No nosso cotidiano é comum utilizarmos as palavras ‘meio’ e ‘meia”, mas em diversas situações acabamos utilizando essas expressões de forma errada. Pensando nisso nós criamos o post de hoje com essa dica de português para esclarecer de vez essa dúvida.
Continue com a leitura do texto e arrase quando o assunto for sobre a língua portuguesa!
Quando usar Meio e Meia?
A palavra ‘meio’ possui quatro classes gramaticais – adjetivo, advérbio, numeral e substantivo masculino. O momento de empregar a palavra é em situações em que o ‘meio’ será a metade de uma unidade, ou seja situações em que dois meios valem um inteiro. Por exemplo:
- Ele trabalhou meio período.
- Ela estava meio triste, mas depois melhorou.
- Essa situação é meio complicada de explicar para as crianças.
- A porta está meio aberta.
Em situações em que a palavra for utilizada como advérbio de intensidade, ela se torna invariável, ou seja, não se flexiona em gênero e número.
Já a palavra ‘meia’ pode ter dois significados: ela pode ser o substantivo feminino referente a peça de roupa (o tecido de malha que cobre o pé) ou numeral. Por exemplo:
- Eu gosto de usar meias no inverno.
- Preciso comprar meias novas, pois as minhas estão furadas.
- Eu comprei meia dúzia de maçãs.
- Eu moro na casa número 263 – dois, meia, três.
Dica para empregar as palavras
Temos uma dica para quando você for usar cada palavra. No momento de formular a frase tente substituir os termos pelas palavras ‘mais’ ou ‘menos’ e ‘metade’.
Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será ‘meio’, onde couber a palavra ‘metade’, emprega-se o termo ‘meia’.
Lembrando que na hora de aplicar essa dica você deve se atentar se são casos de adjetivos, advérbios, numerais ou substantivos.
E quando o assunto é tempo?
Na hora de empregar as palavras em sentenças indicativas de período de tempo, podemos acabar nos confundindo, afinal o correto é “meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”?
Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade.
Sendo um numeral fracionário, deverá estabelecer concordância com a unidade fracionada. Neste caso, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino, ou seja, uma hora, meia hora.
Saiba mais: Educação no mercado de trabalho: dicas de estudo, cursos e qualificações