Aqui na Catho temos um claro propósito: ajudamos pessoas a se realizarem profissionalmente, empresas a serem mais produtivas e o Brasil a prosperar. Mas alcançar esse resultado é complexo porque uma série de questões sociais e econômicas atravessam o nosso mercado de trabalho. E por isso é preciso pensar em formas de contornar as dificuldades e, ainda assim, ir em busca dessa missão.
Logo, não podemos deixar de falar do desafio que é combater a desigualdade de gênero no mercado. Como podemos ajudar as pessoas a se realizarem profissionalmente se é comum ainda nos dias de hoje as mulheres estarem em desvantagem quando o assunto é salário e empregabilidade? Nossas pesquisas e muitas outras feitas por diversas instituições apontam essa realidade.
Na Catho, acreditamos que as medidas precisam ser afirmativas. Aprendemos na prática que se não existirem ações que buscam intencionalmente a igualdade de gênero, ela não vai acontecer naturalmente. Por isso, desde 2020, temos nos comprometido como empresa em incentivar o debate acerca deste assunto para conscientizar empresas e pessoas sobre a necessidade de promover e valorizar a diversidade e, principalmente, garantir que as condições de trabalho dentro da Catho sejam justas e iguais para todos e todas. E como estamos fazendo isso?
Catho é eleita uma das melhores empresas para mulheres trabalharem, segundo o GPTW
Além do atual título de 7ª melhor empresa para trabalhar na região de Barueri, em São Paulo e das conquistas anteriores, agora o Great Place to Work (GPTW) certificou a Catho como uma das melhores empresas para mulheres.
Nesta premiação, milhares de empresas se inscrevem e são avaliadas por seus próprios colaboradores em aspectos como benefícios, oportunidades de crescimento, clima organizacional, liderança, oportunidade de capacitação, entre outros. Lembrando que o GPTW é uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
Dentre os diferenciais para mulheres, a Catho destaca ações do Programa Viva Bem, como licença-maternidade estendida e licença paternidade, acompanhamento das gestantes e programa de suporte com informações para elas, assistência à saúde, auxílio-creche e o Programa Baby, que aborda os cuidados mais importantes a cada mês do bebê.
Catho é signatária da ONU Mulheres
Ainda com o objetivo de valorizar as mulheres e promover mais igualdade, em junho de 2021 a Catho passou a ser signatária da ONU Mulheres. O movimento da empresa vai de encontro com o objetivo “Um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, da ONU Mulheres, em apoio à Agenda 230 de Desenvolvimento Sustentável, adotada em 2015, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A ONU Mulheres foi criada em 2010 com a missão de unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Segue o legado de duas décadas do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) em defesa dos direitos humanos das mulheres, especialmente pelo apoio a articulações e movimento de mulheres e feministas, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais.
Com isso, a Catho se compromete em fazer a diferença para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade. Atualmente, 66% do quadro de funcionários da empresa é formado por mulheres.
#VemPraCatho: quer fazer parte do time?
A Catho busca profissionais que se motivem com a possibilidade de promover felicidade profissional, produtividade para o mercado de trabalho e diversidade.
Se você se identifica com esse propósito, não perca tempo e cadastre-se gratuitamente em nosso banco de talentos. Acesse aqui.
#EssaCadeiraéMinha: um movimento da Catho pela Igualdade de gênero no mercado de trabalho
Em março de 2020 a Catho lançou o movimento Essa Cadeira é Minha que busca mais representatividade feminina no mercado de trabalho. O movimento promoveu diversas ações com o objetivo de incentivar o mercado a fazer contratações de forma mais igualitária.
No lançamento do movimento, a mensagem foi sobre a baixa participação feminina nos cargos de liderança, visto que para cargos elevados as chances das mulheres ocuparem a cadeira é 3 vezes menor que a dos homens. Assista aqui a campanha!
Já em outubro de 2020, a campanha teve foco nos ambientes hostis e assédios morais sofridos pelas mulheres. Na campanha #DiadaChefe, o objetivo foi expor as percepções sobre a atuação de homens e mulheres no ambiente de trabalho. Enquanto os homens em cargos de liderança são considerados enérgicos, incisivos e lógicos, as mulheres líderes muitas vezes são percebidas como desequilibradas, emotivas, grossas ou mal-amadas. Um preconceito que não deve ser tolerado. Para ver o resultado, assista!
Em 2021, o movimento focou na Reprogramação do Mercado de Tecnologia, que é composto por apenas 19% de mulheres. Para mudar esse cenário e fortalecer o protagonismo feminino na tecnologia, preparamos mais uma campanha de conscientização e criamos um plugin de navegador que deixa as vagas de emprego mais inclusivas para mulheres.
A ideia dessa extensão é fazer com que o mercado seja mais convidativo, independentemente de onde essa vaga esteja anunciada. Você pode instalar o plug-in através deste link. Para assistir, é só dar o play!