O que colocar no currículo para o primeiro emprego costuma ser um momento repleto de dúvidas e incertezas. Afinal, você tende a imaginar que, por ser sua primeira oportunidade, não há muito o que colocar e fica com medo de fazer algum preenchimento incorreto, certo?
Pois fique tranquilo, já que trouxemos no post de hoje informações para você saber o que exatamente colocar em cada campo, como completar cada etapa necessária e de que forma elaborar um perfil objetivo, qualificado e profissional.
Com essas importantes dicas, vai conseguir compreender como elaborar um modelo de currículo ideal para qualquer área de atuação e aumentar as suas chances de conquistar sua primeira oportunidade no mercado de trabalho!
Como preencher o currículo para primeiro emprego
O currículo é o documento mais importante do mercado de trabalho. É por meio dele que você irá contar de forma resumida tudo aquilo que já aprendeu até o momento, suas experiência profissionais e qualificações.
Por isso, veja as nossas dicas de como criar um currículo bem elaborado para você conquistar o seu primeiro emprego.
1. Preencha seus dados pessoais
O momento de se anunciar para o recrutador e compartilhar algumas informações básicas sobre você.
Pense que, antes de buscar essa oportunidade de emprego, precisa se apresentar formalmente. Essa parte é, então, como uma espécie de cartão de visitas do seu currículo e deve contar apenas as informações suficientes para terem uma noção de quem você é.
Busque ser direto e preencha os seguintes campos:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Estado Civil;
- Endereço;
- Seu celular e/ou telefone para contato;
- E-mail.
Esses são os dados básicos necessários para sua identificação. Muitas vezes, os candidatos acabam ficando em dúvida se devem incluir ou não o endereço. Compreendemos ser necessário, já que isso dará uma noção ao recrutador com relação ao seu provável tempo de deslocamento, por exemplo.
Certifique-se também de que o número de seu celular esteja atualizado. Sobre seu e-mail, garanta que não pareça pouco profissional. Se necessário, vale a pena criar um, já que ele será de muito uso e referência para sua futura carreira profissional.
Caso esteja na dúvida, uma boa dica é criar um que contenha apenas seu nome e sobrenome, por exemplo.
E lembre-se: não coloque os dados de seus documentos pessoais (CPF, RG) e não coloque foto, a menos que a vaga de emprego deixe claro esse item. Mas, se for preciso colocá-la, precisa estar em formato 3×4.
2. Formação acadêmica
Aqui é onde começa também a mostrar ao recrutador qual é a jornada trilhada por você. Então, é necessário preencher com muita atenção.
Caso possua uma formação acadêmica com diplomas, cursos extracurriculares e certificados, é nesse campo que deve sinalizar cada um desses, pois mostram que tem buscado se aperfeiçoar, ainda que não tenha uma experiência profissional prévia.
A sua formação é a chance de compartilhar o quanto você tem um foco e objetivos definidos, e vai enriquecer a elaboração do seu primeiro currículo.
Busque mencionar o nome da instituição ou do curso realizado, seguido pelo ano em que iniciou e ano de conclusão (ou data provável). Comece listando suas mais recentes conquistas.
Caso tenha realizado algum curso de idiomas, trabalho voluntário, mentoria ou alguma outra experiência de formação que agregue ao seu perfil profissional, pode inserir também.
Leia ainda: Como se qualificar para melhorar seu currículo?
3. Experiência profissional
Uma etapa que costuma levar candidatos ao erro. Isso porque muitos jovens tendem a pensar que o fato de não terem uma experiência prévia formal significaria necessariamente que este campo em seu primeiro currículo estaria em branco, mas não é bem assim.
Afinal, você pode ter muito mais a oferecer do que imagina! Por isso, tente refletir sobre alguma oportunidade que possa ter agregado e ajudado a construir seu perfil enquanto candidato.
Pense nas seguintes oportunidades que podem contar enquanto experiência:
- Trabalho voluntário;
- Estágios;
- Algum tipo de mentoria ou projeto pessoal;
- Uma oportunidade, mesmo que breve, que possa ter ajudado em sua qualificação.
É sua chance de mostrar o quanto você está preparado para dar o pontapé inicial em sua carreira. Apresente da forma como colocaria um emprego: identifique o nome do local, instituição ou projeto, a função que ocupou e quanto tempo durou essa experiência.
E caso realmente não tenha informações ou experiência para compor, pode ser sua chance de começar a buscar algum tipo de projeto ou oportunidade que possa acrescentar valor nessa sua trajetória.
Ou busque, ainda, sinalizar que essa é a sua primeira chance de emprego e relate, de forma breve e direta, o quanto deseja essa oportunidade e quais habilidades podem somar nesse momento.
Atente-se para citar responsabilidades e características que demonstrem um bom perfil profissional e que possam ser de fato relevantes para essa vaga. Responsabilidade, proatividade e comprometimento são alguns desses exemplos.
4. Objetivos e qualificações
O que deseja experienciar com essa oportunidade de emprego? Quais são seus objetivos profissionais e quais qualificações possui para atingi-los?
Para saber o que colocar no objetivo do seu primeiro currículo, demonstrar ao seu recrutador o quanto você tem um foco e planos bem traçados e elaborados é uma característica essencial. Busque ser específico e direto e demonstre de que forma tem se dedicado ou se dedicará a esta chance.
Quais são suas habilidades, técnicas e interpessoais, que podem auxiliar? Busque ser específico e se atente aos requisitos básicos da vaga. Procure identificar quais delas vão ao encontro do perfil profissional desejado.
O horário do expediente costuma variar? Sinalize que é flexível e adaptável. É uma área que envolve processos de criação? Mencione o quanto é criativo e inovador. Precisaria lidar com um grande número de pessoas diariamente? Frise sua capacidade em ser comunicativo!
E mesmo que não tenha certificações, mas possua conhecimentos específicos em determinado campo, é sua chance de mencionar. Sabe lidar com algum programa em específico, tem uma boa noção com relação a ferramentas como Office e Excel ou domina o uso de algum serviço, ou software? Esse é o campo onde deve incluí-los.
Veja também: Leia mais sobre como preencher o objetivo profissional no currículo!
5. Informações adicionais
Se tem alguma conquista ou feito importantes de serem mencionados e que por algum motivo não se encaixaram nas seções anteriores de seu currículo, insira nesse momento.
Por exemplo, digamos que você seja de região ou cidade diferentes da vaga para o qual está aplicando, mas possui disponibilidade para realizar aquele trajeto ou tem até mesmo planos de realizar uma mudança em prol daquela oportunidade: mencione.
Caso possua alguma característica ou deficiência que demande atenção ou adaptação no momento da entrevista ou até mesmo na execução de seu trabalho, é a sua chance de colocar.
Tome cuidado e não exagere no número de informações: o tamanho ideal do currículo para seu primeiro emprego é o de uma página. Por isso, antes de produzi-lo, busque selecionar apenas os dados mais relevantes para sua contratação!
Erros para evitar ao fazer o seu primeiro currículo
Lembre-se que o currículo é o seu cartão de visitas e sua chance inicial de buscar o seu primeiro emprego. Por isso, atenção redobrada para não cometer alguns deslizes!
- Atente-se à ortografia e gramática: esses são pontos de extrema importância para um recrutador, afinal, demonstram a sua capacidade de se comunicar de maneira adequada e correta. Revise todo o seu currículo e corrija possíveis erros ortográficos;
- Não seja prolixo: não é o momento de enrolar ou de acrescentar informações que não irão fortalecer suas chances de conquistar sua primeira vaga. Caso precise elaborar e aprofundar em algum ponto que acredita que aumentará sua oportunidade, deixe para fazer durante sua entrevista;
- Busque formatar seu currículo: utilize fontes como Times New Roman e Arial, com tamanhos adequados para leitura, como o n.º 12, por exemplo;
- Nada de acrescentar cores ou imagens: faça toda sua digitação na cor preta e, caso queira destacar algum dado, utilize com muita parcimônia o negrito;
- Não minta sobre suas experiências e habilidades: lembre que haverá ainda uma fase de entrevista onde o recrutador se baseará em todas as informações prestadas por você e buscará confirmá-las. Ser pego em uma mentira poderá manchar sua imagem profissional e até mesmo custar essa oportunidade;
- Não insira suas redes sociais: busque se ater ao seu campo profissional, portanto preserve sua privacidade.
Após fazer esse check list para evitar erros em seu CV, não deixe de ler o nosso texto que traz dicas para você conquistar o seu primeiro emprego mais rapidamente.
Saiba elaborar o currículo para o primeiro emprego e obtenha sua vaga!
Estamos juntos nesta importante jornada de compreensão de como fazer um currículo para seu primeiro emprego.
Como você viu, essa etapa não precisa ser difícil! Compreenda bem seus objetivos profissionais, seja direto, busque constante qualificação e tenha certeza de que essa elaboração é o primeiro passo para a conquista da sua tão sonhada e merecida oportunidade!
Portanto, conte conosco para continuar a trazer as principais informações que irão enriquecer suas chances no mercado de trabalho. E caso esteja buscando um caminho ainda mais prático e facilitado, trouxemos também uma opção de preenchimento de currículo diferenciada e muito qualificada.
Você também pode preencher o formulário e dar um up em suas buscas de primeiro emprego. Cadastre-se no site da Catho e faça suas candidatura para milhares de vagas de emprego para o Brasil todo sem pagar nada!
E aí, gostou de saber como ter um currículo bem elaborado para o conquistar o seu primeiro emprego? Então, aproveite e compartilhe esse texto com seus amigos lá nas redes sociais.
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!