É o seu primeiro emprego e você está com dúvida de como se sair? Então, veja as nossas dicas que podem ajudar no seu bom comportamento durante o trabalho.
Vamos conferir?!
Dicas para o seu bom comportamento no primeiro emprego
Depois da euforia de receber o primeiro “sim” num processo seletivo, é muito comum que os jovens profissionais sejam invadidos pelos sentimentos de ansiedade e nervosismo ao se darem conta de que conquistaram o primeiro emprego, afinal, enfrentar aquilo que é desconhecido pode ser muito desafiador.
Mas calma! A nossa intenção não é te assustar com esse artigo – muito pelo contrário -, só precisamos que você saiba que a rotina que está prestes a se iniciar reserva uma porção de situações complexas que exigem preparo.
A Elen Souza, psicóloga e assessora de carreira na Catho, listou algumas dicas para te tranquilizar e tornar sua experiência no primeiro emprego mais fácil, produtiva e bem sucedida:
1 – De olho no comportamento
Para causar uma boa impressão, não basta apenas colaborar com boas entregas e resultados. Diferente do ambiente escolar, no trabalho somos avaliados também pelo nosso comportamento.
A forma como conversamos e nos relacionamos com as pessoas, como nos vestimos, como nos dedicamos às atividades e a maneira como demonstramos interesse na corporação são alguns dos comportamentos mais observados pelos colegas e gestores.
Tudo isso traça o seu perfil profissional e é determinante para se obter reconhecimento e crescimento profissional, então, redobre a atenção!
2 – Observe tudo e todos
Se a situação é nova, tudo é novidade. Atente-se ao que acontece ao seu redor para aprender, procure se informar sobre o que a empresa desenvolve e como faz isso, busque entender os processos de todas as áreas e os desafios do negócio.
É comum e esperado que os novos profissionais e colaboradores tenham muitas dúvidas, portanto, fique à vontade para observar e fazer perguntas sempre que preciso.
3 – Crie relacionamentos
Saiba que se sentir um pouco deslocado nos primeiros dias do novo emprego é normal. Nada de achar que o problema está em você!
Com o tempo, a timidez deixa de ser um problema e os bons relacionamentos vão surgindo. Interagir com os colegas de trabalho, em especial com aqueles que inspiram a sua carreira profissional, permite que você obtenha conhecimentos valiosos e maior segurança na realização das atividades, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e descontraído.
E se você busca por um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário a seguir e começar agora mesmo!
[formulario]
4 – Cumpra horários e prazos
Imprevistos acontecem e é comum que acabem por ocasionar atrasos no trabalho vez ou outra, e, geralmente, são bem compreendidos pela gestão. Mas é preciso tomar cuidado com o quesito pontualidade.
Quando os atrasos se tornam recorrentes, a impressão que você passa é de que não está tão preocupado assim com seu trabalho e empresa, afinal, não está cumprindo o acordo ao qual se propôs. E o mesmo vale para os prazos a atender.
Quando uma tarefa é delegada a você, é imprescindível que seja feita dentro do prazo estipulado (normalmente os trabalhos são em cadeia, uma coisa depende da outra). Caso avalie que não será possível entregá-la conforme o solicitado, avise seu gestor com antecedência para não deixar ninguém “na mão”. Assim, você cultiva uma relação de confiança e garante que será acionado para novos desafios.
5 – Tenha iniciativa
Além de ser de fato um bom profissional, é preciso mostrar-se dessa maneira. Isso significa que fazer apenas aquilo que solicitam não é suficiente. Você precisa ser analítico na área em que atua, buscando formas mais eficientes e otimizadas de fazer as tarefas.
Por exemplo, se houver alguma atividade que seja muito trabalhosa de se realizar, verifique outras alternativas e seja criativo para desenvolvê-la de outra maneira. Isso fará com que você ganhe pontos com a chefia e colabore mais com os resultados da empresa.
6 – Invista em qualificação
Mesmo na primeira experiência profissional, o ideal é que o jovem já invista em qualificação. Fora a vantagem de ser visto como alguém interessado em aprender e em colaborar ainda mais com a empresa, de acordo com um estudo realizado pela Catho, o curso de graduação pode aumentar o salário em até 25% no nível operacional e de assistentes e um curso de MBA em até 47% para profissionais formados da área administrativa e gerencial.
E aí, o que achou das nossas dica para você aprimorar o seu bom comportamento durante o emprego? Gostou?! Então, aproveite para compartilhar o link com seus amigos nas redes sociais!