Saiba como avaliar uma proposta de emprego

proposta de emprego

Você recebeu um convite para trabalhar em uma empresa e está com dúvidas sobre como realizar a avaliação dessa proposta de emprego?

Então, confira a seguir o conteúdo exclusivo sobre como avaliar uma proposta de emprego e entenda quais as melhores práticas nesse momento tão importante da contratação. Vamos conferir?

Ponto de partida: análise da empresa

Quando recebemos uma proposta de emprego, dependendo da situação, é normal o desejo de aceitar o novo desafio. Mas, avaliar o convite e também a empresa é algo importantíssimo. 

Afinal, trabalhar em um ambiente saudável, em uma empresa que está alinhada aos seus valores, pode abrir muitos caminhos e aumentar a sua satisfação ao longo da carreira.

Então, quando você estiver diante de uma possível contratação, reflita sobre pontos como:

  • A empresa possui boas avaliações?
  • A empresa possui perfil nas redes sociais? O que ela comunica?
  • A empresa já esteve envolvida em alguma crise? Como ela se sobressai?
  • A empresa está presente em projetos sociais? Quais?
  • O que as notícias dizem sobre essa empresa? 

O seu perfil profissional diz muito sobre você e também sobre as organizações que combinam com o seu estilo. Então aposte no autoconhecimento e tenha uma carreira bem estruturada. 

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O que avaliar em uma proposta de emprego

Após verificar os pontos acima sobre a empresa e estar de acordo com o cenário, não deixe de lado os outros aspectos importantes listados abaixo.

1. Valor e missão da empresa

Como já mencionamos anteriormente, aprender sobre a empresa é algo fundamental. Isso pode fazer com que perceba se há um match entre o seu perfil e a vaga que deseja ocupar. 

Além disso, descobrir sobre a missão e valores da empresa é importante para entender a sua preocupação com a responsabilidade social e se irá sempre avaliar ações em prol do bem-estar de todos.

Assim, você também estará fazendo a sua parte, quando constatado que essa cultura e valores estão sendo colocados em prática! 

2. Remuneração e benefícios

Com certeza, alguns dos pontos que mais chamam a atenção dos candidatos quando recebem uma proposta são: salário e seus benefícios. 

Mas, dependendo da situação, nem sempre ganhar mais pode ser uma boa jogada! Aposte sempre em sua pretensão salarial e faça as contas. 

Obviamente, pode haver aqueles ganhos irrecusáveis, mas o importante é validar se realmente vale a pena para o seu estilo de vida tudo que está descrito nas atribuições da vaga.  

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3. Competitividade no mercado

Não é segredo para ninguém que ter alguns nomes de empresas conhecidas no  currículo pode fazer com que seu documento seja destaque. Por isso, pesquise sobre a competitividade que essa companhia tem no mercado. 

Você também pode estudar sobre o ramo de negócio que ela atua, seus principais concorrentes e, claro, o seu tamanho e reputação. 

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4. Localização e regime de contratação

Com as novas tendências chegando no mercado de trabalho, cada vez mais estão surgindo novos tipos de contratação. Por conta disso, é essencial que você analise a proposta que a empresa contratante está disponibilizando. 

Muitas vezes, os profissionais se sentem insatisfeitos com o seu trabalho justamente por estarem atuando presencialmente, ao invés do trabalho remoto, por exemplo. Nesses casos, busque o que for compatível com a sua realidade e desejo.

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5. Compatibilidade com o seu perfil profissional

Assim como a contratação, o ideal é que você veja se o seu perfil profissional é compatível com o que a empresa está buscando. 

Infelizmente, muitas demissões e estresses são causados por conflitos entre pensamentos. Por isso, estude ao máximo o que você busca em uma companhia e destaque os seus pontos mais relevantes para fazer essa combinação.

Confira o que fazer quando receber uma contraproposta e aumente suas chances de acerto.

6. Oportunidades e plano de carreira

Assim como o salário, contratação, valores, analisar também sobre o seu crescimento e promoções nessa nova empresa pode ajudar a descobrir se trabalhar lá é a melhor opção. 

Se possível, pergunte ao recrutador como a companhia enxerga o plano de carreira dos colaboradores. Além disso, se há auxílio para a sua qualificação profissional e também sobre a recorrência a méritos. 

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Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

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