Entenda como é o trabalho do publicitário e encontre a vaga ideal

marketing pessoal

Sabão em pó, palha de aço, haste flexível, cereal, lâmina de barbear, iogurte, macarrão instantâneo…esses são alguns dos vários produtos que compramos ou encontramos quando vamos no supermercado.

Porém, é muito comum associar esses e outros produtos a marcas específicas. Esse fenômeno se dá muito em virtude do trabalho publicitário, que podemos acompanhar diariamente na TV, no rádio e mais recentemente na internet.

O artigo a seguir será sobre o trabalho do publicitário, o profissional responsável por apresentar um produto/serviço para o grande público e fazer com que seja consumido de forma frenética.

Primeiros passos

Antes de começar a criar aquelas peças publicitárias de encher os olhos, o profissional precisa buscar uma graduação. Sabemos que muitos publicitários por aí surgiram em outras áreas da comunicação, como, por exemplo, no jornalismo. Entretanto, para ter uma base mais ampla é indicado cursar Publicidade e Propaganda.

Neste curso você irá aprender sobre ambiente promocional, planejamento de comunicação, criação, internet, marketing, varejo e muito mais. E não se esqueça de escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC!

Já sou um publicitário, e agora?

Após os 4 anos da graduação um leque de oportunidades se abre para esse profissional, desde trabalhar de forma autônoma como consultor ou ingressar em uma agência de publicidade. As oportunidades não estão restritas ao setor privado. Os governos em todas as esferas contratam os serviços principalmente para as famosas campanhas governamentais.

Campanhas publicitárias

Essa é uma das atividades que demanda maior tempo para um publicitário. Isso se deve a todas as etapas que precisam ser realizadas até chegar no produto final que é a propaganda de um produto ou marca específica.

Atendimento, planejamento, mídia, criação, e por fim já com a peça publicitária rodando, é realizada a análise do impacto que ela exerceu sobre o consumidor final.

Vendas e marketing

Os publicitários podem atuar junto ao time comercial ou do marketing das empresas, trabalhando de forma estratégica para a venda dos produtos.

Além disso, ele desenvolve conteúdo para rótulos e embalagens e auxilia na escolha de formatos e cores do produto a ser apresentado para o mercado. E também de atuar diretamente na comunicação do produto/serviço e até mesmo em eventos de divulgação e promoção da marca para o grande público.

Publicidade no governo

Governos municipais, estaduais e até o federal vem ano a ano aumentando o investimento em campanhas publicitárias. Os profissionais da área são requisitados visando auxiliar na ligação do governo com o cidadão e sempre reforçando uma ideia.

Ele atua diretamente em todas as etapas do desenvolvimento da propaganda, como na criação do slogan e definição visual.

Lá vem as eleições

As campanhas eleitorais são um momento ímpar, e os publicitários têm um papel fundamental nesse período. O resultado das urnas representa muito do trabalho que ele conseguiu desenvolver durante aqueles meses.

Pelas mãos do publicitário passa tudo o que o determinado candidato falará, qual roupa irá utilizar, qual será o tom do discurso, entre outros elementos que serão explorados durante a campanha.

Essas são algumas das possibilidades que o profissional de Publicidade e Propaganda poderá encontrar.

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!