Entenda o que é escuta ativa e aprenda técnicas para usar no trabalho

Escuta ativa

A escuta ativa é uma forma de comunicação baseada em uma escuta interessada, participativa e focada em compreender o que está sendo dito.

Sabe a conversa engajada e empática que você tem com as suas amizades? Ela também pode ser adaptada a contextos profissionais e se tornar uma soft skill, assim, é cada vez mais requisitada no mercado de trabalho.

Quer saber como ela funciona, os seus benefícios e técnicas para desenvolver essa habilidade de comunicação? Continue a leitura com a gente e aprimore as suas capacidades de resolver conflitos e cooperar com a equipe!

1. O que é escuta ativa?

A escuta ativa faz parte de um diálogo participativo e eficiente, mas está muito além de ser apenas uma conversa que flui bem. A prática se concentra, principalmente, em se mostrar interessado e prestar atenção completa na outra pessoa.

Durante essa conversa, o olhar, as mãos, a postura e as palavras dizem muito sobre o quão imerso alguém está no assunto. É um exercício de compreensão do que está sendo dito e engajamento recíproco e verdadeiro no tema debatido.

Ela pode ser aplicada em reuniões com a equipe, com o cliente, em feedbacks e até mesmo em entrevistas de processos seletivos. Existem ao menos quatro grandes guarda-chuvas de escuta em uma comunicação, sendo eles:

  • Escuta Empática: ouvir para entender;
  • Escuta Apreciativa: ouvir para se satisfazer;
  • Escuta Compreensiva: ouvir para aprender;
  • Escuta Crítica: ouvir para analisar.

A escuta ativa se apresenta como uma ramificação da escuta empática na qual o foco é o interlocutor e o que ele tem a dizer.

Diferentemente da escuta passiva, na qual a pessoa apenas recebe as informações sem interpretar ou engajar ativamente com a conversa, na ativa, há uma dedicação em entender as suas dores, motivações e necessidades para oferecer uma solução ou resposta mais eficiente.

2. Benefícios da escuta ativa nas relações profissionais

A comunicação baseada em escuta ativa pode ser muito vantajosa para todos os tipos de relações, além disso, no ambiente profissional é possível encontrar muitas oportunidades de ser aplicada e até mesmo desenvolvida.

Quer entender como a escuta ativa pode ajudar você? Confira a seguir como a escuta ativa poderá impactar positivamente o seu cotidiano:

  • Gera confiança entre as partes envolvidas;
  • Possibilita insights e resolução conjunta de problemas;
  • Melhora a compreensão das explicações;
  • Fortalece a relação e engajamento com times e clientes;
  • Promove mais clareza no repasse de informações importantes;
  • Evita ruídos e falhas de comunicação;
  • Minimiza conflitos internos.

Além disso, a escuta ativa exercita a empatia e incentiva o trabalho em equipe. De maneira geral, ela é benéfica para a melhora do clima organizacional e comunicação assertiva entre equipes e departamentos de uma mesma organização.

3. Confira 5 técnicas para desenvolver a escuta ativa

Você deve ter ouvido pelo menos uma vez na vida alguém comentar que o problema de muitas relações é a má comunicação, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Muitas vezes, a informação pode até ser repassada para outras pessoas, mas não de uma maneira assertiva.

Seja porque a mensagem não foi clara ou porque alguém não prestou atenção, o ambiente de trabalho pode promover muitos ruídos de comunicação e prejudicar projetos e funções. Para evitar que isso aconteça com você ou com a sua equipe, confira algumas forças de desenvolver a habilidade de escuta ativa:

Faça perguntas

O objetivo da escuta ativa é ouvir o que o outro tem a dizer. Portanto, faça perguntas abertas e relevantes sobre o assunto discutido. Permita que o interlocutor exponha as suas ideias, opiniões e sugestões.

Colete o máximo de informações que forem necessárias para um diálogo de qualidade e uma compreensão efetiva.

Concentre-se no que está sendo comunicado

Dedique o seu foco total para a conversa e para a pessoa. Evite distrações, reserve um tempo e um local onde vocês possam dialogar sem interrupções.

Observe como o outro se comporta, em sua comunicação corporal, entonação e mensagem que está sendo repassada. Portanto, você pode ajudar a conduzir um diálogo mais confortável e adequado à situação.

Ouça sem julgamentos

A escuta ativa deve ser uma escuta empática, sem julgamentos. Deixe as desavenças de lado e busque compreender o que está sendo falado a partir da perspectiva da outra pessoa. Entenda as suas dores e sugestões, evitando que sua opinião pessoal se sobressaia, mesmo que discorde.

Evite interromper

Dê o tempo necessário para a outra pessoa falar e concluir o seu raciocínio e evitar interrupções. Para a conversa avançar, todos devem ter espaço para compartilhar suas ideias e ele deve ser respeitado para os lados serem efetivamente compreendidos.

Confirme o que você entendeu

Outra estratégia efetiva para desenvolver a habilidade de escuta ativa é verificar as informações importantes. Quando for o seu momento de falar, resuma e retome o que foi dito pela outra pessoa, fazendo uma paráfrase, para confirmar o que foi expresso.

Esse processo demonstra que o foco está no interlocutor e oferece a oportunidade dele esclarecer o que não foi tão assertivo. Assim, vocês têm uma conversa mais aprofundada, produtiva e evitam mal entendidos.

A escuta ativa é uma habilidade de comunicação que pode e deve ser desenvolvida tanto por gestores e líderes quanto por colaboradores.

Para lidar com clientes, resolver conflitos e manter o time alinhado, essa habilidade vai fazer com que você se destaque no trabalho e construa relações profissionais mais cooperativas.

No blog da Catho, você explora outras formas de desenvolver outras qualidades profissionais essenciais para o mercado de trabalho. Por aqui, também te explicamos como se sair bem em um processo seletivo, a impulsionar a sua carreira e muito mais!

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