Dicas para fugir do estresse durante a procura de um novo emprego

Dicas para fugir do estresse durante a procura de um novo emprego

O importante, agora, é imprimir a sua força de vontade para não sucumbir ao estresse. Que passos tomar para que você não se desespere, para que sua família não sofra com a situação e com a sua própria impaciência, e para que você se sinta melhor até mesmo para procurar outro emprego com mais efetividade.

Controlar o tempo

Muitos desempregados simplesmente atiram fora o tempo e não se dão conta de que gastam horas e horas com atividades absolutamente inúteis. Mas aqueles que já se acostumaram a gerenciar o tempo no trabalho transferem essa habilidade para a vida pessoal.

Já que você não pode mudar o tempo (o dia só tem 24 horas, doa a quem doer), aprenda pelo menos a modificar os seus hábitos em relação a ele.

Exercício: Pense nas suas atividades diárias:

1. Procure listar quais são e quanto tempo você dedica a cada uma das suas atividades diárias: dormir, preparar comida, comer, procurar emprego, exercitar-se, ler, viajar, cuidar da casa, fazer compras, socializar-se com a família e com os amigos, ver televisão.

2. Agora liste as mesmas tarefas e defina quanto tempo você considera ideal dedicar a cada uma delas por dia: dormir, preparar comida, comer, procurar emprego, exercitar-se, ler, viajar, cuidar da casa, fazer compras, socializar-se com a família e com os amigos, ver televisão.

3. Você pode estabelecer as tarefas em três níveis: alta, média e baixa prioridade.

O correto gerenciamento do tempo é, mais do que resultado de uma postura empresarial, um elemento importante no combate ao desperdício, aos custos e ao estresse, seja dentro de uma instituição voltada para os negócios, seja na nossa própria vida privada.

Em enquete publicada no jornal virtual Carreira & Sucesso, quisemos saber como as pessoas costumam controlar o seu próprio tempo. O resultado (2.698 respostas) teve uma distribuição que mostra que não são muitas as pessoas que administram corretamente o tempo ? e esta inabilidade pode ser causa de muito do estresse que as pessoas confessaram sofrer no dia-a-dia.

Como fazer o tempo render

Primeiro analise a maneira como você ocupa o seu tempo. Registre a sua rotina assim:

  • O momento em que você começa uma tarefa e quanto ela dura
  • O tipo de tarefa (ligação telefônica, carta, conversa, relatório, reunião etc.) e o propósito da atividade
  • Foi completada?
  • Fez com que você se sentisse estressado?Analise esse registro diariamente e identifique quais as tarefas que tomaram mais o seu tempo. Consulte o seu íntimo para saber se você queria ou precisava realmente fazer aquela tarefa. E verifique se ela reflete os seus valores pessoais.Aí coloque um sinal de positivo (+) na tarefa mais útil e um sinal de negativo (-) na tarefa que apenas fez você perder tempo.Você vai notar que as tarefas que causam mais estresse são inversamente proporcionais ao seu valor. Questione o seguinte sobre essas tarefas:
  • Essa tarefa precisa mesmo ser feita?
  • Posso diminuir a freqüência da tarefa ou executá-la num momento do dia em que me sentir menos estressado?
  • Posso simplificar a tarefa?
  • Tem algum outro jeito menos estressante de executar a tarefa?
  • Posso delegar a tarefa a outra pessoa?
  • Não estarei sendo compulsivamente exigente comigo mesmo na forma de executar a tarefa?O tempo que você gasta ao telefone também pode ser um poderoso elemento de estresse. O telefone, muitas vezes, interrompe, quebra a privacidade, colide com outras tarefas.A solução? Desligue o telefone em alguns momentos do dia. Deixe que a secretária eletrônica atenda. Depois de reduzir a sua carga, relaxar um pouco, pode ligá-lo de novo.
Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!