Você já buscou uma expectativa de crescimento em sua profissão ou se deparou, em alguma entrevista, com o questionamento de onde se imaginava em alguns anos na área?
A delimitação do plano de carreira é fundamental para essas duas possibilidades, já que é responsável por traçar, de maneira clara e transparente, as perspectivas de jornada do funcionário em um negócio.
E se para candidatos ela é uma métrica de vida, para as empresas consolida uma atração para o banco de talentos e a retenção de trabalhadores.
Então, se você ficou curioso e deseja conhecer o que é o plano de carreira, quais são seus benefícios, tipos, e como montá-lo, continue a leitura e confira com o blog Carreira & Sucesso! Vamos conferir?!
O que é um plano de carreira?
O plano de carreira é um planejamento estratégico que desenvolve um projeto assertivo e objetivo de crescimento profissional e jornada do colaborador em uma instituição.
Ele estrutura as habilidades necessárias para o pleno desenvolvimento de cada cargo, as expectativas de tempo para alcançá-lo, pretensões salariais, benefícios, formação e quaisquer outros aspectos que interfiram diretamente nessa escalada de hierarquia.
Do ponto de vista dos candidatos, é ele quem apresenta as oportunidades e perspectivas de crescimento que você pode ter em uma organização, sendo um dos principais pontos considerados em entrevistas e vagas de emprego.
Já para as empresas, é utilizado como uma forma de motivar os seus funcionários e também como tática de atração e conquista de profissionais capacitados.
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Qual a vantagem de ter um plano de carreira?
A construção do plano de carreira é uma tarefa para ampliar os horizontes e assegurar uma estrutura impulsionadora e bem definida.
Você é do tipo de profissional que prefere organizar e elaborar metas para a sua formação e atuação? Então o plano de carreira é a resposta ideal para esse alinhamento.
Ele faz com que você tenha clareza dos direcionamentos de crescimento, aprimorando sua estratégia para uma busca assertiva e otimizada das oportunidades que estejam verdadeiramente ajustadas com suas perspectivas.
Do campo de vista da realização profissional, esse conhecimento objetivo é também o responsável por fazer com que a realização pessoal também seja alcançada, por estar diretamente conectada a como você gerencia e direciona sua vida profissional.
A adoção do plano de carreira é o que também impulsiona sua própria automotivação e foco, afinal, você passa a saber onde quer chegar e quais são as ferramentas, aperfeiçoamentos e instrumentos que irão lhe ajudar.
Por fim, manter-se centrado é o que lhe permite apresentar mais eficiência nas tarefas, aumentando o senso de autorrealização.
Quais os tipos de plano de carreira?
Agora que você entende o que é um plano de carreira e quais os principais ganhos, chegou a hora de conhecer as suas variações e tipos.
1. Plano de carreira em Y
O plano de carreira em Y recebe este nome por remeter à própria simbologia da letra, que direciona para a conquista de duas saídas.
Ele vem para atender a você, colaborador, que não necessariamente tem o desejo de atingir o mais alto patamar de liderança, por exemplo. O sucesso profissional para você pode ser ter a chance de tornar-se um especialista ou assumir uma posição de gerenciamento.
A gestão requer o poder de comunicação, administração e tendências de sociabilidades, enquanto um especialista foca na aquisição do conhecimento de determinada área. Cada um desses objetivos têm demandas distintas, mas que podem ser impulsionadas e adotadas.
2. Plano de carreira em W
O plano de carreira em W apresenta para um terceiro rumo, no formato de uma chance que concilie tanto as habilidades de gerenciamento quanto o entendimento de um especialista.
Na prática, é o tipo de colaborador que consegue fazer a gestão de processos e projetos e trabalhar ainda como um mentor técnico, servindo de referência e como alguém capaz de dar aos seus colegas um parecer mais técnico.
3. Plano de carreira em rede
O plano de carreira em rede é plural, oportunizando que você tenha outras opções de escolha.
Pode ser o ideal caso você tenha uma inclinação a conhecer diferentes aspectos e vivências ao longo da sua trajetória, sem necessariamente visar uma liderança.
E para que todas essas possibilidades não sejam percebidas com estranheza ou confusão, ter toda a sua estrutura bem desenhada e clara é essencial.
4. Plano de carreira em linha
Modelo adotado por instituições públicas, a carreira em linha é uma estrutura em que não é oferecida a você uma flexibilidade e variação.
Isso porque conta com posições padrões e estabelece que a sua ascensão vá ocorrendo de maneira programada, automática e basicamente direcionada pelo tempo de função.
5. Plano de carreira paralela
Se a organização que você almeja oferece um programa de trainee, as chances são de que tenha um plano de carreira paralela.
Ela oferece, desde a entrada, a opção de selecionar o cargo que mais deseja e se identifique, oportunizando que esse aprofundamento e formação já ocorram no princípio.
E, no fim, o colaborador passa a conseguir conquistar posições diferentes dos outros colegas de sua equipe.
6. Plano de carreira horizontal
Organizações que não estabelecem uma hierarquia e colocam todos os funcionários em um mesmo patamar, adotam o plano de carreira horizontal.
Essas empresas não oportunizam uma escala de crescimento, mas isso não significa que você não vá receber aumentos ou promoções conforme o desempenho mostrado.
Aqui, o maior desafio é o de conseguir manter um bom nível de engajamento e motivação, já que ocorre de maneira diferente de qualquer outro tipo de planejamento.
Como fazer um plano de carreira?
A garantia de sucesso e consolidação de um plano de carreira só acontece quando considera pontos positivos para sua trilha de crescimento profissional.
Separamos algumas dicas que podem o ajudar a preencher seu plano de carreira e alavancar sua jornada profissional. Confira:
1. Desejos profissionais
Tenha de maneira clara quais são os seus maiores desejos profissionais. Uma boa dose de autoconhecimento é mais do que necessária para reconhecer e destacar os pontos essenciais em sua carreira;
2. Metas profissionais
Estabeleça as suas metas de ganho salarial, cargos, habilidades e formações;
3. Aperfeiçoamento
Tenha uma postura proativa e engajada para o cumprimento desses propósitos, e busque sempre o aperfeiçoamento profissional;
Busque, por exemplo, desenvolver as soft skills, como empatia, colaboração e inteligência emocional. Conheça as principais delas!
4. Foco no plano de carreira
Encontre vagas condizentes com o seu planejamento e mostre, desde o princípio, quais são as suas perspectivas. Por isso, atenção ao momento da entrevista.
E para continuar por dentro de informações e discussões sobre o tema, aproveite para ler sobre como a autoavaliação auxilia na tomada de decisões importantes. Ter esse tipo de conhecimento é o que o aproxima de oportunidades de sucesso.
Então, o que achou dessas dicas e orientações sobre o plano de carreira? Aproveite para compartilhar o link do texto com seus amigos nas redes sociais.
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