Você quer apostar em marketing pessoal para se tornar um candidato em destaque? Então, conheça os principais erros que pode te prejudicar e não fazer bem a sua carreira profissional.
Vamos conferir?!
Ações que prejudicam o marketing pessoal
Não é somente a aparência que pode prejudicar o profissional. Normalmente, as pessoas que praticam marketing pessoal precisam tomar certos cuidados com a maneira como se comportam, uma vez que um simples gesto pode eliminá-lo de um processo seletivo.
Inês Perna, consultora sênior da Divisão Case Consultores do Grupo Catho, afirma que várias atitudes podem prejudicar um profissional em situações formais como reuniões, entrevistas de emprego, almoços e jantares de negócios. Algumas delas são:
- Não estar adequadamente vestido com a formalidade que a situação exige
- Mascar chiclete
- Falar sem olhar nos olhos do interlocutor
- Ser arrogante e autoritário
- Falar demais
- Demonstrar ansiedade
- Consumir bebidas alcoólicas durante jantares e almoços
- Fumar
- Chegar atrasado
- Falar mal de ex-empregadores
- Assediar o entrevistador
- Invadir o espaço do entrevistador com palavras ou gestos
- Colocar objetos na mesa do entrevistador
- Não desligar o telefone celular ou atendê-lo durante a entrevista.
Além disso, cuidar da aparencia também pode ser uma boa estratégia para não prejudicar o marketing pessoal. De acordo com Inês Perna, alguns pontos em sua ações podem ser controladas.
“Pessoas com mau hálito devem chupar uma bala minutos antes destas ocasiões para disfarçar o problema. Evitar comer alho e cebola antes de encontros formais também é uma boa dica”, ensina a consultora.
O implantodontista doutor Sérgio Marques de Lima Neves vai mais longe e explica que o mau hálito pode ser causado por patologias bucais como cárie, doenças periodontais (na gengiva) ou até por problemas estomacais e fumo.
Para resolver o mau hálito proveniente destes problemas, além de fazer um tratamento periódico, o dentista recomenda uma boa higienização. “Aconselho fazer uma boa escovação nos tecidos duros e moles da cavidade bucal, como dentes, língua, gengiva, bochecha e céu da boca”.
O consultor Rogério Martins afirma que estes fatores podem prejudicar, e muito, o marketing pessoal, principalmente se a pessoa não dobrar a atenção com outros cuidados.
[formulario]
Tenha foco e não cometa erros que prejudicam o marketing pessoal
Os profissionais interessados em colocar em prática o seu marketing pessoal devem levar em consideração alguns aspectos. É importante mostrar por meio da aparência física o seguinte conjunto: profissional + marketing pessoal = competência e experiência.
O consultor Rogério Martins afirma que uma boa estratégia de marketing pessoal vai desde pequenos atos cotidianos como uma saudação, um aperto de mão e, um sorriso, até a elaboração de um plano de marketing pessoal com metas definidas, conforme os objetivos de cada pessoa.
“A abordagem que utilizo é humanista, ou seja, de nada adianta vestir uma boa roupa se não tiver etiqueta a mesa” afirma. Levando em consideração que esta prática é uma mescla de diversas ações, “tanto pessoais, quanto técnicas”, complementa.
Outro fator de grande importância é o conhecimento. O profissional precisa estar sempre muito bem informado, principalmente sobre o assunto em pauta, no caso de uma reunião ou encontro de negócios. “Quanto mais informação souber sobre a reunião e os participantes, melhor”, orienta. Durante estes encontros, é essencial estar sempre atento a todos os acontecimentos e agir com naturalidade.
O marketing pessoal é a apresentação da sua imagem, o seu cartão de visitas, por isso a importância da aparência. “Conhecer a opinião de especialistas em moda e se atualizar com freqüência sobre o assunto é uma das estratégias de sucesso de quem pratica o marketing pessoal”, ressalta Martins. E dá uma dica importante neste quesito: “Se tiver dúvida, use roupas clássicas, pois a possibilidade de erro é menor”.