Saiba como trabalhar como especialista arquitetura da informação

cursos técnicos

A área de Tecnologia da Informação conta com diversas opções de especialização. Dessa forma, o profissional tem à disposição um grande leque de possibilidades pelas quais pode direcionar a sua carreira.

Uma dessas áreas em que é possível se aprimorar é a Arquitetura da Informação. Você já ouviu falar nesse nome? Vamos conferir o estudar para ser especialista em arquitetura da informação?

Sobre a profissão

Você já deve ter entrado em vários sites na sua vida, mas já parou para pensar em quanta gente é necessária para criar esse tipo de ambiente online? Para que a experiência dos usuários seja a mais positiva possível, é ideal que sejam levados em consideração vários aspectos como: design visual, usabilidade, design de interação, pesquisa do usuário, estratégia de conteúdo… e arquitetura da informação.

A arquitetura da informação é responsável pela distribuição e organização das informações de um futuro site. Por isso, ela está ligada aos aspectos que podem tornar sua navegabilidade muito mais positiva para os usuários.

É como se fosse em uma construção. Podem ter sido utilizados materiais incríveis para erguer uma casa, mas se não houver um arquiteto para criar um projeto, o espaço deixa de ser atrativo, para de ser visitado e perde o interesse das pessoas.

Da mesma forma, na arquitetura da informação os profissionais trabalham com diversas informações valiosas: artes produzidas por designers, textos desenvolvidos por redatores e muito mais. Cabe a ele dar vida a todos esses elementos e posicioná-los de forma atrativa na plataforma.

Experiência do usuário

O arquiteto da informação lida diretamente com alguns dos principais aspectos que envolvem a experiência do usuário. São eles: estratégia do site, escopo, estruturas das informações e o esqueleto.

Tudo isso precisa ser levado em consideração quando esse profissional inicia seu trabalho.

Então, ele organiza todas as informações e as setoriza em páginas, cria grupos clicáveis a partir de uma hierarquia, escolhe os nomes que cada sessão do site vai ter, estabelece os menus de navegação, barras de pesquisa e muito mais.

Por lidar com tantas atribuições é necessário se preparar e estudar bastante para conseguir produzir resultados positivos como arquiteto da informação. Confira os principais cursos a fazer para se tornar um especialista na área:

Bacharelado

Para atuar na área, é ideal que você inicie seus estudos a partir de uma faculdade com foco nas práticas da tecnologia da informação. Existem várias para se escolher, mas caso opte pelo bacharelado, saiba que ele é mais indicado aos que desejam conhecer também a parte teórica e científica, além ter duração de 4 anos, em média.

Alguns dos cursos que você pode fazer: Ciências da Computação e Engenharia da Computação.

O curso tecnólogo também é outra opção para quem deseja iniciar na área. Ele é conhecido por ser mais rápido e focar em um aprendizado prático, apresentando os conteúdos que precisam ser vistos de maneira mais imediata, em relação ao bacharelado.

Faculdades que você pode escolher: Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Gestão em Tecnologia da Informação.

Pós-graduação

Por último, para se tornar um especialista em arquitetura de dados, não se esqueça de se dedicar a uma pós-graduação na área. Ela pode ser chamada de Especialização em Arquitetura da Informação ou Arquitetura e Soluções de TI, e trata dos principais assuntos que envolvem essa área de maneira muito mais aprofundada. Além de lidar com o necessário para desempenhar essa função de forma ainda melhor, o curso trata também de aspectos de inovação no mercado.

Saiba mais: Educação no mercado de trabalho: dicas de estudo, cursos e qualificações

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!