O objetivo de todos que participam da prova é criar uma redação que seja avaliada com a nota mil no Enem. Então, conheça as melhores maneiras para aumentar a suas chances de uma boa avaliação!
Dicas para você criar redação de nota mil Enem
Durante as edições do ENEM muitos estudantes costumam tirar nota zero na redação. Claro que muitas destas provas são zeradas por não seguirem as regras básicas do exame, mas alguns erros simples, como fugir do tema e não seguir a estrutura de texto exigida, também fazem com que os textos recebam notas baixas ou mesmo zero.
Além de amplamente requisitada no âmbito escolar, a habilidade de escrever também faz parte da vida de todos os profissionais. Seja em uma entrevista, para prestar vestibular ou conseguir aquela promoção desejada, enfim, o mercado de trabalho exige boa escrita de um profissional em diversas ocasiões.
E nestas horas, improvisar não resolve: ou você escreve bem ou não. E você, se sente preparado para escrever? Confira as dicas de Claudia Kober, coordenadora de desenvolvimento educacional da Universidade Anhembi, e melhore seu desempenho para se expressar por meio da escrita.
1. Atualize-se
Para escrever bem é necessário ter conteúdo e fontes para argumentar, e a melhor forma de se manter informado é buscando informações em livros, revistas, redes sociais, portais eletrônicos e demais fontes de conhecimento.
2. Organize suas ideias
Saiba estruturar o seu texto de maneira clara e objetiva. Uma boa maneira de se fazer isto é organizando as suas ideias e determinando uma lógica para o seu texto. Exemplo: faça um parágrafo apresentando a ideia principal, dois ou três argumentando ou apresentando dados e finalize com uma conclusão ou sugestão para o problema.
A estrutura pode ser modificada de acordo com o texto proposto, o importante mesmo é saber que o texto deve ter início, desenvolvimento e conclusão, ou seja, uma linha de raciocínio.
3. Use dicionário
Sempre que possível utilize dicionário e corretores ortográficos para não falhar no português. Se surgir dúvidas sobre a grafia de uma palavra e o uso destas ferramentas for limitado ou não autorizado, utilize sinônimos para se garantir.
4. Saiba quem é o seu público
Quem escreve, escreve para alguém e adequar a sua linguagem é fundamental. Uma redação para o vestibular é diferente de uma redação proposta em uma entrevista. Por isso, sempre leve em consideração o conhecimento do seu leitor, seja claro e coerente com a sua audiência.
5. Revise
Por mais habilidoso que você seja, uma vírgula no lugar errado ou uma frase com erro de concordância podem acontecer, por isso uma boa revisão é sempre recomendável. Leia e releia quantas vezes for necessário.