A área de educação física vem ganhando cada vez mais espaço dentre as pessoas que amam esportes e atividades físicas e desejam atuar profissionalmente nessa área de trabalho.
Afinal, uma carreira que proporciona um dia a dia cheio de adrenalina ligado a atividades vibrantes dá perspectivas animadoras. Sendo o curso ideal para os que têm interesse na área de saúde e deseja aprender mais sobre qualidade de vida e bem-estar físico.
Quer conferir as principais áreas que o profissional de Educação Física pode atuar? Confira a seguir!
Diferentes campos de atuação
O profissional de educação física trabalha em uma área muito ampla e que dispõe de diferentes campos de atuação. Na faculdade, as matérias aprendidas no curso giram em torno de temas como anatomia, biomecânica, ergonomia, fisiologia, gestão e outros estudos relativos a diversas modalidades esportivas, dando abertura para o trabalho em diferentes âmbitos.
Por isso, ao ingressar nos estudos para essa carreira, muitos podem ter dúvida sobre o que escolher para fazer e como conduzir sua vida profissional. Daí a importância de escolher bem qual modalidade do curso que mais lhe atrai.
Existem duas: a licenciatura, para quem procura ensinar, e o bacharelado. Definindo qual dos cursos você escolherá fazer, ficará mais fácil decidir qual área seguir.
Principais áreas de atuação do profissional de Educação Física
Licenciatura – Para atuar nessa área é preciso fazer o curso de Educação Física com grau em licenciatura, com duração de 3 anos, que dá ênfase nas práticas pedagógicas de ensino.
Na licenciatura, o profissional atuará através do ensino em escolas e colégios da educação infantil até o ensino médio, tanto da rede pública quanto da particular, promovendo a prática física, ensinando princípios de esportes e muito mais.
Condicionamento físico – Se você decidir guiar sua carreira para se tornar um profissional de educação física na área de condicionamento, você trabalhará como personal trainer atuando em clubes, academias ou empresas, supervisionando o treinamento e direcionando seus clientes para que atinjam um objetivo específico.
Esportes – A área de esportes é uma das mais amplas para quem decide optar por educação física. Nela, o profissional se especializa em algum esporte ou modalidade. As oportunidades são enormes e variadas. É possível trabalhar com natação, futebol, basquete, handball, lutas, dança entre muitos outros.
Dentre as modalidades esportivas, ultimamente está bastante em alta o profissional que trabalha com crossfit.
Reabilitação – Essa área está intimamente ligada à recuperação de pacientes que passaram por doenças ou problemas físicos. Pessoas com lesões corporais, que passaram por procedimentos cirúrgicos ou que precisam melhorar seu condicionamento também podem contar com esse profissional, lembrando que nesses casos o trabalho é feito aliado a um profissional de fisioterapia também.
Performance – Nessa área, o profissional de educação física trabalha auxiliando aqueles que participam de competições de alta performance como bodybuilder ou outras áreas.
Lazer e recreação – Quem trabalha com a área de lazer e recreação pode atuar em hotéis, clubes, cruzeiros, pousadas e resorts, tanto no entretenimento dos hóspedes quanto em treinamentos ocasionais.
Gestão – Nos cursos de bacharelado em Educação Física é normal serem apresentadas aos alunos, matérias com foco voltado para a área de gestão. Isso é fundamental para os que desejarem atuar como gerentes de estabelecimentos esportivos ou ligados à busca por um estilo de vida mais saudável, como as academias.
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!