Aprenda a criar uma carta de indicação profissional

carta de indicação profissional

Você sabia que existe uma carta de indicação profissional, onde os recrutadores avaliam candidatos que foram indicados por um funcionário que já trabalha na empresa? Assim, tanto o novo contratado quanto o antigo podem receber benefícios.

Achou interessante? Aprenda agora então quais as vantagens e cuidados de uma indicação profissional, e também os passos para você criar esse documento.

Vamos conferir?!

O que é indicação profissional?

A indicação de profissionais para vagas de emprego é uma das formas mais praticadas no mercado de trabalho. Porém, na ótica de quem indica, é importante ter o cuidado de qual profissional irá recomendar.

A performance do indicado impacta diretamente na reputação, algo que cada um deve cuidar e que está sempre em jogo quando falamos do contexto corporativo.

Para indicar alguém para uma posição é preciso ter a maior certeza possível de que aquela pessoa é a ideal, independentemente de condições de amizade, relacionamento ou grau de parentesco. Por mais que seja um conhecido, deve suprir às exigências técnicas da vaga em questão.

Segundo Mike Martins, coach e Diretor Executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching, se você deseja indicar alguém, é preciso fazer perguntas prévias para a empresa sobre a posição e a função que a pessoa irá desempenhar como forma de precaução e repassar tudo.

“O simples fato de indicar um profissional faz as pessoas julgarem que este indivíduo é um amigo ou membro da família. Existem estudos que mostram que na indicação, para a imagem de quem indica, há mais desvantagens do que pontos positivos.”, indica Martins.

Recomendar pessoas de convívio social, como conhecidos da balada ou do futebol, pode ser fatal. Um sério erro é pressupor que por ter alguma amizade, julga saber como a pessoa é em seu campo unificado. Ao indicar um profissional, é importante deixar claro até que ponto o conhece.

Algumas ressalvas devem ser ditas, mostrando, por exemplo, que só conhece o trabalho da pessoa, mas não sabe como se comporta no relacionamento em equipe.

“Em uma oportunidade, recomendei um colega para uma posição, mas deixei bem claro que ele tinha um perfil de gestor do tipo que não gosta de dar más notícias. Mesmo assim ele foi contratado, porém a empresa ficou atenta e supervisionou este tipo de comportamento que eu tinha alertado”, conta Guilherme Lang Dias Rego, diretor da Elevartis, empresa de desenvolvimento profissional e pessoal.

Permitir a indicação de pessoas próximas é algo delicado e que varia de acordo com a cultura das empresas. Existem organizações que estimulam o convívio entre parentes, porém, outras repudiam este tipo de coexistência, barrando qualquer tipo de relacionamento pessoal no ambiente de trabalho.

Programas de indicação

É comum empresas abrirem e construiremos seus próprios programas de indicações, onde aceitam que seus colaboradores divulguem currículos de profissionais conhecidos para o time de RH.

Alguns desses projetos podem beneficiar o profissional que indicou, caso a contratação seja realizada. Muitas vezes, esses trabalhadores ganham uma quantidade de dinheiro ou algo em troca, já que ajudaram a empresa reter um talento do mercado.

Como fazer uma indicação?

É recomendável instruir o candidato indicado a respeito da cultura e valores da empresa contratante. Passar um perfil do que será exigido dele na seleção é interessante, mas é necessário ter o cuidado para não virar algo artificial no processo seletivo.

Cada empresa utiliza de um esquema, mas algumas, além de visualizar o currículo, apostam em uma carta de indicação profissional para conhecer melhor a candidatura desse profissional.

Caso a pessoa seja contratada, a indicação pode agradar de início, mas, ao longo do tempo, o comportamento real dela irá se mostrar. “A boa indicação demonstra que o profissional que indicou possui um bom networking e círculo de influências. Hoje em dia, quem tem uma boa rede de contatos é muito bem visto”, finaliza Mike Martins.

Passos para criar uma carta de indicação profissional

A carta de indicação profissional não é algo popular no Brasil e geralmente os profissionais costumam solicitar apenas quando alguém realmente faz um convite para participam de algum processo seletivo.

Conheça a seguir um resumo sobre o que se deve conter em uma carta de indicação profissional:

  • A data da carta;
  • O nome do remetente;
  • O endereço completo do remetente;
  • O telefone e celular do remetente;
  • O e-mail do remetente;
  • O nome do destinatário ou vocativo genérico;
  • O assunto ou título da carta, que pode ser simplesmente “Carta de Indicação”;
  • O corpo da carta, normalmente dividido em três partes ou parágrafos contando um pouco de sua experiência profissional;
  • A assinatura do remetente.

Além disso, se achar necessário, insira suas redes sociais, portefólio e projetos.

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Dicas para realizar uma indicação profissional

Caso esteja pensando em indicar alguém, anote as nossas dicas para realizar essa ação da melhor maneira:

  1. Entenda as responsabilidades da vaga em questão e estude se o perfil de quem você deseja indicar é compatível;
  2. Descubra se o indicado tem as competências técnicas para executar o trabalho e o cargo;
  3. Contatar a pessoa e verificar previamente se há o interesse na vaga;
  4. Não assumir responsabilidade pela possivel contratação;
  5. Não contar vantagens;
  6. Tome cuidado para não dar certeza de uma contratação e deixe claro que o processo seletivo é igual para todos os candidatos.
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