Entenda os benefícios da avaliação de desempenho para sua carreira

Entenda os benefícios da avaliação de desempenho para sua carreira

Você já parou para pensar em como a avaliação de desempenho traz um impacto direto para nós enquanto funcionários? Que tal descobrirmos juntos quais resultados são estes, qual a finalidade, o conceito e os benefícios envolvidos? Continue a leitura!

O que é a avaliação de desempenho?

Para entender o que é a Avaliação de Desempenho, é importante sabermos que ela é uma ferramenta utilizada para obter informações, servindo de apoio para o processo de melhoria organizacional em todas as áreas, inclusive sendo muito utilizada para:

  • Estudo de cargos e salários
  • Promover funcionários
  • Para aplicação de treinamentos
  • Captação de recursos humanos para a empresa
  • Percepção do clima organizacional e do papel de cada colaborador na organização.

Além de contribuir para as tomadas de decisões dos gestores em suas ações cotidianas, no processo de desenvolvimento de seus funcionários e aplicação de feedbacks, proporcionando o desenvolvimento institucional e pessoal de todos os envolvidos.

De um modo mais generalista, podemos dizer que a avaliação de desempenho é a dinâmica de observar, analisar e acompanhar a performance de um ou mais trabalhadores com o objetivo de proporcionar seu aprimoramento e por consequência, o progresso de toda a organização.

Assim sendo, esta é uma importante ferramenta para mensurar o grau de contribuição e envolvimento dos colaboradores na determinação e execução de seus objetivos individuais e corporativos.

Contribuindo para o desenvolvimento das pessoas na organização e fortalecendo o processo que podemos chamar de “ganha-ganha”, ou seja, a empresa cresce e remunera, enquanto o colaborador promove melhorias e então é melhor remunerado.

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Quais são os benefícios da avaliação de desempenho?

Vamos conferir quais são os seus principais benefícios ao receber os resultados de sua avaliação de desempenho. Veja!

1.Possibilita mais conhecimento

Já que o ponto positivo é a chance de oferecer autoconhecimento, através do entendimento sobre os pontos fortes e fracos. É essencial conservar a motivação, além de conhecer talentos e possibilitar auxílio no desenvolvimento.

2.Auxilia na tomada de decisões

Da mesma maneira que a avaliação gera conhecimento, ela fornece informações importantes para firmar decisões e com isso gerir promoções e realocações, além de evitar falhas por julgamentos tomados a partir de palpites pessoais ou feeling.

3. Viabiliza o desenvolvimento

Pois após a coleta de dados da avaliação é possível indicar programas de treinamento e desenvolvimento, assim o RH pode investir em capacitações.

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