Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é essencial destacar suas habilidades e competências no currículo para se sobressair entre os candidatos. Suas habilidades são os pontos fortes que você traz para a vaga, demonstrando sua capacidade de agregar valor à empresa.
Mas, como entender quais habilidades colocar no currículo? De que forma apresentá-las de maneira bem trabalhada e individualizada? É sobre isso que falaremos a seguir.
Então, continue a leitura e descubra quais habilidades colocar no currículo para chamar a atenção do recrutador, entenda quais as diferenças entre soft e hard skills, exemplos de habilidades e muito mais! Vamos conferir?
O que são habilidades e competências?
As habilidades e competências, também chamadas de soft skills e hard skills, são os pontos fortes de um profissional. Ou seja, são aqueles desempenhos desenvolvidos ao longo de estudos, vivências pessoais, oportunidades e atuações prévias, qualificando a formação e sendo capazes de determinar sua escolha e seu destaque em meio a concorrência.
Mas, ainda que sejam geralmente apresentados como sinônimos, possuem algumas diferenciações básicas em termos de objetivos e origem:
- Habilidades: conectadas a aptidões comportamentais que você possui de maneira natural, como a capacidade de manutenção de bons vínculos interpessoais, postura de liderança, criatividade, etc;
- Competências: já as competências estão conectadas a desempenhos adquiridos de forma técnica, baseados em estudos, imersões e treinamentos e cursos, sendo mais facilmente mensuradas.
Soft e hard skills: qual a diferença?
As hard skills são entendidas como competências de caráter técnico, obtido com base em aprimoramentos e especializações dentro de determinada área de atuação. Isso faz com que a identificação e comprovação seja facilmente comprovada, já que se ampara em certificações e diplomas. Como alguns dos principais exemplos, podemos apontar:
- Domínio em um idioma;
- Conhecimento avançado em metodologias e ferramentas como Pacote Office e Photoshop;
- Gestão de indicadores de controle de qualidade;
- Excel intermediário/avançado;
- Conhecimento em logística;
- Carteira de habilitação tipo D, etc.
Já as soft skills estão entre as habilidades interpessoais, comportamentais, sociais e emocionais responsáveis por torná-lo um profissional com controle desses aspectos — cada vez mais valorizados pelas organizações. Afinal, estamos falando de pontos como:
- Capacidade de liderança;
- Criatividade;
- Boa conduta interpessoal;
- Espírito autônomo;
- Resiliência;
- Flexibilidade.
Com elas, a mensuração é diferenciada, já que não há como contar com as devidas comprovações em documentos. Por isso, em um processo de recrutamento, é normal ocorrer a aplicação de dinâmicas situacionais, criando um cenário propício para que você externalize as capacidades pontuadas no currículo e demonstre suas ações em cada perspectiva apresentada.
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Por que é importante trabalhar habilidades em um currículo?
Evidenciar as habilidades no currículo é uma oportunidade essencial para se destacar em meio à concorrência, te direcionando para um passo mais próximo da conquista da vaga desejada.
Imagine que, diante do detalhamento de um cargo, alguns requisitos obrigatórios sejam elencados: nesse caso, você está competindo ao lado de candidatos com uma formação similar. Logo, cabe a você saber como realçar ações e conhecimentos que façam a atenção do recrutador se voltar para a sua inscrição.
É preciso ainda ter um bom entendimento sobre como mencioná-las, de forma que a análise da aptidão ocorra adequadamente. Isso significa que é necessário ter um olhar estratégico na hora de direcioná-las e, para isso, um bom trabalho de autoconhecimento é essencial — o ajudando nesse reconhecimento.
Como saber quais habilidades colocar no currículo?
Para saber o que exatamente escolher, é preciso avaliar com calma o detalhamento da proposta. Busque entender quais são as maiores demandas e necessidades do cargo e estude o perfil e trajetória da empresa.
A partir disso, trace um conjunto de habilidades e competências fundamentais para exercer determinada atividade. O próximo passo está relacionado à compreensão de quais destes você possui.
Também é interessante buscar uma harmonia entre os pontos citados, modelando um perfil que traduza de forma objetiva suas inclinações em termos de análise, organização, comunicação e entrega de resultados.
E, atenção: jamais sinalize aptidões que não possui. Ainda que consiga passar pelo processo seletivo, em algum momento será preciso colocá-las em prática. Caso a organização entenda que houve omissão ou mentira, sua jornada profissional será fortemente marcada por esse episódio, dificultando o desempenho e até mesmo as chances de conquista de uma nova chance.
De preferência, fuja também dos maiores clichês da área. Sabe aquela vontade de citar aspectos genéricos e batidos ou de apenas replicar os que estão sendo solicitados pelo anúncio? Isso faz com que sua inscrição seja apenas mais uma.
Portanto, cuidado nesse momento e, acima de tudo: saiba identificar os recursos que possui e que talvez não sejam tão comuns em relação aos seus concorrentes, qualificando ainda mais o seu currículo.
Como falar na entrevista as habilidades que coloquei no currículo?
Sabemos o quanto um processo de seleção pode aflorar certa ansiedade e medo, mas uma boa organização pode ser a ação que faltava para prepará-lo na hora de responder sobre as habilidades. Quanto maior for o treino, maiores serão as chances de um retorno positivo.
De preferência, apresente exemplos práticos, retomando circunstâncias reais ao longo da carreira ou formação profissional que expressam como você, com base nessas competências, soube lidar com a situação ou até mesmo construir uma saída inédita.
Caso ainda não tenha lidado com algo relacionado, é válido imaginar como se sairia diante de uma limitação. Quais recursos buscaria? Com quem compartilharia essa visão? Que conhecimento utilizaria como base para fortalecer essa tomada de decisão? Tudo isso pode ajudá-lo a apresentar uma devolutiva firme e direta.
Quais habilidades para o currículo de primeiro emprego?
Engana-se quem pensa que a chance de um primeiro emprego não pode vir acompanhada de uma boa bagagem prévia por parte do candidato.
A realidade é que toda vivência até chegar em determinada oportunidade é válida e tem o potencial de ter contribuído para o aperfeiçoamento.
Caso tenha um histórico de formação acadêmica, por exemplo, pode se valer daquilo que soube desenvolver ao longo do curso, evidenciando quais áreas despertaram interesse e de que forma aproveitou a educação para o seu desempenho.
Caso não possua esse contexto, reconheça iniciativas que também foram válidas e até experiência não formais, como trabalhos voluntários.
Vamos supor que você tenha uma postura extrovertida e goste de estar acompanhado de outras pessoas: na hora da montagem do currículo, pode indicar a capacidade de boa comunicação, com tendência de desenvoltura diante de um trabalho em equipe!
Além disso, outros pontos fortes podem ser:
- Abertura a feedbacks: como estamos lidando com a primeira experiência, é natural que o recrutador busque indícios de que você sabe a importância de estar aberto a opiniões construtivas sobre o trabalho, direcionando para um aperfeiçoamento constante;
- Boa gestão de tempo: saber segmentar e priorizar tarefas são aptidões de profissionais que sabem administrar bem o tempo, entregando um desempenho produtivo e de qualidade;
- Inteligência emocional: essa habilidade comportamental é altamente desejada pelo mercado de trabalho, que carece cada vez mais de colaboradores capazes de demonstrar um bom manejo das próprias emoções e sentimentos, construindo um ambiente de trabalho seguro, positivo e acolhedor para todos.
Exemplos de competências e habilidades para colocar no currículo
Ainda inseguro com relação ao que destacar em seu currículo? Não se preocupe! Listamos abaixo alguns exemplos que podem auxiliar no momento de montar o perfil:
1. Adaptabilidade
É comum nos depararmos com essa característica sendo apontada como fundamental para os mais diversos cargos. Afinal, estamos lidando com constantes transformações e inovações quase que diariamente. Isso significa que as empresas precisam de colaboradores que tenham uma tendência de flexibilidade, compreendendo essas mudanças de direcionamento e sendo capazes de apresentar resultados de qualidade, mesmo diante desse cenário.
2. Resiliência
Estamos falando da sua capacidade de autocuidado e resistência, sabendo se recompor após deparar-se com limitações, problemas e adversidades, principalmente em realidades que contam com um alto volume de tensão.
A pressão por resultados, muitas vezes, é o ponto de ruptura para aqueles que não estão fortalecidos o suficiente. Por isso, é essencial demonstrar que consegue se manter produtivo, ainda que em momentos de dificuldade.
3. Liderança
A posição de liderança ultrapassa a definição hierárquica em um negócio e pode ser percebida em diversos trabalhadores. Aqui, o conceito é entendido como característica comportamental de quem adota uma conduta democrática, inspiradora, acolhedora, colaborativa e bem direcionada.
4. Capacidade de análise
Construir uma atuação que se baseia em dados e informações é ideal para qualquer organização que deseja alcançar uma posição diferenciada. Para isso, precisa contar com colaboradores que saibam como avaliar, comparar, ponderar e identificar posicionamentos que enriquecem os processos e projetos internos.
5. Comprometimento
Sabe o bom e velho ”vestir a camisa da empresa”? Ele é bem valorizado pelo mercado, que busca alguém que esteja disposto a se comprometer e verdadeiramente engajar nas propostas e entregas, respeitando e acatando os valores e propósitos da organização.
E então, pronto para colocar esse conhecimento em prática? Aproveite para conferir modelos de currículo para download e coloque as habilidades certas no seu próximo currículo.
Dicas de como inserir as habilidades no currículo
Por mais que não seja obrigatória, descrevê-las de uma maneira resumida e objetiva pode conquistar os olhos dos recrutadores. Veja algumas dicas para inserir seus pontos fortes de forma certa:
1 . Personalizar a seção de habilidades no currículo
Para aumentar as suas chances de contratação, é bacana ter uma seção de habilidades personalizada em seu currículo.
E como fazer isso? Sempre que necessário, edite o seu documento com as quais serão mais adequadas para a candidatura do momento.
Mas atenção para não aumentar as expectativas e não cumpri-las. Mentir nunca é uma boa saída.
2. Coloque somente as habilidades e competências desejadas para o cargo
Em um processo seletivo, o RH busca por candidatos que possuam habilidades que sejam úteis para cargo divulgado. Por isso, fique de olho na descrição da vaga e compare se seu perfil é compatível;
E se necessário, faça uma pesquisa sobre o que é desejável no profissional que irá exercer aquela função. Além disso, certifique o nome atual do cargo para colocar em seu currículo.
Ah! Se você possui um leque de possibilidades muito amplo, tome cuidado para não deixar o seu documento longo ou sem foco. Crie ele com no máximo duas páginas.
Para um currículo em destaque, o ideal é focar em seus diferenciais e também encaixar as suas habilidades em outras seções, como na área de educação, por exemplo.
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