Descubra os tipos de erros mais comuns nas atividades do dia a dia em nosso trabalho e o que fazer para evitá-los.
Os erros podem mudar tudo
Em 1947, ocorreu uma gigantesca explosão no Porto de Texas City, Estados Unidos, causando muitas mortes e devastando grande parte da cidade no acidente que ficou conhecido como o Desastre de Texas City. No ano de 1986, em Chernobyl, durante um teste de segurança que estava em curso, houve uma explosão, causando o maior desastre nuclear da história. Já em 1988, Piper Alpha, uma plataforma situada no mar da Escócia, ficou em evidência por causa de uma série de falhas que causou mortes e destruição total da base. O que essas três tragédias têm em comum? A resposta é: erros.
Erros mais comuns no trabalho
Nos Estados Unidos, a HSG48 desenvolveu um guia que relata como ter uma redução de erros e como estimular um melhor comportamento nos ambientes corporativos. Assim, temos como erros mais comuns:
- Deslizes: são as ações que não saem como o planejado. Geralmente ocorrem durante uma tarefa rotineira, como por exemplo, pressionar o botão errado.
- Lapsos: quando a pessoa esquece de realizar um passo em um procedimento. É comum acontecer mesmo quando somos altamente treinados, inclusive, e na maioria das vezes, se dá porque quem executa a tarefa não está concentrado no que está fazendo.
- Erros de julgamento ou tomada de decisão: nestes casos, pessoas fazem a coisa errada pensando estar fazendo o que é certo. É comum ocorrer em situações quando não sabemos a maneira certa de realizar um trabalho, seja por ser novo ou inexperiente, ou porque não foi devidamente treinado (ou ambos).
- Violações (não conformidades, evasão e atalhos): são falhas intencionais, mas normalmente bem-intencionadas, em que a pessoa não realiza o procedimento correto. Muitas vezes ocorrem quando o equipamento ou tarefa foi mal projetado e/ou mantido. Pressão dos pares, regras inviáveis e compreensão incompleta podem dar origem a violações.
- Maliciosos: sabotagem. A pessoa comete o erro intencionalmente para prejudicar um departamento ou toda a empresa.
| Baixe os nossos Modelos de Currículo
O que fazer para reduzir os erros?
Mas, o que fazer então para reduzir os erros em nosso trabalho? Segundo o CEO da Run2Biz, Ricardo Masstalerz, a aposta se dá na automação dos processos, cujo propósito não é ser uma substituta do trabalho das pessoas. Ao contrário: seu objetivo é simplificar e acelerar as tarefas e atividades. O resultado são ações mais assertivas, dados mais concisos, ganho de produtividade e eliminação dos erros humanos nas tarefas que se repetem.
Além disso, criar uma agenda ou um documento que descreva todas as suas atividades ao longo do trabalho pode ajudar. Com isso, você facilita a leitura e a lembrança do que se deve fazer, quando e como, diminuído o esquecimento ou a falta de atenção por não estar focado.
| Descubra mais de 220 mil vagas no site da Catho
Gostou de saber os erros que mais cometemos durante o trabalho? Então, aproveite e compartilhe o link desse texto lá nas redes sociais. Não erre: basta copiar e colar!