A graduação em medicina veterinária é bastante ampla e, por isso, conta com diversas possibilidades de carreiras para quem opta por ingressar nela.
Preparamos o post de hoje com algumas das principais vertentes dessa graduação, para você que tem interesse ou curiosidade na área. Confira:
| Baixe o nosso Modelo de Currículo para a área de veterinária e aumente suas chances.
1. Veterinária clínica e cirúrgica
É uma das carreiras mais seguidas em medicina veterinária. Nela, o profissional fica disponível para prestar atendimento aos animais domésticos em clínicas ou hospitais.
Devido a grande procura desses serviços, tem se mostrado cada vez mais necessário a especialização desses profissionais, através de cursos como mestrado e doutorado, que garantem ainda mais propriedade em diferentes especialidades como: ortopedia, nutrição animal, dermatologia, entre outras.
2. Agronegócio e produção animal
Saindo um pouco dos centros urbanos, na área de agronegócio e produção animal, o veterinário pode exercer diversas funções e atividades. Dentre elas ganha destaque a forte participação no meio de produção de alimentos que tenham origem animal como carne, ovos e leite, só para citar alguns.
Ele é responsável por auxiliar na qualidade desses produtos e também da parte na assessoria da produção.
Nessa carreira, também é possível que o profissional esteja presente no cuidado dos animais desde o rebanho, ajudando na saúde de cada um, na nutrição deles e prevenindo o aparecimento de doenças.
Vigilância e inspeção
Além de trabalhar de perto com o gado, o veterinário pode atuar na inspeção e vigilância de estabelecimentos como supermercados, frigoríficos e até indústrias com alimentos de origem animal, fazendo a fiscalização e também o trabalho de vistoria em suas dependências.
Perícia na Medicina Veterinária
Em ambientes que sejam conhecidos por organizar competições ou concursos com animais, é imprescindível a presença de um veterinário especializado.
Na área de perícia, ele é responsável por fazer a avaliação de cada um dos participantes, identificando se a saúde está realmente boa ou se ingeriram substâncias proibidas no local.
Veterinária esportiva
De maneira semelhante à carreira anterior, na veterinária esportiva o profissional atua diretamente com animais que participam de competições.
A diferença é que nessa área específica, ele é responsável por cuidar e tratar de problemas ou lesões que podem aparecer neles ao longo do tempo.
Saúde pública na Medicina Veterinária
Na carreira de saúde pública, o profissional trabalha para garantir prevenção e controle de zoonoses, que são doenças vindas de animais que podem contaminar humanos. Ele pode atuar em laboratórios ou mesmo no setor público, através de concursos.
Pesquisa e desenvolvimento
Na carreira de pesquisa e desenvolvimento, o veterinário vai trabalhar no estudo de diferentes espécies de animais, para cuidar de aspectos como reprodução, clonagem, melhoramento genético, alimentação, transgenia, dentre outros.
Para iniciar o trabalho nessa área, é preciso começar a se empenhar desde a universidade, direcionando os estudos para esse setor.
Medicina Veterinária e o Ensino
Além de todos esses campos de atuação, o ensino também se destaca como um dos principais para quem opta por fazer Medicina Veterinária. Na área, o profissional pode atuar como professor universitário em instituições particulares ou públicas, além de dar palestras e prestar consultorias.
Se essa é sua intenção, não se esqueça de se dedicar em cursos que vão além da graduação como: especializações, mestrados e doutorados na área.
| Conheça vagas para veterinária no site da Catho
Viu quantas carreiras diferentes? Para mais curiosidades, dicas e informações importantes do mundo acadêmico, fique ligado em nosso blog!
Ah! Não esqueça de também compartilhar o link deste texto com seus amigos.