Hoje utilizamos a Internet para tudo: pesquisas, diversão, estudos e trabalho. Mas se todos a usam, porque não torná-la acessível para não ter nenhum obstáculo aos usuários? Bem, veja agora mais sobre os benefícios da inclusão pcd no universo digital e como praticar a acessibilidade da melhor maneira.
Vamos conferir?!
Pessoas com deficiência no universo digital
O mundo está caca vez mais conectado, utilizando a tecnologia quase 100% do seu dia. E com isso, é natural que PcDs também estejam mais online.
Mas nem tudo tem seus pontos positivos, os sites brasileiros não estão aptos para recebê-los. Segundo dados do Movimento Web para Todos, em 2020 menos de 0,7% dos endereços nacionais possuem acessibilidade digital, possibilitando autonomia para esse público.
E se você busca por um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário a seguir e começar agora mesmo!
O e-commerce é o maior na era digital, mas não para os pcds
Se pudéssemos pegar com as mãos aquilo que mais chama a atenção dos consumidores nas redes, esse objeto com certeza seria o e-commerce. As vendas online são as que mais geram lucro, interação e horas de navegação.
Isso seria muito bacana, se não fosse por um grande problema: as páginas não são voltadas para um volume de compradores: as pessoas com deficiência.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o número de PcDs que realizaram alguma compra por smartphones é de 46%, sendo cerca de 37% compra mensalmente e 23% quinzenalmente.
Além de lidar com preconceitos e dificuldades, as pessoas com deficiência ainda têm seu poder de compra afetado, pois representam 23% da população economicamente ativa, o que indica potenciais compradores. Já no país todo, o comércio, não apenas eletrónico, desatende cerca de 25% da população.
Esses dados representam alguns dos motivos de muitos e-commerces ainda estarem perdendo oportunidades de negócio. E, também, reforçam a importância de se pensar a presença das pessoas com deficiência no mundo digital.
Como ser acessível?
Ignorar essa parcela da população traz perdas não somente para elas e sim para as empresas em geral. Por isso, é necessário refletir sobre as maneiras de como usufruir o digital se quisermos atingir mais 1 em cada 4 brasileiros.
Apenas no Brasil, cerca de 60 milhões de pessoas requerem um ou mais recursos de acessibilidade para navegar pela web. Então quais são os reais benefícios em investir nela? Confira abaixo quais são eles:
- Ações de acessibilidade, como a narração de texto, atendem também analfabetos, idosos e pessoas com limitações temporárias;
- Os sites com acessibilidade ranquearam mais nas buscas pela web, pois faz parte das melhoras do SEO;
- Inserir ferramentas de Libras, narrações e entre outros deixar o site apto para todos;
- A acessibilidade digital evita reclamações legais, multas e entre outros constrangimentos.
E aí, gostou de saber como podemos manter a acessibilidade no mundo digital e abraçar todos os tripulantes? Então, aproveite para navegar em nosso blog e conhecer nossos conteúdos e ler mais sobre esse assunto. Ah! E não se esqueça de compartilhar o link do texto nas suas redes sociais!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!