Está em busca de emprego e precisa de ajuda para montar um bom currículo para departamento pessoal? Bom, vrja aqui as etapas para você ter em mãos um documento chamativo.
Leia com atenção cada topico do seu CV e aumente suas chances de contratação. Pegue caneta e papel e comece já!
Como criar um currículo para departamento pessoal?
O currículo é um documento muito importe, é o seu cartão de apresentação para o mercado de trabalho. Caso ele não esteja bem feito, a possibilidade de nem ser visto por um recrutador é grande.
Vamos lá: para montar um currículo de analista de departamento pessoal, você precisa organizar todas as suas informações profissionais nas divisões padrões de currículo utilizadas atualmente, que são elas:
- Dados Pessoais
- Objetivo profissional
- Resumo Profissional
- Formação Acadêmica
- Experiências Profissionais
- Adicionais: Cursos Complementares, Idiomas e Informática.
Além de seguir esta estrutura básica, você deve enfatizar ao máximo habilidades e competências, suas atividades, experiências e outras características chaves que são procuradas pelos empregadores.
Não se esqueça de conferir os erros ortográfico, a linha do tempo profissional, seus dados pessoais e não ultrapasse de duas páginas. Caso você tenha mais de um profissão ou especialidade mais de um cargo, crie diferentes currículo. Ah! Mas nunca minta em seu documento, ok?!
1. Dados Pessoais
Esta parte será a responsável pelas primeiras impressões do recrutador sobre você ao ler ele. Por conta disso, é importante atentar-se na objetividade e qualidade das informações que ficarão aqui!
Vamos dividi-la em três seções: Dados Pessoais, Objetivo Profissional e Resumo Profissional.
A primeira seção é a que contém os seus dados pessoais. E vale lembrar que você não precisa inserir este termo “dados pessoais”, basta já ir diretamente para as suas informações, que são elas:
- Nome Completo
- Local onde reside – bairro, cidade e sigla do estado
- Telefone fixo e celular com DDD
- Idade, nacionalidade e estado civil
Repare que não é preciso detalhar muito suas informações, falando sobre sua rua, documentos, e etc. Além de desnecessário para o RH na hora do processo seletivo, é muito perigoso divulga-los.
2. Objetivo Profissional
Agora, vamos partir para o seu Objetivo Profissional! Muitas pessoas acabam se atrapalhando nesta parte e inserindo informações desnecessárias, cujo recrutador não têm interesse em saber, como por exemplo: “ajudar a empresa”, “fazer um bom trabalho”, “ser um profissional excelente” ou até mesmo a pretensão salarial.
O que poucos sabem é que o objetivo profissional do currículo deve ser sempre preenchido com APENAS o nome do cargo que se deseja e no máximo, a área de atuação. No caso do Analista de Departamento Pessoal, apenas o título do próprio cargo já é o suficiente.
3. Resumo Profissional
O Resumo Profissional é um texto curto disponível logo no início do seu currículo, do qual o recrutador poderá ter uma visão geral e gerar as primeiras impressões positivas sobre você ao ler o seu currículo.
Por isso, é importante que ele seja elaborado seguindo estes critérios:
- Ser curto – não ter mais que 3 linhas.
- Alinhado com o objetivo – deve estar coerente com o seu objetivo profissional e portanto, conter informações que estejam apenas relacionados à ele.
- Objetividade – falar o seu tempo de experiência na área e principais atividades que conhece, formação, certificações relevantes, softwares ou ferramentas da área que sabe manusear e o nível, idiomas, etc.
Você não deve colocar informações generalistas, como “proativo e responsável”, ou “boa comunicação”. Foque apenas em informações objetivas, relevantes e enxutas sobre a sua trajetória profissional e acadêmica na área.
4. Formação Acadêmica
A formação acadêmica é nada mais do que suas qualificações, ela deve estar logo abaixo do seu resumo profissional e precisa conter apenas as seguintes informações:
- Nome do Curso
- Nome da Instituição de Ensino
- Data de início e conclusão (mês e anos)
No caso do cargo de analista de departamento pessoal, o ensino superior completo ou cursando é uma exigência. Portanto, se você está montando este currículo, é importante que já esteja com sua graduação concluída ou em andamento. Isto faz com que não seja preciso incluir nada sobre o seu ensino médio nesta seção.
5. Experiências Profissionais
Este é um ponto chave do seu CV do qual o recrutador prestará muita atenção, pois é através das informações que estiverem aqui que ele analisará se sua experiência pode ou não contribuir para o que ele busca.
Suas experiências profissionais devem conter informações como:
- Título do Cargo
- Data de entrada e saída (mês e ano)
- Descrição das atividades
Na descrição das atividades, enfatize as principais atividades da área de departamento pessoal que você realizava nas experiências anteriores, como por exemplo: atividades de eSocial, pagamentos de encargos sociais, obrigações acessórias e etc. Lembre-se da importância de ser sempre objetivo nas informações!
E não se preocupe se você ainda não possui experiência profissional. Neste caso, conte sobre seus trabalhos voluntários e/ou coisas que você viveu que podem refletir positivamente neste cargo.
Partes adicionais: Cursos Complementares, Idiomas e Informática
1. Cursos Complementares
O ideal é que seu currículo impresso não tenha mais que uma folha. Mas neste caso, se você for um profissional com um longo histórico, pode ser que suas experiências acabem consumindo um bom espaço no seu currículo e consequentemente, tornando impossível adicionar outras partes como: cursos complementares, idiomas e informática na mesma folha.
Neste modelo de currículo, conseguimos encaixar todos estes itens, por haver apenas duas experiências profissionais. Mas se por algum motivo você não conseguir fazer caber na mesma folha, deixe estas partes adicionais de lado e busque ressaltar essas informações de forma enxuta no seu resumo profissional – caso você realmente sinta que é importante expor.
Já na parte dos cursos complementares, você pode colocar seus certificados de cursos de curta duração online/presencial ou profissionalizantes que já realizou. Isto ajuda para mostrar ao recrutador que você de fato entende sobre assuntos da área.
2. Idiomas e Informática
No que diz respeito a idiomas, pode dispensar aquele clichê “português nativo”. Limite-se apenas à colocar outros idiomas caso você realmente sinta que tem um nível de comunicação considerável no mesmo. Inclua apenas:
- Nome do Idioma
- Nível de comunicação – básico, intermediário ou avançado.
É muito importante saber uma outra lingua, pois com essa competência, você pode se candidatar a grandes empresas internacionais e até estabelecer uma carreira fora do país.
Já para a parte de Informática, você pode comentar sobre seu nível de conhecimento de Excel e Pacote Office, além de outros sistemas que você considerar importante para a área de departamento pessoal:
Onde entregar meu currículo de Analista de Departamento Pessoal?
Neste artigo te ensinamos a melhor maneira de criar um currículo que será impresso em papel e distribuído fisicamente nas empresas, conforme você for para entrevistas e processos seletivos.
Após a criação do seu currículo, é importante você analisar se possui a qualificação profissional que os contratantes buscam para este cargo. E como fazer isso? Bom, leia com atenção as descrições das vagas para analista de departamento pessoal e insira as palavras lá utilizadas em seu CV.
Mas é importante lembrar que atualmente, a maioria das empresas divulgam suas vagas e fazem processos de recrutamento digitais, em portais online, como a Catho.
Por isso, para que você aumente suas chances de conseguir uma boa oportunidade, é indispensável criar um currículo no site e preencher todos os campos que vão surgindo durante o preenchimento do seu CV.
| Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho
E aí, gostou de aprender sobre como criar um currículo para a área de departamento pessoal? Então, aproveite e compartilhe essa passo a passo com seus amigos.