajudem a fortalecer nossas relações interpessoais no mercado e nos proporcionem melhores oportunidades.

E uma dessas técnicas é o marketing pessoal, que ajuda a potencializar a imagem do profissional e melhorar sua reputação.

Quer saber mais sobre o conceito do marketing pessoal, ficar por dentro de suas vantagens e aprender a construir o seu? Continue a leitura deste post!

Afinal, o que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é uma técnica utilizada por profissionais da área, a fim de fortalecer a imagem de uma pessoa, promover seu trabalho e aumentar sua reputação, tornando-a referência em determinado assunto.

Os métodos utilizados envolvem aperfeiçoar as habilidades do profissional em seu nicho e aprimorar suas competências sociais. 

Também é comum que se invista em estratégias como criação de perfis em redes sociais – como Instagram e LinkedIn – para atingir e influenciar o maior número de pessoas possíveis, construindo um forte networking.

É comum que profissionais freelancers usem o marketing pessoal para conseguirem prospectar clientes com mais facilidade. Contudo, seu uso também está se tornando cada vez mais comum entre trabalhadores do regime CLT, que querem se destacar no mercado de trabalho e conseguir melhores propostas de emprego.

Por que o marketing pessoal é tão importante para a carreira?

Utilizar o marketing pessoal pode resultar em diversos benefícios para sua carreira. Suas principais vantagens são:

Traz destaque ao profissional no mercado de trabalho

O uso do marketing pessoal é importante tanto para quem deseja melhorar sua reputação profissional, quanto para quem deseja conseguir um novo emprego ou prospectar mais clientes.

Com certeza, é uma ótima oportunidade para promover seus diferenciais e aumentar a visibilidade para a forma que você faz o seu trabalho. Mostre-se acessível e ativo no seu nicho, compartilhando nas redes sociais seus conhecimentos, certificações e outras conquistas.

Aproveite também para criar um portfólio com um histórico de técnicas que você já utilizou, aprimoramentos que você fez no seu trabalho, além de mostrar as experiências que você adquiriu em cada processo.

Como fazer seu marketing pessoal do zero?

Após conhecer as vantagens do marketing pessoal, é impossível não querer começar a utilizá-lo. Aprenda a se promover utilizando essa estratégia, seguindo 6 dicas simples:

1. Identifique seu propósito e seus objetivos

Antes de promover nossa imagem com o marketing pessoal, é importante estabelecermos uma coerência entre o que fazemos e o que desejamos conquistar. Utilize técnicas que focam nos “porquês” das ações.

Alinhar seus objetivos profissionais com seus propósitos pessoais não só te ajuda a criar uma imagem profissional ética, como também auxiliar no seu autoconhecimento e pode te ajudar a estar sempre motivado no que faz!

2. Entenda seus pontos fortes – e suas fraquezas também!

Falando em autoconhecimento, entender seus pontos fortes e fracos pode ajudar muito a fortalecer seu marketing pessoal. Isso porque torna mais visual os campos que você precisa trabalhar para se tornar um profissional completo e atualizado.

Uma boa técnica a ser usada aqui é a análise SWOT – sigla em inglês que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças -, que separa sua atual situação profissional nessas quatro categorias, facilitando a organização das melhorias que você deve investir para se tornar um profissional ainda mais competente.

3. Transforme-se em uma marca: invista em branding

personal branding anda lado a lado com o marketing pessoal. Isso porque, ao se promover, é preciso que você crie uma forma das pessoas te identificarem facilmente.

Por isso, investir em uma logo única ou alguma outra assinatura, pode te ajudar a causar um apelo visual positivo nas pessoas que você deseja influenciar.

4. Trabalhe sua comunicação verbal

É importante saber falar de forma clara e objetiva quando desejamos causar impacto nas pessoas. Por isso, ao trabalhar no seu marketing pessoal, invista em cursos de oratória e desenvolva um pitch – que consiste em argumentar suas ideias a fim despertar o interesse e engajamento dos que estão te ouvindo.

A comunicação assertiva pode abrir muitas portas para um profissional, pois com ela, a pessoas começa a desenvolver uma melhoria em suas conversas, negociações a até mesmo apresentações.

5. Mostre-se ativo nas redes sociais

Uma parte importante do marketing pessoal é, sem dúvida, se mostrar ativo nas plataformas digitais.

Engaje suas conexões no LinkedIn e outras redes, compartilhando suas conquistas e materiais ricos sobre seu nicho, além de participar de conversas sobre assuntos que possam agregar ao seu conhecimento.

Criar perfis profissionais no Instagram ou TikTok também trazem vantagens, mas considere o planejamento e o trabalho envolvidos na criação de conteúdo antes de investir nessas alternativas. Afinal, é importante não se sobrecarregar e acabar perdendo o foco de seus objetivos.

6. Invista constantemente no seu conhecimento

Procure se manter um profissional atualizado e faça cursos que possam enriquecer seus conhecimentos sobre sua área de trabalho.

Aproveite o crescimento das plataformas de cursos online e invista em qualificações e certificados sem precisar sair de casa.

Marketing pessoal e networking: entenda as relações

Seja nas redes sociais ou pessoalmente, investir em um networking é um ponto crucial para o sucesso do seu marketing pessoal. Isso porque de nada adianta fortalecer sua imagem e reputação profissional se você não fizer conexões com quem possa interagir e vender sua marca.

Participe de eventos, como palestras, fóruns de discussão e webinars, onde há inúmeras pessoas que também estão em busca de conexões profissionais. Mostre-se um bom ouvinte e engaje debates que sejam coerentes com cada tema discutido.

Quer saber mais sobre networking? Confira nosso post com 6 dicas infalíveis de como construir o seu!

Comportamentos que podem manchar seu marketing social

Assim como existem práticas que enriquecem o seu marketing pessoal, existem certas ações e hábitos que devemos evitar se queremos criar uma boa reputação profissional:

  • Ser inflexível com ideias alheias;
  • Se mostrar relutante com trabalhos e tarefas desafiadoras;
  • Ter o hábito de se atrasar para compromissos;
  • Falar mal de antigos empregos e colegas de trabalho;
  • Não mostra empatia com quem você conversa ou discute um assunto;
  • Ser descuidado da forma como você se apresenta – vestir-se inadequadamente para reuniões e outros eventos profissionais, por exemplo;
  • Deixar para trabalhar em projetos perto do prazo de entrega.

Quer saber mais sobre como evitar prejudicar o seu marketing pessoal? Leia nosso post com 5 comportamentos que podem prejudicar sua imagem pessoal.

Investir no marketing pessoal pode te trazer inúmeros benefícios, como autoconhecimento, oportunidades de empreender e crescer em sua carreira. Ou seja, vai muito além de ser uma estratégia para criar uma boa imagem de si. Aproveite que agora você está por dentro de tudo sobre esse assunto, siga nossas dicas e seja o profissional que você sempre desejou!

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E aí, o que achou do nosso conteúdo sobre marketing pessoal? Gostou?! Então, aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

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Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

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