Você provavelmente conhece o jogo de xadrez. Mas e se eu te contar que ele pode nos ensinar e muito. Isso seria uma novidade?!
Então saiba agora os benefícios de praticar o jogo de xadrez!
Curiosidades sobre o xadrez
O jogo é considerado um dos mais antigos do mundo. A data de seu surgimento é divulgada por volta do século V na Pérsia, atual território do Irã – o império islâmico dominou a região no século VII e ajudou a popularizar o xadrez no resto do mundo.
Alguns acreditam que a jogatina é bem complexa. Também pudera! Estudos mostram que existe cerca de 170 setilhões de maneiras de se fazer os dez primeiros movimentos numa partida de xadrez e depois de apenas 4 lances, o número de combinações possíveis do jogo chegam a 315 bilhões.
E quando essa partida acaba, temos como costume dizer em voz alta a clássica frase “Xeque-mate”, que significa “o rei está morto”. Ela vem da frase persa “Shah Mat”.
Ah, e este jogo é realmente muito valioso, literalmente. No mercado mundial você encontra tabuleiros e peças revestidos com materiais bem caros. Por exemplo, um dos exemplares mais caros é feito de ouro sólido, platina, diamantes, safiras, rubis, esmeraldas, pérolas brancas, pérolas negras e pode chegar a custar 9 milhões de dólares.
Aqui no Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez determinou o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez, sendo celebrado em escolas e até mesmo nas praças públicas das cidades com aquela partida singela.
E se você busca por um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário a seguir e começar agora mesmo!
[formulario]
Aprendendo com o xadrez
É realmente fascinante uma partida de xadrez. Além de despertar várias habilidades, o jogo pode ensinar com o divertimento. Para ilustrar isso, separamos 5 aprendizados adquiridos em uma rodada de xadrez:
1- Benefícios nas salas de aulas
Pessoas que praticam xadrez conseguem ter notas 20% melhores do que as que não aprendem a modalidade. Além disso, dados apontam que a prática pode ser uma forma efetiva de combate contra o Déficit de Atenção com Hiperatividade.
2- União entre as pessoas
O jogo de xadrez evoluiu muito à medida que se espalhou pelo mundo até que chegou na maneira que conhecemos hoje. Como resultado, sua antiguidade vem unindo pessoas com idades e com experiências diferentes por meio de uma paixão comum pelo jogo. No Brasil não é difícil encontrar alguém que aprendeu a jogar por causa do pai ou avô.
3- Desenvolve a confiança
Na partida de xadrez você joga apenas com seu adversário, não há ajuda de uma dupla ou time. Todas ações são dependente de suas escolhas e aí você começa a analisar as suas derrotas e aprender com as suas fraquezas. Com todo este trabalho, a autoconfiança é desenvolvida.
4- Exercita ambos os lados do cérebro
Ao jogarmos xadrez, o nosso cérebro é desafiado a exercitar a lógica, a desenvolver reconhecimento de padrões, a tomar decisões tanto visuais como analíticas e a praticar a boa memória. Além disso, essa prática desenvolve capacidades de resolução de problemas, ajuda na criatividade e na concentração.
5- Compreende as consequências das suas ações
No xadrez, existe a peça nomeada rainha e ela é uma das peças mais importantes do jogo, pois você pode movê-la quantas casas quiser e em qualquer direção. Durante o jogo, às vezes, você precisa sacrificar essa peça para ganhar a partida e é exatamente isso que revela o ensinamento: abrir mão de certas coisas, podem te ajudar a alcançar seus objetivos a longo prazo. Esta é uma das práticas recorrentes no xadrez que você pode levar em consideração em alguns momentos da sua vida.
E aí, você gosta de jogar xadrez? Então, aproveite para compartilhar o link do texto em sua rede social favorita!