Guia sobre as doenças ocupacionais mais comuns e como evitá-las

doenças ocupacionais

As doenças ocupacionais são patologias ocasionadas no ambiente do trabalho. Elas surgem por meio da condição de trabalho ou até mesmo por situações pessoais do indivíduo que podem atrapalhar a atividade do dia a dia.

Em 2016 as lesões e doenças relacionadas ao trabalho provocaram a morte de 1,9 milhão de pessoas, dados retirados de um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Se você quer saber quais são as principais profissionais e o que pode ser feito para evitá-las no ambiente de trabalho, acompanhe o post!

Vamos conferir?!

O que são doenças ocupacionais e quais as suas causas?

As doenças ocupacionais ou profissionais se referem a qualquer complicação de saúde, seja ela física ou psicológica, provocada por alguma atividade no ambiente de trabalho. Dentre as principais causas do surgimento dessas doenças estão:

  • Uso incorreto dos equipamentos de proteção individual (EPI);
  • movimentos repetitivos durante a jornada;
  • pressão psicológica;
  • postura inadequada;
  • assédios no ambiente de trabalho;
  • levantamento excessivo de peso;
  • exposição a ruídos;
  • situações de alto nível de estresse;
  • exposição a agentes nocivos à saúde (por exemplo, produtos químicos e metais pesados).

Veja também: Como cuidar da saúde emocional no ambiente de trabalho!

As principais doenças ocupacionais – Conheça 6!

Existem diferentes tipos de problemas de saúde resultantes do ambiente de trabalho. Dentre eles, estão a dor física, a exaustão mental e o cansaço emocional. Veja algumas quais são as doenças mais comuns que acometem os trabalhadores:

1. Lesão por esforço repetitivo (LER)

A Lesão por Esforço Repetitivo, conhecida pela sigla LER, ocorre quando a pessoa realiza atividades que exijam movimentos constantes e iguais. Ela pode acometer diversas profissões como trabalhadores de linha de produção ou pessoas que passam muito tempo digitando.

Para evitar a doença, é preciso fazer pausas regulares e exercícios que ajudam a aliviar a tensão nos músculos. Os alongamentos e fortalecimentos são os mais recomendados.

2. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT)

Muitas vezes o DORT chega a ser confundido com a LER, mas são doenças diferentes. Ele é resultado de posturas inadequadas que podem ocorrer por erro do funcionário ou por mobiliário e instalações inadequadas.

Por exemplo, um trabalhador de estatura mais baixa, que precisa trabalhar em uma mesa e cadeira alta, não ficará em uma posição ergonômica adequada e fará mais esforço físico do que o necessário.

Para evitar a DORT é preciso seguir as regras de segurança do trabalho e garantir a ergonomia adequada a cada profissional.

4. Asma ocupacional

Em algumas funções podem afetar o trato respiratório, onde o trabalhador tem contato direto com fumaça, produtos químicos, fragmentos de borracha, madeira, algodão, carvão e outros materiais. Ao ficar constantemente exposto a eles, a pessoa começa a sentir dificuldade para respirar e pode ter as vias aéreas obstruídas.

O tratamento prevê o afastamento das atividades até que haja uma melhora no quadro. Porém, a prevenção é o melhor caminho. Nesse caso, usar equipamentos de proteção individual e se certificar que os níveis de exposição são considerados seguros evitará a doença.

3. Doenças psicossociais

As doenças psicossociais podem englobar diferentes problemas de saúde como depressão e ansiedade. Elas muitas vezes são provocadas por ambientes considerados pouco saudáveis, como os que fazem muita pressão e até mesmo por agressões psicológicas.

Para evitar o problema é preciso que a gestão da empresa atue para que os funcionários não se sintam isolados e em constante competição. Além disso, é importante oferecer convênio médico para que todos os trabalhadores possam contar com atendimento psicológico especializado sempre que precisar.

💡Leia também: Ser workaholic vale a pena?

5. Varizes

Geralmente, as varizes afetam os trabalhadores que passam muito tempo na posição em pé ou sentada, sem muita movimentação. Elas podem ser o início de um problema sério: doença venosa crônica, que gera dores e desconfortos principalmente nos membros inferiores.

Para evitar este problema, o trabalhador deve praticar atividades físicas e a empresa pode colaborar com a ginástica laboral no ambiente de trabalho.

6. Surdez temporária ou definitiva

O problema pode começar com um zumbido no ouvido ou a perda gradual da audição. Se o trabalhador não perceber estes primeiros sinais e procurar acompanhamento médico, a doença pode se agravar e chegar a perda total da audição.

Esse problema pode atingir qualquer pessoa, basta que ela trabalhe em um ambiente com barulhos frequentes e acima da faixa suportada, sendo de 80 a 85 dB. Algumas das profissões expostas a este risco à saúde são: trabalhadores de indústria, da construção civil, de aeroportos e operadores de máquinas pesadas.

Para evitar o problema é indicado o uso de equipamentos de proteção, como protetor auricular e fones de abafamento. Além disso, a pausa regular é essencial para que não se fique muito tempo no ambiente barulhento.

Como evitar as doenças em função do trabalho?

Cada tipo de trabalho está sujeito a um tipo de exposição. Ou seja, qualquer ambiente corporativo precisa adotar medidas para prevenção a possíveis doenças ocupacionais.

É preciso uma conscientização tanto por parte dos gestores da empresa quanto dos trabalhadores. Assim, é possível implementar ações preventivas de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Veja alguns exemplos:

  • Divulgação dos riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos);
  • Reforço da importância do uso de EPIs.
  • Planejamento e padronização de fluxos e processos;
  • Capacitação permanente dos colaboradores;
  • Promoção de diálogo entre a empresa e os trabalhadores;
  • Promoção de hábitos saudáveis;
  • Realização de exames periódicos;
  • Execução de ginástica laboral.

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O que diz a legislação referente a doenças ocupacionais?

Além das ações que a empresa pode promover para criar um ambiente seguro de trabalho, é preciso estar atento à legislação vigente.

A doença ocupacional está definida no artigo 20, Lei n. 8.213 de 24 de julho de 1991 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

A legislação trabalhista mudou muito nos últimos anos, no sentido de impor um limite no ritmo de determinadas atividades. Além de proteger a saúde dos trabalhadores, ela define outros diversos direitos e deveres que os colaboradores têm ou devem cumprir.

A Legislação Previdenciária de Saúde e Segurança do Trabalho, conhecida por Previdência SST prevê o pagamento de um tributo chamado Seguro de Acidente de Trabalho (SAT) pelas empresas. Uma obrigatoriedade para custear benefícios em caso de doenças ou acidentes no período de trabalho.

A gestão do SAT é realizada pela Previdência Social que, como o INSS, avalia as solicitações de trabalhadores que solicitam tal benefício.

O valor do SAT é calculado sobre a folha de pagamento da empresa, com alíquota de 1% a 3%, variando conforme o risco de cada atividade (leve, médio ou grave).

Oferecer condições de trabalho adequadas é um ganho tanto para a empresa quanto para os colaboradores. E o bacana é que a CLT protege ambas partes envolvidas no vínculo empregatício. Quer entender mais sobre? Veja mais regras e leis no post Direitos trabalhistas: veja o que diz a CLT.

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