Como ficará o mercado para a Área da Saúde pós-pandemia?

Como ficará o mercado para a Área da Saúde pós-pandemia?

A área da saúde é uma das que mais cresceu e contratou durante a pandemia causada pelo Coronavírus. Mas mesmo com esse aumento, surgiram dúvidas sobre esse cenário quando o novo normal ocorrer.

Será que os cargos voltados para a área de saúde continuarão em alta? E o mercado de trabalho, irá continuar contratando e dando chances a novos empregados? Descubra essas respostas e mais sobre a área em nossa matéria exclusiva.

A área da saúde no Brasil pós-pandemia do Coronavírus

O mercado de trabalho voltado para o segmento da saúde sempre esteve ativo, mas com o surgimento da pandemia, a área obteve um crescimento repentino e necessário.

Com a chegada dela, muitas pessoas puderam ficar em casa, já que o distanciamento social era uma das principais medidas para conter a doença. Em meio a este cenário, também podemos destacar homens e mulheres que sentiram interesse em começar uma carreira, seja iniciando cursos online ou realizando atividades extracurriculares.

Para se ter uma idéia, em uma recente pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), seis dos 15 cursos mais buscados são da área da saúde, o que representa um total de 36,1%. Entre os mais procurados da área, destacam-se:

  1. psicologia,
  2. educação física,
  3. biomedicina,
  4. fisioterapia,
  5. nutrição
  6. e enfermagem,

A referencia para se trabalham em uma enfermaria foi o mais citado e tem uma tendência de continuar em crescimento neste e nos próximos anos.

O mercado para quem já trabalha na área da saúde

Mas não é somente em questão de início de carreira, aumentou também a procura de profissionais que já atuam na área de saúde. Conforme levantamento feito pela Catho, as vagas para fisioterapeuta respiratório cresceram 4.480% se comparado ao ano de 2020, ocupando o topo do ranking das profissões com maior demanda durante a pandemia.

Além dele, podemos ressaltar o cargo de enfermeiros de terapia intensiva (UTI), que aumentou em 820% suas contratações. Já o técnico de enfermagem registrou um crescimento de 708%. Profissões que prometem um avanço ainda maior para o próximo ano.

Entre os profissionais que mais buscam oportunidades para esses cargos, sobressai o sexo feminino. A área de farmácia, por exemplo, está nos 10 cargos com maior demanda no Brasil, com um acréscimo de 38%, mas suas contratações foram de 73% preenchidas por mulheres. Tornando assim, um início de um mercado mais igualitário.

O cenário tecnológico na área da saúde

Com a reclusão, muitas pessoas viram na tecnologia um refugio. Por conta disso, a área da saúde bebeu e muito bem dessa fonte, pois segundo o segmento, os profissionais que querem e que já fazem parte desses cargos, devem ser atualizados quanto ao mundo tecnológico.

Uma das novidade pioneiras na área quando falamos de medicina online, foram as consultas virtuais, no qual os pacientes conversavam com seus médicos por videoconferência.

Além disso, atualmente, a área da saúde está ligada a diversas ferramentas tecnológicas e transformação digital. Ressaltamos:

  • O uso de nuvem;
  • Data Science e Predictive Analytics;
  • Parceria com a área de robótica;
  • Nova fase da telemedicina;
  • Uso da Inteligência Artificial;
  • Realidade Aumentada e Realidade Virtual;
  • LGPD e segurança de dados;
  • e muito outros.

O uso continuo dessa tecnologia auxilia em novos recursos, pesquisas e aperfeiçoamento da área. Com ela, pode-se prevenir e prever muitas doenças e realizar com mais rapidez a exclusão de vírus, por exemplo.

E não é somente os profissionais que se manifestam a favor da tecnologia. Cada vez mais os pacientes e clientes da área estão informados e exigentes, buscando sempre por inovação.]

Vagas para a área da saúde na Catho

Desde o começo da pandemia, houve um aumento significativo na busca por profissionais dessa área. Mesmo com um cenário mais controlado, ainda existem muitas vagas disponíveis no setor.

A Catho, em 2022 reuniu mais de 24 mil vagas para esses profissionais. A maioria das oportunidades disponíveis no site é para atuar na função de enfermagem, mas também existem vagas para trabalhar de Instrumentador cirúrgico, Analista de laboratório e diversas especialidades médicas.

Os cargos disponíveis para trabalhar na área da saúde vão desde posições com menor nível de experiência como Trainee, Auxiliar de coleta, Auxiliar de enfermagem, Assistente de nutrição, Analista de laboratório até os mais sêniores como Coordenador médico, Gerente de enfermagem, Gerente de nutrição, além de médicos especialistas. Os salários variam entre R$1. 500 e R$20.000, dependendo da carga horária e posição.

Só para médicos são mais de 4 mil oportunidades disponíveis. As especialidades que contam com maior número de vagas são Clínico Geral (385), Médico do Trabalho (271) e Psiquiatra (149).

Com mais de 8.800 oportunidades, o estado de São Paulo é o que mais tem empresas com vagas para atuar nessa área. Mas também existem vagas em todos os outros 25 estados brasileiros. Se você procura por algumas dessas oportunidades, se cadastre de forma gratuita no site para se candidatar e conheça mais sobre os planos

| Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho

E você, acredita que a área da saúde irá continuar crescendo e contratando? Nos responda em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar esse texto com seus amigos.

Avalie esse artigo:
Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!