Quando começamos uma carreira, é normal desejarmos chegar ao cargo de gestor. Mas e quando isso finalmente acontece, como saber se somos bom líder para o time?
Veja as nossas dicas para você se tornar um gestor de equipes e fazer com que a empresa na qual trabalha sempre cresça. Descubra também as características de um bom chefe e como dar espaço para seus colegas.
Perfil de bom gestor
Cada profissional carrega uma maneira de gerenciar, mas o mercado de trabalho destaca algumas características relevantes para um bom gestor.
Veja agora as principais ações para quem deseja ser um bom chefe:
- Saber gerenciar conflitos;
- Estar disposto a sempre aprender com as pessoas;
- Ter maturidade profissional;
- Ser capaz de dar e receber feedbacks;
- Ter uma comunicação assertiva.
Como posso ser um bom gestor?
Além de anotar as características do perfil de um bom gestor, separamos algumas dicas para você refletir quando exercer a sua liderança. Veja:
Dica 01: Ouça todos do seu time
Saber ouvir a equipe que trabalha diariamente com você é um grande passo inicial.
Cada profissional tem a sua maneira de compreender o seu papel e os novos desafios, e saber ouvi-lo vai ajudar a entender em qual nível de aprendizado aquele trabalho está.
Além disso, conversar com o time pode estreitar as relações interpessoais e criar uma ponte entre os profissionais.
Dica 02: Faça os devidos reconhecimentos
Para alguns profissionais, o que serve como motivação é o reconhecimento. E não estamos falando apenas de algo financeiro.
Reconhecer, dar méritos a alguém do time por resolver um problema de forma espontânea ou rápida, por exemplo, é algo que agrega muito a autoestima daquele trabalhador.
Mostrar-se interessado e agradecido pelo trabalho de todos os envolvidos também é papel de um gestor.
Dica 03: Crie uma rotina de feedbacks
As reuniões de feedbacks são essenciais para uma boa gestão. É por meio delas que você ficará atento aos pontos positivos e de melhorias de cada um dos integrantes do time.
Crie uma rotina para ter esses papos, podendo ser quinzenal, mensal ou o período que se encaixar melhor.
Lembre-se que essas conversas são importantes de acontecer mesmo se o feedback for negativo ou for para falar especialmente da sua maneira de liderar.
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