Entrevista com o gestor: confira estratégias práticas para mandar bem

Entrevista com o gestor: confira estratégias práticas para mandar bem

Ao longo do processo de recrutamento para uma vaga de emprego, o candidato passa por várias etapas: são testes, avaliações, conversas com o RH até chegar a tão temida entrevista com o gestor. No entanto, essa etapa não precisa gerar preocupação ou nervosismo, e a chave do sucesso é se preparar.

Por isso, no artigo a seguir explicamos como funciona essa etapa de entrevista com o gestor e quais estratégias usar para se destacar para conquistar a sonhada vaga de emprego. Continue a leitura!

1. Como é a etapa de entrevista com o gestor?

A entrevista com o gestor é o momento para você ter contato inicial com o departamento para o qual está se candidatando. Nessa fase do processo seletivo, o responsável pela equipe avaliará se o seu perfil e o seu histórico profissional são ideais para a função.

O objetivo dessa etapa é alinhar as expectativas da vaga com as suas experiências e perspectivas com o novo emprego. Por isso, pode ser uma conversa mais profunda, a fim de revisitar as suas potencialidades profissionais, cases de sucesso, desafios, habilidades técnicas e interpessoais, entre outras questões.

Por isso, vá preparado: faça uma pesquisa prévia sobre o gestor e a empresa. É importante ter conhecimento, mesmo que básico, da área e nicho de atuação da organização. Com certeza, esses pontos poderão ser considerados na hora de avaliar o seu fit organizacional durante a entrevista com o gestor.

2. Perguntas comuns na entrevista com o gestor

Cada conversa pode ser conduzida de uma maneira: algumas lideranças gostam de ouvir sobre os seus hobbies, enquanto outras se fixam apenas em entender como você se aperfeiçoou em seus projetos anteriores.

Mas, de maneira geral, existem algumas perguntas recorrentes em entrevistas com gestores. Conheça algumas delas:

  • Fale mais sobre você;
  • O que fez sair do seu último emprego?
  • Descreva um desafio que você enfrentou e de que maneira lidou com ele;
  • Quais são as suas habilidades e experiências para esse cargo?
  • Como você se vê daqui a 5 anos?
  • Por que você tem interesse em trabalhar conosco?
  • O que você faz em seu tempo livre?
  • Como você lida com prazos e pressão no trabalho?
  • Como você recebe feedbacks e críticas?
  • Qual é o seu maior desafio?
  • Cite três defeitos e o que você tem feito para corrigi-los.

É importante estar preparado para responder a perguntas difíceis na entrevista com o gestor, pois essa é uma etapa de filtragem na qual você pode ganhar pontos de vantagem ao se sair bem nelas. Por isso, mantenha a clareza e a objetividade nas suas respostas.

3. Estratégias para demonstrar seu valor para a equipe

Então, o que fazer para se destacar na entrevista com o gestor e mostrar que a equipe sairá ganhando com você no time? A seguir, listamos cinco pontos estratégicos para você chamar a atenção da liderança positivamente:

1. Fale com confiança, clareza e honestidade

Uma dica de ouro para todas as fases do processo seletivo e outras situações da vida é: ninguém sabe mais sobre você do que você mesmo. Então, comunique com confiança sobre a sua trajetória, conquistas, objetivos, habilidades e projetos. Mas, para isso, evite a arrogância e traga exemplos reais, práticos e positivos para sustentar a sua explicação.

Além disso, seja honesto em admitir algo que não saiu tão bem, mas apresente logo uma alternativa que você já solucionou ou está buscando desenvolver. Articule com clareza e assertividade, evitando dar muitas voltas no assunto. Afinal, os recrutadores valorizam a objetividade e a responsabilidade.

2. Compartilhe suas expectativas

Esse é o momento do gestor avaliar o seu perfil para a vaga, mas também para você identificar se aquela função ou empresa se alinha com as suas expectativas. Por isso, dada a abertura, compartilhe o que você espera do cargo, do departamento, das lideranças e da empresa.

Pontue questões como plano de carreira, estabilidade financeira, possibilidade de desenvolvimento profissional e quaisquer outros pontos que considerar importantes.

Nessa fase do processo, também é comum que seja apresentada uma proposta salarial, então vá munido de uma pretensão salarial, compatível com a sua experiência, e esteja disposto a uma conversa de negociação, se for o caso.

3. Ouça com atenção e demonstre habilidades de comunicação

Pratique uma escuta ativa, ouça com bastante atenção e interesse tudo o que o gestor tem para dizer durante a entrevista. Dada a oportunidade, retome pontos mencionados pelo recrutador nas suas respostas, articule bem e demonstre que você sabe se comunicar de maneira eficiente.

4. Destaque suas realizações profissionais compatíveis com a vaga

Seja para uma oportunidade de emprego na sua área ou para uma mudança de carreira, destaque as habilidades e conquistas profissionais que tenham ligação com o cargo para o qual você se candidatou. Vale mais pontuar suas soft skills e pensamento estratégico do que as atividades na função anterior.

Mostre para a liderança como você poderá ser bem aproveitado na equipe e o que você tem para contribuir para ela. Se você está em busca de um cargo de coordenação, traga situações em que teve que gerenciar, planejar e acompanhar atividades de terceiros, por exemplo.

5. Faça perguntas relevantes

Faz parte da escuta ativa demonstrar interesse no que é dito. Parte de se criar um diálogo produtivo em uma entrevista de emprego é fazer perguntas pertinentes sobre a vaga, setor, operação e empresa. Isso demonstra que você se importa e está interessado na organização.

Como você pôde perceber, as estratégias não se tratam de um roteiro para a entrevista, mas de orientações para que você passe uma boa impressão ao gestor. Dessa maneira, as suas chances de ter um bom desempenho no processo seletivo aumentam.

4. Erros para evitar na entrevista com o gestor

Na hora da entrevista com a gestão, é comum bater o nervosismo ou se surpreender com alguma pergunta que não estava mapeada. Para essas e outras situações, é preciso ter em mente alguns hábitos ou respostas que devem ser evitadas na conversa.

Confira a lista do que não fazer na sua entrevista:

  • Dar respostas curtas, vagas ou com muitas voltas para chegar a um objetivo;
  • Moldar o seu perfil para o que você supõe que o recrutador esteja buscando;
  • Falar mal da antiga empresa ou chefia;
  • Focar na sua vida pessoal;
  • Demonstrar falta de preparo/interesse;
  • Manifestar arrogância/prepotência;
  • Interromper o entrevistador;
  • Colocar-se para baixo ao invés de valorizar as suas capacidades;
  • Chegar atrasado.

Além dessas práticas, confira 15 respostas que os recrutadores não gostam de ouvir para passar longe do seu repertório.

5. Pós-entrevista: próximos passos e acompanhamento

Ao final da entrevista, você pode agradecer o recrutador pelo tempo e pela conversa, reforçando o seu interesse pela vaga e disponibilidade para um retorno. Mantenha o canal de comunicação com a empresa e o recrutador sempre aberto para não perder a notícia que você tanto espera.

Cada processo seletivo e entrevista com gestor é única, então evite se limitar a um roteiro ou frases muito ensaiadas. Lembra-se, proporcionar uma conversa amigável e um diálogo fluido é a chave de uma seleção de sucesso.

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Continue no blog da Catho e explore outros conteúdos relacionados à carreira, recrutamento e dicas do que falar na sua entrevista de emprego para se destacar em relação aos concorrentes e conquistar a vaga dos sonhos. Até a próxima!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. No caso de uma gafe ou querer alterar uma resposta da entrevista, como posso “voltar atrás” da melhor maneira?

    1. Olá, Ingridi, tudo bem?

      Para corrigir alguma informação durante a entrevista de emprego, transparência e honestidade são fundamentais.
      Você pode abordar a situação de maneira proativa e profissional, pedindo licença, desculpas pelo engano e depois relatar o que foi dito de maneira indesejável.
      Após isso, você pode explicar de uma maneira mais aceitável.

      A Catho agradece pela interação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile