Você conhece a área de UX? O User Experience pretende entregar experiências melhores aos usuários de serviços e produtos digitais.
Mas antes de começar, vamos entender o que é usabilidade e por que ela é tão importante?
Confira também neste texto entrevistas com especialistas da área, que falam como é atuar nessa área, quais os cargos relacionados e como migrar para se tornar um profissional de UX.
O que é Usabilidade?
A usabilidade foca em um conjunto de regras e boas práticas, avaliando como os usuários usam um produto para atingir seus objetivos. Essa área avalia também a satisfação dos usuários durante esse processo.
A cada dia que passa surgem milhares de novos produtos, novos sites, novas maneiras de apresentar, representar e consumir conteúdo.
Na Internet, a usabilidade é uma condição imprescindível para qualquer site sobreviver.
No que a usabilidade agrega?
Essa área refere-se à capacidade de um sistema oferecer ao usuário a realização de tarefas com efetividade, eficiência e satisfação.
Veja em detalhes o que faz parte de uma boa usabilidade em um site:
- Eficiência: A eficiência da usabilidade vai possibilitar que os usuários realizem tarefas de forma rápida em um site ou app;
- Eficácia: É preciso que o usuário consiga realizar as tarefas que deseja de forma completa e assertiva, conforme o objetivo do site ou aplicativo;
- Satisfação: Essa comodidade deve ser levada em consideração para possibilitar uma boa experiência do cliente junto à marca.
| Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho
Trabalhar como UX: Veja como atuar nesse mercado
O trabalho de um UX é bastante multidisciplinar. É uma atividade que exige skills em várias frentes diferentes, online e offline.
User Experience não é trabalho de uma pessoa só, na verdade é o oposto disso.
UX é uma área bastante abrangente dentro do universo de Design. Por isso, dificilmente em um projeto haverá uma única pessoa responsável pela Experiência do Usuário.
Em geral, o profissional deve ser portador de muita empatia, para conseguir se colocar no lugar de um possível cliente ou usuário, entendendo suas dores, seus problemas e disposto a buscar as melhores formas de solucioná-los.
Para ser um especialista nesta área de atuação, é preciso passar primeiramente por uma boa formação.
Além disso, é bom que este profissional tenha muito conhecimento sobre temas que envolvem tecnologia e inovação, que goste de pesquisar e se especializar.
Tipos de UX
Como dito antes, o UX é bastante abrangente e traz diferentes áreas dentro dele. Para explicar melhor sobre cada uma delas, trouxemos especialistas de UX de dentro da Catho.
Confira as dicas dos profissionais:
UX Design
Para falar um pouco sobre UX Designer, conversamos com Bruno Camarini, que nos contou um pouco sobre suas atividades na área.
“Hoje trabalho nas squads responsáveis, na frente web, pela área logada do candidato, busca de vagas, envio de currículo se contato entre candidato e o recrutador”, disse o profissional.
A interface gráfica de uma página é de extrema importância para facilitar a navegação de um site ou até mesmo induzir uma determinada ação.
Bruno conta que o processo de design no UX é de ponta a ponta: “Meu trabalho começa quando precisamos resolver um determinado problema ou encontrar oportunidades para ajudar os candidatos.”
Bruno finaliza contando um pouco sobre suas demandas na empresa
“Atuo com a elaboração de pesquisas e projetos para novas funcionalidades do produto ou aprimoramento das atuais. Entrevistas com clientes, análise de dados, facilitação de dinâmicas de brainstorm, design de novas áreas do site e avaliação delas com usuários, tudo isto compõe o meu dia a dia na Catho.”
UX Writing
Samantha Brito, analista de experiência do usuário pleno, nos diz que seu papel é ser mediadora entre o que o usuário busca e como a plataforma vai ajudá-lo a conseguir o que quer.
“Isso acontece com uma comunicação clara e objetiva que ajude a pessoa a cumprir aquela tarefa sem dificuldades, ou tentar evitar a frustração o máximo possível.”,comenta Samantha.
Segundo ela, essa comunicação deve ser feita com o tom de voz da marca e ao mesmo tempo ter uma identificação com o público que consome o produto/serviço.
“Como eu faço isso? Por meio de testes, pesquisas e escutas que me permitem achar as melhores palavras e termos usados por eles. Sem falar que muitos insights surgem pro time todo nessas oportunidades também.”
Assim como toda a profissão, a área de Writing precisa andar junto com outros cargos.
Samantha ressalta que ”Esse trabalho todo precisa ocorrer em parceria com as outras áreas da empresa que também cuidam da comunicação, só que em diferentes frentes como, CRM, redes sociais e Marketing, por exemplo. Essa troca é valiosa e extremamente necessária.”
UX Researcher
Trouxemos também Andréa Minichelli para nos contar um pouco sobre como é o trabalho do pesquisador de usuário: “Basicamente consiste em pesquisar e entender o comportamento dos usuários de um produto ou serviço.”
O cargo de designer também está bem presente nesse setor. “A ideia é compreender todas as necessidades das pessoas que utilizam este produto ou serviço, e criar hipóteses que podem ser confirmadas ou descartadas para aperfeiçoar ainda mais a solução por técnicas de design”, diz Andréa.
“É processo que chamamos de mitigação de riscos, ou seja, entender os usuários e suas necessidades de modo a conseguir reduzir os riscos internos do produto/serviço e, também, do negócio”, finaliza.
Além disso, ela mostra um pouco do seu papel no seu dia a dia da área: “As atividades comuns são entrevistas com usuários, realização de testes diversos (usabilidade, conceito, entre outros), satisfação dos usuários, criação e disparo questionários online, criação de grupos de discussão e mapeamento da jornada do usuário. Além da análise de métricas, bem como a compilação, análise e apresentação de todas essas aplicações citadas, entre outras atividades como discussões com outros times, contato com stakeholders, etc.”
“O dia a dia do pesquisador de usuário é bem próximo dos times técnicos, de design (Product Designers ou UXers) e times de negócio”, comenta ainda Andréa.
Como migrar para uma carreira na área de UX?
Motivação e empolgação fazem parte dos sentimentos que impulsionam você a saber como migrar para UX, mas é preciso fazer o planejamento para a transição de carreira.
Antes de tomar sua decisão, considere os seguintes pontos:
- Pesquise quais são as oportunidades que o mercado de UX oferece;
- Fale com pessoas que fizeram essa migração e conheça as experiências que elas tiveram;
- Estude as skills necessárias para essa área;
- Aprenda sobre empatia, como entender melhor os usuários e como se colocar no lugar dele;
- Invista em cursos e graduação em UX.
Acesse as vagas de UX em todo o Brasil no site da Catho e candidate-se!
| Baixe gratuitamente os nossos Modelos de Currículo
E aí, gostou de saber mais sobre a área? Então, nos ajude a ter um mercado para todos compartilhando esse texto nas suas redes sociais. Basta copiar e colar o link!