Benefícios opcionais e obrigatórios: saiba quais são oferecidos nas empresas

benefícios obrigatórios e opcionais

Se você é funcionário de uma empresa, deve conhecer os seus direitos básicos. Mas existem alguns benefícios obrigatórios e opcionais que você não deve abrir mão. Veja quais são!

Benefícios obrigatórios dos funcionários

Muitas pessoas não têm conhecimento dos benefícios que possuem apenas por serem funcionários de uma empresa. Existem alguns que são obrigatórios e outros que são opcionais, e conhecê-los é importante para poder reivindicá-los.

Eles existem segundo a legislação trabalhista brasileira e os empregadores devem cumprir os obrigatórios e opcionais, exceto caso você tenha renunciado a seus direitos sobre eles.

Como benefícios obrigatórios existem alguns que nós já conhecemos e são os que esperamos quando somos admitidos em um trabalho. São eles:

  • FGTS;
  • Décimo terceiro salário;
  • Férias remuneradas;
  • Vale-transporte;
  • Adicional noturno para quem trabalha entre as 22h e 5h.

Estes são apenas alguns dos benefícios que existem para os colaboradores de carteira assinada apresentados durante a entrevista de emprego ou contratação deles.

Benefícios opcionais dos funcionários

Agora, sobre os benefícios opcionais, eles vão ser ofertados aos trabalhadores na descrição ou comunicação da vaga. Veja quais são!

Vale-alimentação e refeição

Tanto o vele refeição quanto o vale alimentação não são exigidos por lei, pois tecnicamente se apresentam no pagamento, mas caso seja acordado na hora da descrição da vaga ou do contrato deve ser cumprido.

E é muito vantajoso para o trabalhador, por isso não se recomenda que abra mão.

Plano de saúde Coletivo Empresarial

Esse tipo de plano de saúde é contratado pela empresa em que se trabalha, ele oferecerá diferentes serviços médicos. Além disso, algumas empresas possuem parceria também com operadoras de planos odontológicos. 

Essas proteções estão disponíveis para seus funcionários e dependentes, que podem ser filhos, pais e cônjuges.

Nesse caso, o plano de saúde coletivo empresarial é feito para a massa, ou para todos os colaboradores em questão, todos eles fazem parte do plano junto de seus beneficiários.

Então é feita a contratação e passado o tempo de carência, os funcionários e suas famílias podem começar a usufruir dos benefícios disponibilizados para eles.

Plano odontológico

Assim como os planos de saúde, as empresas também podem fornecer os planos odontológicos que podem ter ou não integração com a assistência médica. Quem vai decidir sobre esse benefício é a sua empresa.

Auxílio-creche

Para os papais e mamães que não tem com quem deixar os filhos, o auxílio creche é uma forma de fazer com que os pais não precisem gastar dinheiro diretamente do seu salário para que as crianças fiquem em uma creche.

Bolsas de estudos e auxílio

Muitas empresas por si só já tomam a iniciativa de garantir um estudo para os seus funcionários e assim investir em seus futuros, mas isso também não é obrigatório.

E você como funcionário não deveria renunciar a isso, pode ir para o seu currículo e garantir melhores oportunidades na sua carreira. Eles podem investir em cursos profissionalizantes, de idiomas ou faculdades também.

Descontos na empresa

Dependendo do tipo de ramo em que você trabalha, descontos fornecidos pela empresa podem vir a calhar. Principalmente se você é funcionário de mercados, farmácias ou lojas de roupas.

Vale cultura

Não era muito comum até pouco tempo atrás, mas as empresas querem mais e mais os seus funcionários envolvidos em atividades culturais, de lazer que tragam prazer a eles. Isso aumenta suas satisfações e nível de produtividade.

Esse vale pode ser um ingresso para o cinema, para um museu ou alguma exposição acontecendo na cidade.

Por que não renunciar aos benefícios?

Os benefícios opcionais são geralmente oferecidos pela empresa durante o trabalho ou já na entrevista de emprego. E, é claro, sendo opcional, você pode renunciar a eles ou acatá-los.

Mas tudo isso que a empresa oferece, vem de uma cultura estabelecida pela organização, onde ela acredita que o que é ofertado fará bem para você como funcionário.

Afinal, você não quer trabalhar em um lugar que não liga para a sua saúde, família, carreira, crescimento profissional ou pessoal.

Além disso, a empresa quer que você queira crescer com ela. E é isso que os funcionários querem também. Portanto, recusar esses benefícios em questão não é uma das melhores ideias.

Se você tem a chance e oportunidade de usufruir destes tipos de benefícios que podem melhorar a sua qualidade de vida e desempenho no trabalho, não hesite em agarrá-los. 

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

E aí, gostou de saber mais sobres esses benefícios opcionais? Então, aproveite e compartilhe o link do texto com seus amigos!

 

Avalie esse artigo:
Autor

Textos de autores e veículos renomados no mercado e parceiros do nosso blog. Conteúdos relevantes e originais para agregar mais aos candidatos.

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. EMPRESAS/MAUS GESTORES
    Sou PCD num estacionamento, PIOROU a LEI DE COTAS depois da PANDEMIA (COVID)
    Devido a PANDEMIA (COVID), novos GESTORES não aceitam os PCDS.
    Pedi afastamento depois de MÁS CONDIÇÕES E PRESSÃO no local de trabalho.
    Li a MATÉRIA da CATHO (CAPACITISMO), enviarei pro RH da EMPRESA que trabalho.
    Acho que desconhecem e ou, não sabem o que se passa aqui em SP.
    É uma EMPRESA multinacional com sede no RS, talvez não saiba o que se passa em SP.
    Já fiz DENÚNCIA e me identifiquei, mas o CONTATO SEGURO não repassou as RECLAMACOES.
    Eles enviam uma RESPOSTA AUTOMÁTICA, que irão INVESTIGAR e entrarão em contato.
    Nada de RESPOSTA CONCLUSIVA, sempre se ESQUIVANDO.
    A POLÍTICA sobre PCDS, não é BEM VISTA por alguns “GESTORES/ CHEFES.
    A LEI é muito bonita, mas a PRÁTICA foge da REALIDADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile