Está pensando em seguir carreira nesta área? Então venha descobrir como é o curso de Filosofia e como de qualificar. Vamos conferir?
Como é o curso de Filosofia
O curso de Filosofia faz o profissional refletir sobre as mais profundas questões da existência e da vida em sociedade, como “qual a diferença entre ciência e religião?” ou “para que serve a cultura?”.
E é na faculdade que o aluno é estimulado a ler e pesquisar respostas para defender seu ponto de vista.
Não existe uma resposta simples quando falamos de Filosofia, mas quem opta por este curso afirma que é um processo estimulante e que ajuda a construir um pensamento mais crítico sobre as coisas.
O curso tem duração média de quatro anos e você pode encontrá-lo na modalidade presencial ou a distância (EAD). Além disso, existem as opções de licenciatura e de bacharelado.
A faculdade de Filosofia costuma ser dividida em dois eixos:
- Histórico
- Sistemático
Histórico
Nas disciplinas do eixo Histórico, o aluno estuda os filósofos antigos (Platão e Aristóteles) e segue com as ideias dos pensadores da Idade Média. Depois aprende sobre a Era Moderna até chegar no filósofos dos dias atuais.
Sistemático
Já no eixo Sistemático, o aluno debate questões que foram feitas em alguma época da história, mas que continuam relevantes. Elas são divididas em:
- Ética: o que é o bem e o mal
- Estética: o que é belo
- Filosofia da Ciência: como o conhecimento é produzido
- Filosofia Política: o que é o poder
- Lógica: estuda a argumentação
- Metafísica: qual o sentido da vida e o que é a identidade pessoal
O que o aluno encontra no curso
Não é comum encontrar laboratórios ou equipamentos científicos nos cursos de Filosofia, mas a faculdade ter uma boa biblioteca é fundamental! Afinal de contas, o curso precisa de muita leitura, criação de teses e desenvolvimento de artigos.
Além disso, o aluno encontra muitos debates, já que neste curso não basta somente ler, é necessário saber argumentar! Participar de seminários pode proporcionar oportunidades para exercer o pensamento crítico, além de ajudar na prática da argumentação.
O principal objetivo do curso de Filosofia é formar um profissional capaz de fazer análises críticas, rigorosas e profundas sobre questões das mais variadas dimensões da existência humana: individual, social, política, econômica, artística e espiritual.
Diferenciais do curso
Antes de escolher a faculdade para cursar Filosofia, é preciso que você fique atento ao enfoque de cada uma delas. Por exemplo, algumas instituições podem ter como foco a aprendizagem de idiomas, enquanto outras podem ter como foco a Filosofia Oriental.
Confira algumas atividades que as universidades podem oferecer:
Curiosidade: como a Filosofia exige um pensamento rigoroso, a curiosidade e a sensibilidade faz parte para resolver os problemas atuais. Por conta disso, em alguns cursos, os alunos podem cursar disciplinas de qualquer área do conhecimento.
Campo: participação em eventos, palestras, cursos de extensão, oficinas e visitas a museus.
Extensão: aqui os alunos participam de projetos que são oferecidos à comunidade. Eles podem ser cursos ou mostras de cinema que discutam temas relacionados à Filosofia.
Filosofia Oriental: a Filosofia Ocidental já faz parte do curso, mas para ampliar o conhecimento do aluno, algumas universidades oferecem disciplinas de Filosofia Oriental, Africana e Latino-americana.
Idiomas: para ter um pensamento clássico greco-romano e poder ler os artigos nos idiomas originais, algumas faculdades estimulam o aluno a aprender grego e latim.
Como é o mercado de trabalho
O filósofo pode encontrar diversas áreas de atuação. A mais comum é em empresas não governamentais, onde pode trabalhar em equipes multidisciplinares executando projetos sociais.
Ainda é possível encontrar espaço como consultor, falando sobre ética, responsabilidade social, gestão do conhecimento e inovação.
Uma área que está ganhando destaque é a da tecnologia. Empresas de comércio eletrônico, que coletam dados (Big Data) estão contratando filósofos para analisar informações que não estão relacionadas aparentemente.
Quem quer seguir na área acadêmica, pode optar pelo Mestrado e Doutorado. É possível ainda trabalhar na área cultural, dando cursos, fazendo críticas de obras de arte ou traduzindo obras filosóficas.
|Conheça vagas para área de Filosofia aqui no site da Catho.
Espero que a gente tenha te ajudado a entender como é o curso de Filosofia. Está pensando em ser um filósofo? Conta pra gente nos comentário lá nas redes sociais e não se esqueça de compartilhar o link do post com seus amigos!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!