As transformações e inovações tecnológicas têm criado nos últimos anos áreas promissoras, resultando em carreiras cada vez mais especializadas e específicas para essas demandas.
Assim surge o Cientista de Dados: um profissional que interpreta e analisa um alto volume de informações, e que todos os dias, se torna essencial para a expansão e desenvolvimento das empresas.
Ficou curioso para entender o tema? Se deseja conhecer uma das carreiras que despontam enquanto profissões do futuro, continue a leitura e confira o que faz um profissional dessa área, como está o mercado e como se tornar um!
Vamos conferir?!
O que um Cientista de dados faz?
O cientista de dados atua na realização de levantamento, avaliação e organização de dados visando extrair, por meio deles, informações essenciais para as organizações poderem desenvolver análises, tomada de decisões e insights.
Isso porque, com um mundo cada vez mais digitalizado, todas as nossas ações podem e são transformadas em dados, o que necessariamente gera um tráfego expressivo de referências constantemente examinadas e detalhadas.
Este profissional tem como papel principal fazer essa interpretação e converter números e porcentagens em padrões e modelos passíveis de compreensão.
Qual curso fazer para ser Cientista de dados?
Não existe uma possibilidade única de formação para que você consiga se tornar um cientista de dados, e esse é um dos aspectos responsáveis por atrair centenas de pessoas para essa profissão.
Hoje, essa é uma área formada por pessoas do campo de Ciências da Computação, Ciência de Dados, Estatística, Engenharia, Matemática, Física, Economia e Administração, em sua maioria.
Além disso, focar em se tornar um profissional qualificado pode aumentar e muito suas chances de contratação para uma oportunidade neste seguimento.
Hard skills necessárias
As hard skills são as área de conhecimento que este cargo exige. Então, para se tornar um cientista de dados, é preciso ter um entendimento especializado e profundo nos campos de:
- Linguagem da programação – principalmente SQL, R, Java, Python;
- Computação;
- Estatística;
- Docker;
- Matemática;
- Machine learning;
- Deep Learning;
- Visualização de dados e Business Intelligence.
Todas essas referências capacitam o cientista de dados para a perspectiva de conseguir manipular diariamente registros armazenados em diferentes formatos, como gráficos, índices e tabelas.
Soft skills essenciais
Veja agora quais são as soft skills que a área deseja para seus profissionais:
- Comunicação: pois fará o compartilhamento e detalhamento das suas referências e diagnósticos para outras equipes e profissionais;
- Postura colaborativa e de trabalho em equipe: já que complexas análises demandam um esforço coletivo bem qualificado;
- Proatividade: um bom cientista de dados é aquele que conseguir ter uma visão de futuro ao ir além das capacidades e demandas presentes, demonstrando uma tendência de procura por novos desafios e soluções;
- Boa narrativa: o poder de desenvolver um storytelling também desponta nesse cenário, por fazer com que você consiga de fato vender sua análise e torná-la compreensível para outras pessoas fora dessa área de especialização;
- Comportamento altamente adaptativo e flexível: está sempre na mira de recrutadores, que compreendem a necessidade desse profissional conseguir se reinventar e buscar novas formas de interpretação e avaliação dos dados com os quais trabalha.
Além dessas habilidades e competência, para se tornar um profissional da área bem requisitado, é necessário criar um bom documento para conquistar cada vez mais os recrutadores.
Baixe gratuitamente o nosso modelo de currículo para ser destaque no mercado.
E se você está buscando por uma nova oportunidade no mercado, não deixe de aproveitar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas sem pagar nada e ainda por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário e começar já!
Como está o mercado de trabalho para o Data scientist?
O mercado tem se mostrado bastante aquecido e atento para as possibilidades de expansão trazidas pelo desempenho de um cientista de dados.
Tudo isso se justifica pela capacidade desses profissionais em construir padrões e modelos altamente preditivos, antecipando tendências e produzindo referências bem estruturadas para setores financeiros, de vendas, jurídicos, de marketing, de produção e muitos outros.
Com isso, um bom conhecimento na área de negócios se mostra enquanto um diferencial, já que essa é uma área em constante transformação e aprimoramento, demandando análises cada vez mais precisas e ajustadas às expectativas de grandes organizações.
Isso se reflete quando percebemos quais são algumas das principais áreas de contratação, que basicamente podem ser divididas em três frentes:
- Qualificação de tomadas de decisão: relacionada com a identificação e recolhimento de informações, construindo uma análise capaz de amparar deliberações assertivas, precisas e otimizadas;
- Inteligência corporativa: conectada com a coleta, categorização e interpretação de dados apresentados em conferências, reuniões, relatórios, atas e planejamentos internos;
- Machine learning: envolve o aprimoramento da capacidade de aprendizado e evolução constante das máquinas, que conseguem, com essa atuação, ampliar a sua capacidade de obtenção de conhecimentos e dados.
Qual o salário de um Cientista de dados?
A média salarial recebida por um Cientista de dados no país é de cerca de R$ 9.000,00. Porém, é sempre bom frisar que vários fatores interferem nesse cálculo.
Ou seja, é preciso considerar a região específica, o nível de especialização, o tempo de atuação no mercado e porte da empresa contratante. E, ao localizarmos algumas das melhores oportunidades, podemos encontrar salários de até R$ 20.000,00, para aqueles que ocupam cargo sênior.
Como me tornar um Cientista de dados?
O primeiro passo fundamental para construir essa qualificação é estar pronto para estudar de forma contínua. Afinal, estamos falando de um campo altamente mutável e inovador, que conta com o surgimento de estratégias, teorias e soluções em uma velocidade diferenciada.
Comece buscando uma compreensão ampla das áreas da matemática, computação e estatística e defina qual será sua área de especialidade, baseada nas tendências que mais te atraem.
E mesmo que nem todas as empresas tenham como obrigatória a necessidade de uma diploma de educação formal, ela ainda é um aspecto que pode diferenciá-lo dos seus futuros concorrentes.
Dedique-se ainda a compreender e dominar alguma das linguagens de programação e dê preferência para aquela mais presente no setor ou departamento em que deseja focar. A Python, por exemplo, tem despontado por sua facilidade e por estar presente em um número significativo de informações.
Você pode também buscar aplicar essas informações ao colocá-las em prática, por meio de projetos que possam integrar e fortalecer o seu currículo e portfólio. E, por fim, não esqueça de aprimorar as suas soft skills e de contar com uma boa compreensão sobre ética, tecnologia e inovação.
Onde posso trabalhar como Cientista de dados?
Ao pesquisar por vagas para Data science, você encontra inúmeras corporações, indústrias, multinacionais, startups e empresas de mídia e tecnologia. E é possível ainda achar oportunidades no setor de consultoria para apoiar a construção e estruturação de projetos de avaliação de dados para agências de pesquisa e publicidade.
Essas são apenas algumas das áreas que empregam, já que o mercado não encontra uma quantidade suficiente de profissionais capacitados para suprir as vagas.
Portanto, saiba utilizar essa demanda a seu favor e inicie sua formação para se tornar um Cientista de dados. Não se esqueça de manter o seu currículo atualizado e ter uma rotina de candidatura no site da Catho para ser contratado mais rápido.
E se você gostou de conhecer mais sobre o cientista de dados, acompanhe o nosso blog e fique sempre por dentro das principais informações e tendências do mercado de trabalho. Agora, aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!