As principais funções, habilidades e mais sobre o estrategista digital

Estrategista digital

O estrategista digital é fundamental para o mundo online. Existem muitas oportunidades e também desafios para este profissional que, cada vez está mais requisitado no mercado.

As estratégias digitais são fundamentais para qualquer empresa que trabalhe com vendas em ambientes virtuais. É aí que o estrategista digital entra em ação. Este profissional precisa ter diversas hard skills (habilidades técnicas) e também saber trabalhar com pessoas, ser ágil e enfrentar situações de pressão com calma e serenidade.

Se você se identificou e quer saber mais, continue a leitura e aproveite este conteúdo completo que a Catho preparou para você ficar por dentro do assunto.

O que é um estrategista digital?

O estrategista digital é um profissional que tem como principais competências, analisar, compreender, desenvolver e implementar estratégias de marketing digital para uma empresa ou uma marca.

No mercado digital, o estrategista é indispensável, tanto para empresas quanto agências de marketing digital que atuam em diversos ramos como o SEO. Além disso, ele precisa ter alta produtividade e excelente habilidade de comunicação.

Funções e atribuições de um estrategista digital

Um estrategista digital tem diversas funções e atribuições que visam a desenvolver os ambientes virtuais de uma marca na internet. Entre elas, podemos citar:

  • Identificação de públicos-alvo;
  • Planejamento e produção de campanhas;
  • Criação de conteúdo;
  • Geração de leads
  • Gerenciamento de anúncios;
  • Implementação de estratégias de SEO;
  • Contato com clientes para definição de metas e objetivos para o projeto;
  • Mapeamento de recursos necessários para execução das tarefas.

Para um estrategista digital, é fundamental o conhecimento amplo e profundo em marketing digital. Além disso tudo, esse profissional também ocupa um cargo de liderança, sendo responsável pela gestão de equipes e ferramentas essenciais para o crescimento virtual da marca.

Entre as suas atribuições, é possível incluir o conhecimento de áreas como:

  • SEO (Search Engine Optimization): Um estrategista digital com certeza vai fazer o uso de técnicas e ferramentas de SEO para melhorar o posicionamento da marca nos resultados dos mecanismos de busca. Essa habilidade envolve desde a pesquisa e identificação de palavras-chave até a implantação de dados estruturados no domínio do cliente;
  • Organização e acompanhamento das Redes Sociais: o profissional também é responsável por criar e implementar estratégias de mídia social. Isso ajuda a aumentar o engajamento com a marca, estabelece uma relação mais próxima com os clientes e muito mais;
  • Estratégias de conteúdo: as estratégias de conteúdo a curto, médio e principalmente a longo prazo também são atribuições do estrategista digital. A ele cabe planejar como e quando os conteúdos serão publicados, criando lógica e sentido para o domínio;
  • Gerenciamento de crises: durante o percurso, situações negativas podem acontecer como avaliações de clientes, problemas na composição do site e outros. Cabe ao estrategista digital gerenciar e analisar os dados cada uma a fim de minimizar os impactos à imagem da marca;
  • Compartilhamento de conhecimento: ele também é responsável por compartilhar seu conhecimento com outros membros da equipe para que todos possam entender e participar das melhores estratégias para desenvolvimento da marca.

Ferramentas indispensáveis para estrategistas digitais

Para ser um bom estrategista digital, é fundamental ter um conhecimento no mínimo básico sobre algumas ferramentas que fornecem dados e medições importantes para a análise do profissional. É por meio destes recursos que o profissional de marketing digital é capaz de identificar problemas e pontos fracos para elaborar estratégias de melhorias em todas as áreas do ambiente virtual do cliente.

Entre as principais plataformas que facilitam o trabalho de um estrategista digital estão o Google Analytics, o SEMRush, o Google Search Console e outros. Vale a pena conhecer e saber mais sobre todas elas.

Como se tornar um estrategista digital

Ser um estrategista digital não é empreitada das mais fáceis, porém o profissional é bem valorizado no mercado de trabalho. Você também vai encontrar muitas oportunidades de crescimento pelo caminho e precisa estar em constante aprimoramento.

Confira abaixo algumas dicas para seguir carreira como estrategista digital e brilhar no mundo online.

1. Defina muito bem os seus objetivos

Ter clareza de objetivos é o primeiro passo. Existem muitos desafios e novas oportunidades pelo caminho, mas ficar mudando de rota não vai ajudar no seu crescimento. Defina os seus objetivos e siga firme em uma única direção. Assim você vai chegar mais rápido ao seu destino e poderá colher os frutos do seu trabalho com tranquilidade e a certeza de que está fazendo a coisa certa.

Se você quer um emprego perto de você, conheça o filtro da Catho que permite localizar vagas de emprego por distância. Quem sabe a vaga ideal não está aí, pertinho de você?

2. Estude muito sobre Marketing Digital

Ter um conhecimento profundo sobre marketing digital é premissa básica para quem almeja ser um estrategista. Entender todas as formas de tráfego, como funcionam os anúncios e a dinâmica das redes sociais é o que você precisa para começar com o pé direito.

3. Crie estratégias em redes sociais

Posts agendados, organização dos destaques e frequência nos stories são atitudes que ajudam a engajar mais o público nas redes sociais. Estude muito bem o público do seu cliente e aprenda a tirar vantagem do tempo que as pessoas passam nas redes sociais para divulgar a marca dele.

4. Aprenda a implementar práticas de SEO

Como já comentamos, entender de SEO também é prática básica para quem quer ser um estrategista digital. Procure cursos gratuitos e conteúdos que possam te ajudar a entender esse universo vasto da internet. E, sobretudo, se mantenha em constante atualização. Os mecanismos de busca estão sempre mudando e muitas vezes você vai precisar alinhar suas estratégias para acompanhar as atualizações do Google, por exemplo.

5. Entenda como monitorar resultados e colher feedbacks

O monitoramento das estratégias implementadas é a continuidade do seu trabalho e desses dados é que saíram os insights para que você elabore novos caminhos de crescimento para o seu cliente.

Quando se trata de ambientes virtuais, colher depoimentos e feedbacks dos clientes e usuários pode ajudar e muito a criar novas estratégias de desenvolvimento da marca na internet. Além de tudo isso, você também vai ter que dar conta da IA. Aqui no Blog da Catho tem um post com 7 ferramentas de IA que podem aumentar a sua produtividade. Aproveite a visita e confira esse post!

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile