A Geração Millennials nasceu no boom da tecnologia que ocorreu no fim do século XX e que desencadeou uma série de mudanças socioculturais. A geração do milênio já representa mais de 34% da população mundial, com mais da metade estando inserida no mercado de trabalho.
No post de hoje, você vai aprender com a Catho quais são as características que definem os profissionais da Era da Internet e como atrair e mantê-los engajados no ambiente de trabalho. Continue a leitura com a gente!
O que é a Geração Millennials?
Segundo o Pew Research Center, que pesquisa os comportamentos dos Millennials há mais de uma década, a amostragem abarca os nascidos entre 1981 a 1996.
Também conhecidos como Geração Y, eles são filhos da tecnologia, vivenciaram o boom da Era da Informação, impactando formas de consumo, comportamento e trabalho em todo o mundo.
Eles estão na casa dos 30 e 40 anos e ocupam 75% dos processos de recrutamento em empresas no Brasil, nos mais diversos segmentos.
A geração do milênio cresceu em um período de mudanças socioculturais, econômicas e políticas, trazendo inovação, trabalho em equipe e discussões sobre bem-estar ao ambiente de trabalho.
O que define os Millennials e como impactam no ambiente de trabalho?
Crescidos em um período de muita revolução tecnológica, os Millennials são curiosos, ousados e desfrutam ao máximo o acesso vasto à informação. Isso os torna pessoas e profissionais com muitas ideias, opiniões e valores bem consolidados.
O seu caráter esforçado e transgressor contribuiu para uma revolução no modo de organização e hierarquização do trabalho. Os Millennials precisam se sentir ouvidos, reconhecidos e motivados para vestir a camisa da empresa e entregar o seu melhor.
💡 Leia também: Conheça as gerações X, Y e Z no mercado de trabalho.
Confira algumas de suas principais características geracionais e como elas impactam o ambiente de trabalho:
Nativos da tecnologia
Abandone os cadernos com registros dos clientes, a geração da internet é ligada à tecnologia e espera que seus contratantes estejam dispostos a otimizar os processos com as ferramentas mais adequadas.
Seja uma plataforma de organização de tarefas, de comunicação interna ou automatização de planilhas, ela buscará os mais diversos recursos tecnológicos para melhorar o seu desempenho. Sempre por dentro das tendências, está cheia de sugestões de como modernizar a empresa.
Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Diferentemente das gerações anteriores, os Millennials não vivem de trabalho, mas trabalham para viver bem. Eles têm prioridades bem definidas e a sua qualidade de vida, relações interpessoais e autocuidado estão no topo de suas listas.
Apesar de trabalhadores assíduos, eles buscam um equilíbrio entre as duas áreas e podem abrir mão de altos salários com jornadas abusivas para uma alternativa flexível, que os permita passar mais tempo com a família.
Eles valorizam o cuidado com a saúde mental e entendem como isso impacta a sua vida pessoal e produtividade profissional.
💡 Leia também: Saúde Mental no trabalho e a importância do autocuidado.
Trabalho em equipe
Os nascidos na Geração Y são muito abertos a atividades colaborativas e dificilmente assumirão um caráter individualista. Uma marca dessa geração é o desejo constante de fazer parte de um grupo e isso se reflete em suas relações profissionais.
Os profissionais buscam sempre trabalhar em conjunto com seus pares, supervisores e até mesmo pessoas de outros departamentos.
Para eles, há espaço para todos contribuírem com os projetos e se desenvolverem — e usam toda tecnologia à disposição para tornar isso possível.
Busca por participação
Independentemente de sua posição em uma empresa, os Millennials querem ter suas vozes e opiniões ouvidas. O grupo é ambicioso e vai valorizar ambientes profissionais que permitam pluralidade e contribuições de ideias.
Culturas organizacionais que estimulam o engajamento dos colaboradores podem encontrar um cenário muito propício de crescimento para os projetos e desenvolvimento dos próprios profissionais.
Afinal de contas, eles trabalharão duro para colocar em prática e atingir os objetivos que eles mesmos ajudaram a elaborar.
Para eles, o ambiente de trabalho deve ser participativo e mais horizontalizado, rejeitando a norma de submissão enfrentada pelas gerações anteriores.
As tarefas e estratégias podem ser questionadas e complementadas com suas perspectivas ousadas. Cabe às empresas aprenderem a valorizar as contribuições “fora da caixinha” que o grupo propõe.
Em constante aprendizado
Para quem acompanhou o nascimento da internet e celulares, tendo acesso inesgotável à informação, sempre há mais espaço para conhecimento. A mente frenética dos Millennials sempre busca por novidades e se encontra em constante aprendizado.
Por isso, eles valorizam ambientes que proporcionem e ajudem a saciar esse desejo pelo novo e pela inovação. Ótimos aprendizes, eles aprimoram metodologias já aplicadas na empresa, como também são capazes de trazer inovações nos processos por estarem sempre de olho nas tendências do mercado.
💡 Leia também: Como aprender mais rápido e potencializar o seu trabalho e estudos.
Bônus: a sua confiança deve ser conquistada
Outra característica marcante da Geração Millennial é que eles são movidos por ideais. Os seus valores ditam o que comem, o que vestem, onde passeiam e, é claro, onde e como trabalham.
Por isso, eles têm a tendência de pesquisar sobre as empresas, suas culturas organizacionais e relatos de ex-funcionários antes de se inscrever para uma vaga. A sua confiança deve ser conquistada e estar em sintonia com o que eles acreditam ser importante.
Desde o tipo de jornada de trabalho a programas de diversidade na empresa, todo o perfil da organização será considerado por eles.
Da mesma forma, eles podem não pensar duas vezes em trocar de trabalho caso surja uma oportunidade em outra empresa com a ética mais compatível com a deles.
Como atrair e cativar a Geração Millennial no trabalho?
A sua organização está preparada para receber profissionais dinâmicos, proativos e cheios de ideias ousadas borbulhando em suas mentes? Confira algumas dicas que a Catho separou para tornar a sua empresa mais atrativa e manter os colaboradores Millennials mais motivados.
1. Jornada Flexível
Um ambiente profissional com flexibilidade de jornada é um grande atrativo para quem busca um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Dessa forma, cada colaborador pode reestruturar a sua rotina da forma mais adequada para garantir uma boa qualidade de vida e produtividade nos momentos mais propícios para cada atividade.
2. Trabalho remoto ou híbrido
Além da quebra de horários de trabalho restritivos, proporcionar trabalho remoto, o famoso home office, ou modelo híbrido, também contribui para a flexibilidade que tanto importa aos Millennials.
Essa é uma geração acostumada com tecnologia e com facilidade em se adaptar, garantindo entrega de demandas e desempenho em qualquer lugar do mundo!
3. Transparência organizacional
A geração do milênio valoriza a comunicação humanizada, honesta e próxima. Por isso, a transparência organizacional é fundamental para eles, que sentem a necessidade de entender os processos e tomadas de decisão com clareza.
Eles precisam entender os desafios enfrentados, as oportunidades de crescimento, movimentações internas, ao invés de trabalharem no escuro.
Uma empresa que é transparente e confia em seu corpo de funcionários, receberá o mesmo comportamento como retribuição. Assim, se forma uma relação melhor consolidada e com menos ressentimentos.
4. Confiança e incentivo ao crescimento
Os Millennials são profissionais muito capacitados e com um enorme potencial de crescimento dentro de qualquer empresa. Mas, para isso, é preciso mantê-los inspirados e interessados na sua empresa.
Proporcione um ambiente de trabalho agradável, em benefícios que dialoguem com as necessidades dos colaboradores, promova a autonomia e incentive planejamentos de desenvolvimento individuais. Abra as portas aos seus funcionários e proporcione todos os recursos para que eles possam se desenvolver.
E aí, gostou do conteúdo? Continue navegando e fique por dentro das tendências do mercado de trabalho. Venha conferir também como lidar com conflitos de gerações no ambiente de trabalho para garantir uma organização mais agradável e produtiva para todos.