Virei gestor: como posso ser o melhor para o time?

gestor

Quando começamos uma carreira, é normal desejarmos chegar ao cargo de gestor. Mas e quando isso finalmente acontece, como saber se somos  bom líder para o time?

Veja as nossas dicas para você se tornar um gestor de equipes e fazer com que a empresa na qual trabalha sempre cresça. Descubra também as características de um bom chefe e como dar espaço para seus colegas. 

Perfil de bom gestor

Cada profissional carrega uma maneira de gerenciar, mas o mercado de trabalho destaca algumas características relevantes para um bom gestor

Veja agora as principais ações para quem deseja ser um bom chefe:

  • Saber gerenciar conflitos;
  • Estar disposto a sempre aprender com as pessoas;
  • Ter maturidade profissional;
  • Ser capaz de dar e receber feedbacks;
  • Ter uma comunicação assertiva.

Como posso ser um bom gestor? 

Além de anotar as características do perfil de um bom gestor, separamos algumas dicas para você refletir quando exercer a sua liderança. Veja:

Dica 01: Ouça todos do seu time

Saber ouvir a equipe que trabalha diariamente com você é um grande passo inicial.

Cada profissional tem a sua maneira de compreender o seu papel e os novos desafios, e saber ouvi-lo vai ajudar a entender em qual nível de aprendizado aquele trabalho está. 

Além disso, conversar com o time pode estreitar as relações interpessoais e criar uma ponte entre os profissionais. 

Dica 02: Faça os devidos reconhecimentos

Para alguns profissionais, o que serve como motivação é o reconhecimento. E não estamos falando apenas de algo financeiro. 

Reconhecer, dar méritos a alguém do time por resolver um problema de forma espontânea ou rápida, por exemplo, é algo que agrega muito a autoestima daquele trabalhador. 

Mostrar-se interessado e agradecido pelo trabalho de todos os envolvidos também é papel de um gestor. 

Dica 03: Crie uma rotina de feedbacks 

As reuniões de feedbacks são essenciais para uma boa gestão. É por meio delas que você ficará atento aos pontos positivos e de melhorias de cada um dos integrantes do time. 

Crie uma rotina para ter esses papos, podendo ser quinzenal, mensal ou o período que se encaixar melhor. 

Lembre-se que essas conversas são importantes de acontecer mesmo se o feedback for negativo ou for para falar especialmente da sua maneira de liderar. 

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Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

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