Nos últimos anos, a carreira de marketing passou por muitas transformações, tanto os profissionais da área, quanto as ferramentas usadas nesse segmento que é tão vasto.
Em geral, é muito comum associarmos Marketing à área de propaganda e vendas, e de fato não deixa de ser, porém é muito mais amplo do que apenas campanhas publicitárias e ações comerciais.
Conheça a seguir as características da área de Marketing, áreas de trabalho em alta e curiosidades sobre o ramo e muito mais! Vamos conferir?
O que é Marketing
De acordo com Philip Kotler, a maior referência da área, o “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro”.
Como podemos ver acima, o marketing é de extrema importância para uma empresa. O profissional de marketing vai ajudar a empresa a entender melhor as necessidades dos seus clientes e a se posicionar de maneira estratégica, produzindo comunicações, ações e conteúdos relevantes que ajudem as pessoas a entenderem o valor da empresa e dos seus produtos.
Quem pretende trabalhar na área do marketing busca as melhores estratégias para abordar e conhecer seu público, sempre considerando o comportamento das novas gerações e as tendências de consumo, e no posicionamento da marca como um todo.
Áreas do Marketing
Conhecer as áreas de marketing é essencial para quem quer seguir a carreira, afinal esse ramo trás muitas atividades distintas. Confira algumas das carreiras na área de marketing mais promissoras:
Marketing Digital
A primeira área que iremos te apresentar é a área de Marketing Digital. Essa é uma área bastante vasta, tendo muitas atividades a serem feitas na internet, e claro que é enorme a quantidade de oportunidades oferecidas pela internet para a marca se comunicar com o consumidor.
Os profissionais dessa equipe podem ser responsáveis pelas vendas online, pela construção da presença da marca nas redes de anúncios, blogs, sites, redes sociais e conteúdos como artigos, imagens e vídeos são ótimos para a divulgação de produtos e serviços.
Para atuar nessa área é preciso ter conhecimento em ferramentas e ter certificação nas principais plataformas de dados, anúncios, canais digitais e afins.
Marketing de Produto
Outra área importante dentro do marketing é a de produto. Esse profissional não só deve criar estratégias e ações para inserir um produto no mercado, mas também atrair clientes para esse produto.
Para isso está na rotina dos profissionais da área fazer estudos de públicos, desempenho de produtos, fazer testes, pesquisas e aplicar metodologias de inovação e criação de impacto.
Neuromarketing
O neuromarketing desperta interesse em quem gosta de ciência e psicologia, pois juntando as duas, ele estuda o comportamento do consumidor. Entendendo como o cliente age e definido as melhores estratégias de acordo com seus hábitos e jornada de consumo.
E-commerce
A área de e-commerce, nada mais é do que vender pelas plataformas de comércio digital. Nessa área, o profissional será responsável por acompanhar e avaliar dados de todo o processo de divulgação e vendas de produtos.
Marketing Social
Essa área trabalha com ações solidárias da empresa, promovendo responsabilidade social. As estratégias são de atender as necessidades de pessoas que vivem em cidades desfavorecidas. Mobilizando também a sociedade para um comportamento coletivo de compaixão.
Trade Marketing
Ele é voltado para estratégia de exposição de produtos nos canais de venda e de contato com os clientes, principalmente nos centros de distribuição, como empresas de varejo.
Assim, o público-alvo consegue visualizar adequadamente em prateleiras, gôndolas e em diversos setores os produtos que são ofertados. Ele tem o objetivo de desenvolver e estreitar a relação dos clientes com os canais de vendas por meio de experiências de compra memoráveis.
Marketing de Conteúdo
Essa área do marketing é a preferida dos profissionais que gostam de escrita e comunicação. A estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em toda a atmosfera que envolve seu produto e necessidade que ele atende.
Com o conteúdo é possível atrair, envolver e educar seu consumidor e gerar valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.
Fazer Marketing de Conteúdo é criar diversificados produtos como textos, vídeos, ações, e-books, posts sobre seu nicho de mercado. Diferente da publicidade, não é sobre o que sua empresa quer oferecer, mas sobre estar presente e ajudando nas necessidades que os clientes enfrentam.
Como entrar na carreira de Marketing?
Se você deseja seguir a área de marketing, o caminho mais comum é fazer os cursos voltados para Marketing, Comunicação, Publicidade e similares, mas se destacam também profissionais com outras formações que atribuem muitas competências na área, como o Jornalismo, Administração, Economia e afins.
Além disso, determinação é um ponto importante para a carreira, o conhecimento nas práticas do mercado, nos recursos tecnológicos, nas tendências futuras, sempre renovando e tendo olhar atento ao mundo pode ser um diferencial para conqusitar grandes oportunidades.
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