Carta de demissão: saiba o que é e como fazer

carta de demissão

Em toda carreira, chega a hora de haver mudanças, especialmente quando a colocação atual já não corresponde mais com seus anseios, princípios, desejos e valores. E aí, talvez a melhor saída seja elaborar uma carta de demissão.

Nesse momento, muitas pessoas pensam em pedir demissão para ir em busca de novos objetivos para o seu plano de carreira, mas para a grande maioria essa ação gera dúvidas.

Então, saiba que pedir demissão não é o fim do mundo e, se tudo for feito do jeito certo, você poderá ficar com a consciência tranquila em sua nova colocação no mercado.

Para eliminar todas as suas dúvidas sobre o tema, acompanhe nosso post e entenda tudo sobre a carta de demissão antes de preparar a sua. Descubra também os tipos de documentos que existe e qual o melhor momento para envia-la. Vamos conferir?!

O que é uma carta de demissão?

A carta de demissão é um documento exigido por qualquer empresa quando um colaborador manifesta a intenção de deixar a empresa por livre e espontânea vontade.

Ela serve para comunicar formalmente à empresa que a intenção de desligamento partiu do colaborador, e que ele está ciente das condições impostas pelas leis do trabalho para essa situação específica.

Porém, existem algumas regras para serem seguidas na elaboração da carta de demissão.

Isso porque a empresa precisa comprovar que foi o colaborador quem solicitou o desligamento na hora de acertar as verbas rescisórias que, no caso, são muito menores em caso de pedido de demissão comparadas a uma demissão por parte da empresa.

Como pedir demissão?

Para pedir a sua demissão, você primeiramente deve comunicar o seu superior direto, de preferência com horário marcado para a conversa ser tranquila e as dúvidas serem esclarecidas

Após comunicar o superior, você deve aguardar o setor de RH lhe chamar para redigir a carta de demissão. Isso deve acontecer logo que você informe ao superior, pois, caso você não vá cumprir o aviso prévio, o contrato deve ser encerrado imediatamente.

Confira as dicas de como pedir para ser mandado embora da melhor maneira.

Quando a carta de demissão é solicitada?

Quando você for chamado pelo departamento de Recursos Humanos, o responsável irá solicitar que você redija a sua carta de próprio punho e lhe dará as informações que devem constar na carta.

Após assinar, é só entregar os materiais da empresa que estavam sob seu poder e seguir sua jornada.

E se você está em busca de um novo emprego, não deixe de aproveitar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e por tempo indeterminado. Basta preencher o formulário com seus dados e começar já!

Como fazer uma carta de demissão?

Para redigir a sua carta demissional, você precisa apenas colocar informações suficientes para cumprir os requisitos legais para a empresa poder comprovar juridicamente que foi você quem pediu o desligamento.

Lembrando que a carta de demissão deve ser assinada e redigida por você com sua própria letra, não pode ser impressa.

Listamos a seguir os dados básicos que precisam constar na sua carta para ela ser validada:

  • Nome da empresa;
  • Nome do seu superior ou gestor de RH;
  • Pedido de desligamento da função;
  • Detalhes sobre o cumprimento ou não do aviso prévio;
  • Local e data;
  • Nome completo e assinatura do colaborador.

Quando e como entregar a carta de demissão?

Não existe uma ocasião padrão e nem um método para entregar uma carta de demissão. O ideal é que você e o seu superior estejam com os ânimos atenuados, pensamentos e emoções tranquilas para evitar conflitos.

Use o seu bom-senso para encontrar o melhor momento de dar a notícia aos interessados, e de preferência seja muito discreto antes de fazê-lo para que os responsáveis não fiquem sabendo da sua intenção por terceiros.

Foque em sua saúde mental e planeje tudo com antecedência. Assim, você se tornará mais forte para os desafios que podem surgir nessa sua nova jornada de sucesso.

Modelos de carta de demissão

Existem vários modelos de cartas de demissão e as informações contidas nelas variam conforme a forma de demissão. Confira os exemplos:

1. Carta de demissão sem aviso prévio

À (nome da empresa que você está se desligando)

Prezado(a) (nome do seu supervisor ou colaborador do RH responsável pela demissão),

Venho por meio desta carta comunicar formalmente à empresa que desejo me desligar das minhas funções como (nome do seu cargo).

Solicito também, a dispensa do aviso prévio e o encerramento imediato do contrato de trabalho. (Você não é obrigado, mas se não fizer objeções pode colocar o motivo pelo qual não irá cumprir o aviso prévio)

Local e data

Nome completo

Assinatura

2. Carta de demissão com aviso prévio

À (nome da empresa que você está se desligando)

Prezado(a) (nome do seu supervisor ou colaborador do RH responsável pela demissão),

Venho por meio desta carta comunicar formalmente à empresa que desejo me desligar das minhas funções como (nome do seu cargo).

Fico à disposição da empresa durante o período de aviso prévio que vai de (data inicial) até (data final).

Local e data

Nome completo

Assinatura

3. Carta de demissão detalhada com aviso prévio

À (nome da empresa que você está se desligando)

Prezado(a) (nome do seu supervisor ou colaborador do RH responsável pela demissão),

Formalmente, venho por meio desta carta comunicar formalmente à empresa que desejo me desligar das minhas funções como (nome do seu cargo).

Agradeço a toda a equipe de gestão e colaboradores pela oportunidade de ter vivenciado experiências únicas com profissionais de excelência que tanto contribuíram para o meu crescimento e desenolvimento pessoal e profissional.

A razão pela qual estou me desligando da organização é de cunho profissional, pois recebi novas oportunidades que me permitirão evoluir, crescer e aprender ainda mais sobre a profissão que escolhi para a minha carreira.

Cumprirei aviso prévio, de (data inicial) até (data final).

Local e data

Nome completo

Assinatura

Adapte o modelo que mais se adequar à sua situação aos seus motivos, e confie no processo! Vai dar tudo certo!

A carta de demissão deve ser escrita à mão?

Sim! Para ser considerada um documento válido, a carta deve ser redigida pelo próprio funcionário com a intenção de se desligar da empresa, pois ela será arquivada na empresa e ficará à disposição caso seja necessária uma consulta ao documento.

Seja qual for o seu motivo, nunca ceda a pressões e não fique no emprego só por medo de não encontrar outra oportunidade. Seu bem-estar é mais importante que tudo, o mercado está cheio de oportunidades.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

Gostou de aprender mais sobre a carta de demissão e como criar um documento da melhor maneira? Então, aproveite para compartilhar o link do conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também possam fazer a leitura!

Saiba mais: Demissão: guia completo sobre o tema e principais direitos e deveres

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile