Além de um currículo bem elaborado, muitas vezes, para conquistar uma oportunidade, os profissionais recorrem a rede de relacionamento para anunciarem o seu desejo ou indicação.
Por isso e por outros motivos, cultivar contatos com pessoas de diferentes áreas e empresas, é algo interessante quando se planeja uma mudança na carreira.
Mas e você, sabe construir um bom network? Então, veja aqui os maiores erros que talvez esteja cometendo e tenha uma experiência perfeita com seus relacionamentos profissionais.
Vamos conferir?
O que é uma rede de relacionamento?
Uma rede de relacionamento nada mais é do que aqueles contatos que você tem com ex-colegas de trabalho, pessoas que conheceu em eventos profissionais, palestras e até mesmo aquelas que apenas se conectou nas redes sociais por saber que ele trabalha em uma grande empresa.
Criar esses laços pode te ajudar a construir um network de peso, com pessoas influentes e profissionais diversificados. O mercado de trabalho também é feto por conexões e você pode inicia-lo nas redes sociais!
O ideal é que mantenha sempre o papo aquecido, que se mostre presente e com uma interação para não ser esquecido. Lembre-se, você não precisa ser amigos de todos, basta ter a certeza de que o seu colega lembrará do seu perfil quando uma oportunidade aparecer.
E se você está em busca de um novo emprego, não deixe de aproveitar o site da Catho de forma grátis e por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário a seguir com seus dados e começar já!
Os erros mais comuns na rede de relacionamento
Muitos profissionais não percebem o quão útil pode ser uma rede de relacionamento e optam por não cultiva-las. Trabalham muito, dedicam-se à empresa, mas, na hora em que perdem o emprego, não conseguem recolocação por meio de seus contatos.
Isso ocorre porque, conscientemente ou não, cometem erros fatais. Não há rede de contato que resista a ações infelizes de seus participantes. Portanto, conhecer essas falhas e evitá-las é um fator de sucesso, principalmente no longo prazo.
Afinal, qualquer um pode ser bem-sucedido por um ano ou dois, mas a carreira deverá durar décadas e, portanto, o foco deve ser no equilíbrio do sucesso de curta e longa duração.
Veja agora os erros mais comuns que os trabalhadores cometem ao construir uma rede de relacionamento e tente evita-los:
1. Ser desconhecido
Não é incomum que no mercado haja a famosa indicação, que é quando um recrutador ou colega pergunta se há alguém que podemos indicar para tal cargo.
E quando alguém lhe pede a sugestão de um médico, quem você indica? Provavelmente algum que você mesmo utiliza ou que seja conhecido por pessoas nas quais confia.
Um erro fatal muito comum é você querer ser recomendado por alguém que não o conhece. Além de não ser indicado, sua imagem fica destruída, pois é evidente que é conhecido por poucos ou que aqueles que o conhecem não desejam ajudá-lo.
Por isso, conecte-se e mantenha contato apenas com as pessoas que você acha que faz sentido para a sua carreira e se mostre presente para não perder nenhuma oportunidade.
2. Fazer contato somente quando quer
Como já mencionado, a rede de relacionamentos profissionais tem como intuito gerar comunicações e abastecer contatos entre pessoas de diferentes áreas e empresas. E isso deve ser algo recorrente.
Uma das atitudes mais destrutivas que alguém pode ter é lembrar-se dessas pessoas somente nas horas de dificuldade. Na vida pessoal, isso já não é bacana, mas, na profissional, é um motivo de fracasso no longo prazo.
Pessoas não são instrumentos para seu sucesso, que você liga ou desliga somente quando precisa. Amadureça e aprenda que saber conversar com todos pode ser uma ótima estratégia para o crescimento de sua carreira.
3. Não identificar-se
Pense: para uma pessoas que tem um vasto network, ela saberá quem é você e em o que o seu contato pode ser interessante?! Então, assim ter uma nova amizade em seus relacionamentos profissionais, deixe claro o que faz e onde quer chegar.
Muitas vezes as pessoas só se lembrar de nós quando surge um novo projeto em sua vida ou quando elas precisam de nós. E sim, esse contato nem sempre pode ser desagradável ou interesseiro.
E para tornar o papo mais fluido engajado, utilizar a comunicação assertiva pode ser uma boa saída pata contar mais sobre seu profissionalismo, desejos e trabalhos.
4. Não usar as redes sociais para ser lembrado
As redes sociais, para o mundo corporativo, se usadas de maneira correta, pode ajudar e muito! No caso das redes de relacionamentos profissionais, é ótimo para manter aquele contato discreto.
Você pode construir um perfil profissionais nas redes e separa-las para apenas publicar conteúdos interessantes para o mercado e para a sua carreira. Além disso, é importante que “comemore” junto com seus colegas de network e sempre deseje algo positivo nas postagens que eles criam.
Comece a usar as suas redes para criar bons conteúdos, dando dicas, comentando mais sobre o mercado, sobre a área que ocupa e também criando pesquisas para que as pessoas também procurem se conectar.
E aí, gostou de saber quais são os erros mais comuns ao criar um rede de relacionamentos profissionais? Aproveite então para compartilhar o texto com seus amigos nas redes sociais.
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!