Imprevistos acontecem na vida de todas as pessoas, assim como as consultas médicas de rotina são essenciais para manter uma boa qualidade de vida. No entanto, o que fazer quando os atrasos e a ausência no expediente se tornam frequentes, aumentando o absenteísmo no trabalho?
O comportamento conhecido como absenteísmo no trabalho pode gerar impactos negativos para os profissionais, equipe e empresa. Neste artigo, você explicar a definição do termo, suas causas, consequências e estratégias para mitigar a situação. Continue a leitura!
1. O que é o absenteísmo no trabalho?
O absenteísmo é uma definição que se refere à ausência no trabalho, seja por períodos parciais ou totais da jornada do colaborador. Nessas abstenções, estão inclusos atrasos, faltas e saídas frequentes do posto, seja por motivações pessoais ou de saúde.
Momentos de ausência são normais, contanto que não prejudiquem o desempenho e o cumprimento das atividades atribuídas. Mas quando a falta se torna recorrente e impacta na produtividade é preciso investigar as causas para proporcionar a melhor solução para o funcionário e empresa.
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2. Quais são as principais causas de absenteísmo?
As causas para o absenteísmo são variadas e se apresentam a partir de questões pessoais a problemas no ambiente de trabalho. Por razões exclusivas do colaborador estão fatores de saúde, emocional, psicológico e problemas pessoais.
Nesses casos, pode ocorrer do funcionário se ausentar para fazer exames de rotina no meio do expediente, receber afastamentos prolongados ou faltar para resolver pendências familiares.
É importante atentar para o fato de algumas condições como estresse desencadeiam doenças ocupacionais, também ligadas à sobrecarga no trabalho.
Já ao que compete à empresa, pode estar relacionada a falta de perspectiva de carreira, clima organizacional desfavorável ou, até mesmo, cobranças excessivas.
Considerando todas essas nuances, é importante realizar uma pesquisa interna e investigar as principais motivações para a ausência ou presença parcial dos colaboradores para mitigar essa situação.
3. Tipos de absenteísmo
Para além das razões diversas para a ausência do colaborador, existem três classificações de absenteísmos no ambiente corporativo. São elas:
- Absenteísmo justificado: faltas informadas previamente pelo colaborador, possibilitando um planejamento de cronogramas e atividades;
- Absenteísmo injustificado: ausência sem justificativa, como imprevistos ou insatisfação com o ambiente de trabalho;
- Presenteísmo: no presenteísmo, o colaborador comparece ao trabalho normalmente, porém, o seu desempenho fica abaixo do esperado devido a questões externas.
Nesse último cenário, mesmo que o funcionário cumpra todo o expediente, é como se ele estivesse parcialmente distante e com dificuldade em ser produtivo como de costume.
Para os comportamentos poderem ser tratados como indicadores é preciso ocorrerem de forma persistente, recorrente e por um período prolongado.
4. Como o absenteísmo impacta na produtividade e ambiente de trabalho?
O absenteísmo no trabalho traz impactos negativos não apenas para o colaborador ausente, mas também para a sua equipe, stakeholder e empresa. De maneira individual, as consequências do comportamento são:
- Demandas atrasadas;
- Queda na produtividade;
- Falta de alinhamento nos projetos;
- Desenvolvimento profissional inferior ao projetado com a empresa;
- Falta de integração com equipe;
- Clima organizacional desagradável.
Quando não se pode contar com um dos colaboradores, outros membros da equipe precisam assumir atividades a mais para suprir as demandas e garantir as entregas no prazo.
Isso pode levar a sobrecarga de outros funcionários, aumento das horas extras ou ineficiência operacional ao direcionar as tarefas para funcionários menos experientes.
Com respeito às consequências para a organização, há a queda da produção, aumento de custos diretos ou indiretos, alto nível de rotatividade na empresa, desgaste do time interno, queda de lucros e outros fatores.
Além disso, com a criação e de um clima desconfortável e hostil, os valores e a cultura organizacional passam a ser questionadas.
5. Estratégias para prevenir e minimizar a ausência no trabalho
Imprevistos acontecem e algumas situações saem do controle das pessoas. Mas existem formas das empresas prevenirem ou diminuírem as taxas de ausência no trabalho, em especial, dos casos injustificados?
Ao adotar algumas práticas, a empresa proporciona um ambiente mais acolhedor, comprometido e engajado. Confira cinco estratégias para prevenir o absenteísmo:
1. Promova a saúde mental no trabalho
Solucionar os problemas pessoais dos colaboradores para evitar que eles impactem nos resultados é um desafio para as empresas.
Uma forma de assegurar que eles terão suporte e recursos para lidar melhor com as suas questões é fornecer cursos, campanhas e apoio à saúde mental na organização.
Por meio de orientações e workshops, eles poderão conseguir lidar melhor com o estresse, ansiedade, depressão, inteligência emocional e muitas outras questões. As soluções são paliativas, mas os ajudarão a lidar melhor com problemas e a cuidar da saúde mental.
2. Analise a ergonomia e bem-estar
A Norma Regulamentadora n.º 17 estabelece que as empresas devem oferecer as melhores condições ergonômicas de trabalho. Por isso, analise os equipamentos, EPIs, móveis e outros elementos essenciais para evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
O mesmo vale para trabalhos em home office: a organização pode oferecer suportes, cadeiras e outros acessórios para contribuir para a boa ergonomia e bem-estar durante a atividade laboral.
3. Invista na qualidade de vida dos colaboradores
Investir na qualidade de vida dos colaboradores é a chave para que eles se sintam mais felizes, saudáveis e satisfeitos com o ambiente de trabalho.
Essa prática parte desde flexibilização da jornada de trabalho, a planos de saúde, parcerias com academias, descontos em escolas, entre outros benefícios.
Para isso, é importante observar algumas das necessidades dos funcionários e contribuir para a promoção de saúde e bem-estar em suas vidas. Dessa maneira, também é possível diminuir a incidência de problemas de saúde física e mental.
4. Ofereça treinamentos e valorize os colaboradores
Muitos casos de absenteísmo estão relacionados a insatisfação no trabalho, falta de motivação e engajamento com o time.
Para solucionar essa questão, ofereça feedbacks construtivos constantes e treinamentos para desenvolver as potencialidades dos colaboradores.
Dessa forma, você dispõe de recursos para os manter motivados, alinham as expectativas com a empresa e possibilita um plano de carreira mais satisfatório para ambas as partes.
5. Trabalhe a cultura organizacional
Manter a cultura organizacional viva entre os membros da empresa é um fator decisivo para garantir que os funcionários estejam engajados. Disponha de programas, metodologias, benefícios, eventos e outros mecanismos que os faça se sentir parte importante do grupo.
Ao trabalhar internamente para que todos compartilhem dos valores da empresa proporciona um ambiente de trabalho mais unido, proativo e produtivo. Faz parte desse planejamento reconhecer e valorizar os colaboradores e suas individualidades.
Garantir um olhar atento e observador para as suas demandas e necessidades faz com que eles se sintam mais seguros, confiantes e busquem suporte na organização, caso seja preciso.
Assegurar um espaço agradável, satisfatório e acolhedor é uma estratégia para prevenir e minimizar as taxas de absenteísmo no trabalho.
Aliado a tudo isso, as avaliações de desempenho são importantes, mas as avaliações internas são fundamentais para encontrar as melhores práticas e condições de trabalho.
Aqui no blog da Catho você descobre quais são os benefícios corporativos que mais motivam os profissionais e outras dicas para se tornar uma empresa engajada.
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Até o próximo artigo!
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