A falta de reconhecimento no trabalho pode gerar diversos sintomas e consequências negativas para o profissional. Por isso, é importante que a empresa tenha programas de reconhecimento para valorizar o esforço dos colaboradores, evitando que fiquem desmotivados e com baixo engajamento.
Quer entender mais sobre esse assunto? Confira a seguir as causas da ausência de valorização no trabalho, os impactos na carreira profissional e como lidar com essa situação para conseguir se destacar na empresa. Vamos conferir?
1. O que causa a falta de reconhecimento no trabalho?
A desvalorização no ambiente de trabalho pode ser motivada por diversos fatores, podendo envolver má gestão, falta de feedbacks e escassez de oportunidades para o desenvolvimento profissional.
Ao negligenciar uma cultura organizacional que reconhece as potencialidades dos colaboradores, a empresa tem equipes desmotivadas, aumento de turnover e perda de talentos mal aproveitados.
Em alguns casos, a ausência de apreciação pode estar relacionada ao mau desempenho e baixa identificação do colaborador com a função ou empresa, mas em muitas situações é causada pela má condução de lideranças e envolvimento com os times.
Quando alguém não performa bem, é preciso haver alinhamentos para encontrar as maneiras mais adequadas de corrigir a situação, evitando assim a falta de valorização.
2. Quais são os impactos no psicológico e na carreira?
Desempenhar atividades em uma função na qual você não se sente valorizado no trabalho gera frustração, esgotamento emocional, estresse, burnout, entre muitos outros efeitos extenuantes.
Muitas vezes, esses sintomas afetam a vida pessoal e profissional, além de gerar impactos negativos para a empresa. Por exemplo, com a queda da produtividade e engajamento com os projetos.
Profissionais capacitados, mas que sentem a falta de apreciação dos seus esforços, tendem a sentir falta de propósito no trabalho, gerando desmotivação e insatisfação.
Além disso, o desgaste também pode impactar na relação com colegas, lideranças e clientes, que ficam fragilizadas e desencadeiam outros problemas relacionais e de comunicação.
Por fim, a falta de reconhecimento no trabalho é uma das motivações que levam os funcionários a pedirem demissão devido à ausência de perspectivas de desenvolvimento e crescimento na empresa.
3. Como comunicar a falta de reconhecimento no trabalho?
Quando houver a falta de reconhecimento no trabalho é preciso tomar algumas providências e levar a questão aos superiores. Para isso, reserve um momento para conversar com a sua liderança direta, solicite um feedback ou se é possível realizar uma reunião 1:1.
Sempre em tom diplomático, argumente que pode ser vantajoso vocês alinharem as expectativas para conseguir desempenhar bem a sua função e que pode ser uma boa oportunidade para apresentar os seus planos e objetivos na empresa.
É importante que seus superiores saibam que você deseja crescer e espera que eles o auxiliem. Você também pode comunicar à sua liderança direta o desejo de desenvolver algumas habilidades específicas relacionadas ao seu cargo.
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4. Saiba como driblar a falta de reconhecimento e aumentar motivação
Listamos a seguir quatro dicas para auxiliar no processo de busca de satisfação no trabalho, confira:
Faça uma autoavaliação
Anote as atividades que você desempenha, os seus resultados e faça uma avaliação da sua performance. Esse movimento também pode contribuir para sua reunião de alinhamento com a liderança. Veja quais são os pontos em que você se destaca e no que poderia melhorar.
Outra estratégia interessante é conversar com outros profissionais dos quais você admira para entender qual é o trajeto que eles traçaram para chegar onde estão. A partir dessa análise, você terá uma melhor percepção de onde você está e o que você pode alcançar.
Trabalhe no seu desenvolvimento pessoal e profissional
Com base nas habilidades e capacidades que você identificou que pode aprimorar, trabalhe no seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Tente aplicar diferentes formas de realizar uma tarefa para entregá-la mais rápido, mantendo a alta qualidade. Ou então, aperfeiçoe a sua forma de atender clientes e stakeholders, proporcionando uma comunicação mais assertiva, respeitosa e produtiva.
Aliado a isso, você pode buscar uma formação profissionalizante, técnica ou especialização que auxilie a aprimorar as habilidades necessárias para a sua função ou cargos que você deseja alcançar.
Lembrando que o crescimento pessoal não deve ser deixado de lado, por isso, mantenha uma boa relação com seus colegas e exercite a inteligência emocional para lidar com situações difíceis.
Proponha novas ideias
Você já deve ter ouvido alguém dizer ao menos uma vez na vida: “quem não é visto, não é lembrado”. No mercado de trabalho, você deve se fazer ser notado e é importante contribuir com ideias positivas, estratégicas e que façam sentido para o seu projeto.
Estude, procure cases de sucesso na sua área e traga sugestões aplicáveis e surpreendentes aos seus superiores. Para isso, aproveite os momentos de reuniões diárias e brainstorm.
Alinhe as expectativas com a liderança
O alinhamento das expectativas com a liderança e entender o que a empresa espera de você pode ser uma das primeiras etapas que você deve seguir para encontrar mais valorização.
Por isso, se necessário, peça feedbacks formais e cotidianos para compreender se você está no caminho certo. Além disso, evite se tornar dependente de outras pessoas, exercite sua autonomia e proatividade, mas solicite orientações, recursos e ferramentas para poder crescer e se destacar.
Sem dúvidas, ao adotar essas dicas, você se sentirá mais motivado, engajado e poderá traçar planos profissionais mais concretos para sua carreira. Se mesmo assim você sentir que ainda falta reconhecimento no trabalho, talvez seja o momento de trilhar novos caminhos.
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