Você já parou para pensar que conquistar uma boa oportunidade no mercado de trabalho não envolve apenas as habilidades técnicas conquistadas por você ao longo de sua preparação? A ética profissional é também um ponto crucial a ser considerado para qualquer pessoa que deseja construir uma carreira sólida.
Ela deve estar presente em sua postura desde os contatos iniciais e momento da entrevista até a etapa de conquista e manutenção de um bom convívio entre você, colegas de trabalho e superiores.
E se deseja compreender mais a fundo sobre o que de fato é essa ética profissional, seus pilares e o que é necessário para praticá-la, continue a leitura do nosso post!
Vamos conferir?!
O que é a ética profissional?
A ética profissional é um conjunto de ordenamentos sociais, culturais e morais que são compreendidos enquanto norteadores do ambiente de trabalho. Esse ordenamento se traduz em posturas a serem incorporadas por todos os que compõem o ambiente corporativo e na performance de qualquer função. Sendo, portanto, uma soft skill muito valorizada no mercado.
Isso porque há um pacto desenvolvido e pensado para os padrões de comportamento que fortaleçam o bem-estar, o profissionalismo, produtividade, comprometimento e o respeito na rotina e na consolidação do posicionamento da organização diante seus consumidores, fornecedores, colaboradores e líderes.
Com isso, imagine conosco: quão difícil seria pensar na construção do seu desenvolvimento e na confiança em um ambiente onde você não se sinta seguro e confortável? Por isso, o objetivo da ética profissional é o de proporcionar a criação de um ambiente harmonioso, onde esteja instaurado um bom clima organizacional.
Dessa maneira, a ética profissional assegura uma proteção contra condutas agressivas, conflituosas e inadequadas.
Qual a diferença entre ética e moral no trabalho?
Apesar de serem constantemente compreendidas enquanto sinônimos, existem algumas diferenças fundamentais entre ética e moral no ambiente corporativo.
Se buscarmos entender a raiz do significado desses termos, a ética está diretamente conectada com a forma de se portar e realizar ações. Já a moral tem seu conceito voltado para os costumes e normas coletivos de uma empresa.
Portanto, na prática, as duas se complementam e se fortalecem. Enquanto a moral sinaliza para o direcionamento pactuado por líderes, gestores e funcionários e está regulamentada por códigos e legislações, a ética passa a incorporar o seu posicionamento, conduta e práticas, podendo e devendo ser orientada por valores morais.
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Quais os Pilares da ética profissional?
Existem alguns atributos compreendidos enquanto essenciais na construção de um comportamento ético. Listamos os principais a seguir, confira:
- Imparcialidade: Se comprometer com uma postura que esteja ciente da necessidade de separação entre sentimentos pessoais e questões profissionais é fundamental. No trabalho, é preciso que ocorra essa clara compreensão, voltada para a imparcialidade das ações;
- Honestidade: A honestidade está presente na hora de assumir incertezas, questionamentos e falhas. Também se faz necessária na construção de feedbacks e em quaisquer situações onde seja preciso compartilhar — de maneira respeitosa, seu ponto de vista;
- Código de conduta: Ao integrar um novo ambiente de trabalho, é necessário que parta também de gestores e de setores de recursos humanos uma clareza quanto às expectativas e posturas esperadas e valorizadas nesse ambiente, que façam parte do código de condutas do local;
- Justiça: A justiça é de alguma maneira a consolidação da prática ética e moral em um ambiente corporativo. Isso porque ela possibilita agir com respeito, equilíbrio e conforme aquilo que é justo;
- Integridade: A integridade está relacionada a fazer aquilo que é correto, ainda que o ambiente ou indivíduos tentem de alguma forma deturpar e corromper esse objetivo;
- Confiabilidade: Ser um profissional confiável significa saber as suas responsabilidades e se comprometer a cumpri-las. É relativo também a sustentar sua palavra diante de seus líderes e gestores.
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Quais os benefícios de adotar uma postura ética em seu ambiente de trabalho?
Mostrar a entrevistadores e possíveis recrutadores o quanto você é ciente e implicado a adotar a ética profissional ao longo do desempenho de suas funções é algo que pode ser entendido enquanto um diferencial frente aos seus concorrentes.
Isso porque, para uma empresa, existem diversas vantagens atreladas a contar com colaboradores que possuam essa postura. Com ela, é muito mais possível que os trabalhadores passem a se sentir parte da organização, por entenderem que estão compondo um ambiente justo e respeitoso, ficando muito mais propensos a ter uma maior entrega e dedicação.
As funções e processos também passam a ser muito mais transparentes, ao contarem com sua conduta de confiabilidade e honestidade. Portanto, o fortalecimento do clima organizacional acarreta ainda numa construção positiva da imagem, posicionamento e reputação do negócio, construindo relevância e autoridade diante do mercado.
Para você, os benefícios também se mostram claros, sendo:
- Chances de construir o seu autoconhecimento;
- Oportunidade de desenvolver relações de trabalho de qualidade e construtivas;
- Impulsionamento para seu crescimento profissional;
- Maior possibilidade de construir uma carreira sólida e de destaque.
O que um bom profissional precisa pensar para ser ético?
A ética no ambiente corporativo deve ser compreendida enquanto uma habilidade que pode ser constantemente desenvolvida. E, para isso, existem algumas ferramentas e ações que podem ser adotadas por você.
- Busque fortalecer o respeito e empatia com os demais colaboradores: qualquer convivência minimamente positiva e acolhedora passa a envolver a maneira como você trata seus pares. Não são só líderes e aqueles em alto poder que precisam ser tratados com respeito e empatia;
- Pratique a autocrítica e autoavaliação: mostre-se enquanto alguém empenhado em dar sempre o seu melhor, mas também enquanto um indivíduo que ainda não domina todos os temas a qualquer momento. É necessário saber admitir e reconhecer falhas e limitações, estando aberto a um processo constante de aperfeiçoamento;
- Busque estar por dentro da política da organização: para além da sua ética pessoal, demonstre-se atento às normas e direcionamentos solicitados pela empresa. Busque conhecer quais as condutas valorizadas e quais atitudes evitar;
- Invista na sua jornada de autoconhecimento: apostar em si e buscar um constante aprimoramento é a chance de fortalecer e lapidar ainda mais a sua postura ética;
- Não engaje em conversas paralelas ou fofocas: a visão do outro sobre você enquanto um profissional confiável passa também pela sua conduta de evitar estar envolvido em comentários maldosos e até mesmo ofensivos. Esse tipo de atitude pode levar a grandes desentendimentos e um olhar negativo do seu empregador sobre você;
- Pratique a confidencialidade: reconheça o limite entre aquelas informações privadas ou de caráter público. Não compartilhe dados internos da sua organização e não divulgue questionamentos que possam de alguma forma infringir o seu sigilo enquanto colaborador.
Viu o quanto é importante portar-se com ética profissional? Ser reconhecido por essa característica pode te levar a alçar grandes oportunidades e posições, ao passo em que assegura a sua atuação em um ambiente de qualidade e onde são construídas boas experiências.
Portanto, comprometa-se com esse comportamento e tenha em mente que esse é um passo essencial para sua carreira e futuro. E já que está aqui, que tal aproveitar para conferir nosso post sobre a importância do desenvolvimento pessoal?
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