A escuta ativa é uma forma de comunicação baseada em uma escuta interessada, participativa e focada em compreender o que está sendo dito.
Sabe a conversa engajada e empática que você tem com as suas amizades? Ela também pode ser adaptada a contextos profissionais e se tornar uma soft skill, assim, é cada vez mais requisitada no mercado de trabalho.
Quer saber como ela funciona, os seus benefícios e técnicas para desenvolver essa habilidade de comunicação? Continue a leitura com a gente e aprimore as suas capacidades de resolver conflitos e cooperar com a equipe!
1. O que é escuta ativa?
A escuta ativa faz parte de um diálogo participativo e eficiente, mas está muito além de ser apenas uma conversa que flui bem. A prática se concentra, principalmente, em se mostrar interessado e prestar atenção completa na outra pessoa.
Durante essa conversa, o olhar, as mãos, a postura e as palavras dizem muito sobre o quão imerso alguém está no assunto. É um exercício de compreensão do que está sendo dito e engajamento recíproco e verdadeiro no tema debatido.
Ela pode ser aplicada em reuniões com a equipe, com o cliente, em feedbacks e até mesmo em entrevistas de processos seletivos. Existem ao menos quatro grandes guarda-chuvas de escuta em uma comunicação, sendo eles:
- Escuta Empática: ouvir para entender;
- Escuta Apreciativa: ouvir para se satisfazer;
- Escuta Compreensiva: ouvir para aprender;
- Escuta Crítica: ouvir para analisar.
A escuta ativa se apresenta como uma ramificação da escuta empática na qual o foco é o interlocutor e o que ele tem a dizer.
Diferentemente da escuta passiva, na qual a pessoa apenas recebe as informações sem interpretar ou engajar ativamente com a conversa, na ativa, há uma dedicação em entender as suas dores, motivações e necessidades para oferecer uma solução ou resposta mais eficiente.
2. Benefícios da escuta ativa nas relações profissionais
A comunicação baseada em escuta ativa pode ser muito vantajosa para todos os tipos de relações, além disso, no ambiente profissional é possível encontrar muitas oportunidades de ser aplicada e até mesmo desenvolvida.
Quer entender como a escuta ativa pode ajudar você? Confira a seguir como a escuta ativa poderá impactar positivamente o seu cotidiano:
- Gera confiança entre as partes envolvidas;
- Possibilita insights e resolução conjunta de problemas;
- Melhora a compreensão das explicações;
- Fortalece a relação e engajamento com times e clientes;
- Promove mais clareza no repasse de informações importantes;
- Evita ruídos e falhas de comunicação;
- Minimiza conflitos internos.
Além disso, a escuta ativa exercita a empatia e incentiva o trabalho em equipe. De maneira geral, ela é benéfica para a melhora do clima organizacional e comunicação assertiva entre equipes e departamentos de uma mesma organização.
3. Confira 5 técnicas para desenvolver a escuta ativa
Você deve ter ouvido pelo menos uma vez na vida alguém comentar que o problema de muitas relações é a má comunicação, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Muitas vezes, a informação pode até ser repassada para outras pessoas, mas não de uma maneira assertiva.
Seja porque a mensagem não foi clara ou porque alguém não prestou atenção, o ambiente de trabalho pode promover muitos ruídos de comunicação e prejudicar projetos e funções. Para evitar que isso aconteça com você ou com a sua equipe, confira algumas forças de desenvolver a habilidade de escuta ativa:
Faça perguntas
O objetivo da escuta ativa é ouvir o que o outro tem a dizer. Portanto, faça perguntas abertas e relevantes sobre o assunto discutido. Permita que o interlocutor exponha as suas ideias, opiniões e sugestões.
Colete o máximo de informações que forem necessárias para um diálogo de qualidade e uma compreensão efetiva.
Concentre-se no que está sendo comunicado
Dedique o seu foco total para a conversa e para a pessoa. Evite distrações, reserve um tempo e um local onde vocês possam dialogar sem interrupções.
Observe como o outro se comporta, em sua comunicação corporal, entonação e mensagem que está sendo repassada. Portanto, você pode ajudar a conduzir um diálogo mais confortável e adequado à situação.
Ouça sem julgamentos
A escuta ativa deve ser uma escuta empática, sem julgamentos. Deixe as desavenças de lado e busque compreender o que está sendo falado a partir da perspectiva da outra pessoa. Entenda as suas dores e sugestões, evitando que sua opinião pessoal se sobressaia, mesmo que discorde.
Evite interromper
Dê o tempo necessário para a outra pessoa falar e concluir o seu raciocínio e evitar interrupções. Para a conversa avançar, todos devem ter espaço para compartilhar suas ideias e ele deve ser respeitado para os lados serem efetivamente compreendidos.
Confirme o que você entendeu
Outra estratégia efetiva para desenvolver a habilidade de escuta ativa é verificar as informações importantes. Quando for o seu momento de falar, resuma e retome o que foi dito pela outra pessoa, fazendo uma paráfrase, para confirmar o que foi expresso.
Esse processo demonstra que o foco está no interlocutor e oferece a oportunidade dele esclarecer o que não foi tão assertivo. Assim, vocês têm uma conversa mais aprofundada, produtiva e evitam mal entendidos.
A escuta ativa é uma habilidade de comunicação que pode e deve ser desenvolvida tanto por gestores e líderes quanto por colaboradores.
Para lidar com clientes, resolver conflitos e manter o time alinhado, essa habilidade vai fazer com que você se destaque no trabalho e construa relações profissionais mais cooperativas.
No blog da Catho, você explora outras formas de desenvolver outras qualidades profissionais essenciais para o mercado de trabalho. Por aqui, também te explicamos como se sair bem em um processo seletivo, a impulsionar a sua carreira e muito mais!
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