Por que você não foi à aula ou porque você não foi à aula? Qual das duas expressões está correta? Se surgiu uma insegurança no momento da resposta, acompanhe o artigo.
Ao longo do texto, vamos esclarecer essa dúvida muito comum que aparece no uso do português. Segue com a leitura.
O uso dos porquês
Na língua portuguesa existem diferentes formas de escrever e utilizar a expressão “porque”. Ela pode ser redigida desse jeito, que é junto e sem acento, ou ainda como “por que”, “porquê” e “por quê”. Cada um deles tem um sentido sintático diferente e regras específicas.
Essas expressões causam muitos erros, seja entre alunos ou profissionais. Por isso é importante entender como elas funcionam e melhorar a redação dos seus textos.
A expressão “porque”
“Porque” é uma conjunção, ou seja, ele tem a função de ligar duas orações ou termos dentro destas. Além disso, ela pode expressar diferentes sentidos a partir dessa ligação.
O “porque” pode ser uma conjunção explicativa, causal ou final. Para compreender em detalhes o que cada uma delas significa é preciso estudar sobre orações coordenadas e subordinadas. Aqui no texto, no entanto, vamos abordar rapidamente as três finalidades do “porque”.
Como conjunção explicativa
Introduz uma oração coordenada explicativa e indica uma justificativa para algo ter ocorrido.
Exemplos:
- Não fui à praia porque estava chovendo. (explicação de não ter ido à praia)
- O concerto atrasou porque o maestro estava discutindo com os músicos. (justificativa para o atraso do concerto)
Como conjunção final
Introduz uma oração subordinada adverbial final e representa a motivação para algo ter ocorrido. Pode ser substituído por “a fim de que” e “para que”.
Exemplos:
- Estuda muito para o vestibular porque consiga entrar em uma universidade. (expressa a finalidade de estudar para o vestibular)
- Não grite porque não seja repreendido. (expressa a motivação para não gritar)
Como conjunção causal
Introduz uma oração subordinada adverbial causal e representa a razão de algo ter ocorrido. Pode ser substituído por “pois” e “visto que”.
Exemplos:
- Escolhemos este material porque é mais barato. (indicada a causa para a escolha do produto)
- Fomos a Beto Carrero World porque não tínhamos dinheiro para viajar para a Disney. (indica a razão de terem escolhido Beto Carrero)
A expressão “por que”
“Por que” é uma expressão que tem valor sintático de locução adverbial, ou seja, ele vai adicionar uma informação circunstancial a um verbo, advérbio ou adjetivo. Ele deve ser usado no início de perguntas ou em orações em que puder ser substituído “por qual motivo”.
Exemplos:
- Por que você não foi à aula hoje? (oração interrogativa)
- Eu estou confuso sobre por que você não gosta de mim. (pode ser substituído pela expressão “por qual motivo”)
- Não sei por que eles não entenderam a aula. (pode ser substituído”por qual motivo”)
Viu como existem vários detalhes relacionados ao uso do “por que” e “porque”? É preciso ler bastante e estudar o uso de cada uma deles para não cometer erros na hora da escrita. Esperamos que o texto de hoje tenha ajudado você a compreender melhor essas duas expressões.
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