A importância de saber falar em inglês para a sua carreira crescer

A importância de saber falar em inglês para a sua carreira crescer

Saber falar em inglês pode abrir novas portas em sua carreira, além de ser super importante para aqueles que buscam ser profissionais que trabalham em empresas fora do Brasil.

Então, conheça ao longo do texto motivos para você apostar em uma nova língua e também como inserir essa habilidade em um currículo. Vamos conferir?!

A importância de saber falar em inglês

Antes visto como um diferencial, saber falar em inglês tornou-se exigência básica no mercado de trabalho.

O idioma, considerado uma das línguas mais presentes no mundo, com mais de 550 milhões de falantes, é fundamental para quem deseja alcançar o sucesso em sua área de atuação, em todos os níveis profissionais.

Como as organizações estão cada vez mais conectadas, a necessidade de expansão e conquista de novos nichos de mercados aumenta a cada dia.

Dessa forma, as companhias brasileiras procuram estabelecer relações com empresas estrangeiras, o que faz crescer a necessidade de ter colaboradores fluentes no idioma. Entretanto, segundo a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, apenas 27,6% dos profissionais está investindo em cursos de idiomas atualmente.

Além de prejudicial à carreira profissional, o baixo interesse dos brasileiros pela língua inglesa pode deixá-los em desvantagem diante dos colaboradores estrangeiros, pois:

“A falta de profissionais com domínio do inglês no mercado de trabalho brasileiro dificulta as conectividades e os compartilhamentos de dados de produtos, serviços e tendências globais. E como as empresas necessitam de profissionais poliglotas para seu crescimento, aumentam as contratações de mão de obra estrangeira”, explica Elen Souza, psicóloga e consultora de carreira da Catho.

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Como se aperfeiçoar e saber falar em inglês

Ao descrever seus conhecimentos e nível de inglês no currículo, é importante ser o mais honesto possível para evitar uma “saia justa”, caso seja convidado para uma entrevista.

No entanto, se você tiver descrito suas qualificações de forma verdadeira, mas no momento da conversa com o recrutador cometer algum erro, peça desculpas em inglês e responda novamente.

Confira a seguir outras dicas preparadas pela Elen, para você se sair bem em uma entrevista em inglês.

1. Faça uma pesquisa

Busque informações sobre o segmento, a empresa e o cargo para o qual está se candidatando. Vasculhe o site da empresa, pois isso ajudará você a se preparar para perguntas como “Why do you want to work here?” (Por que você quer trabalhar aqui?).

2. Pratique

A prática leva à perfeição. Simule entrevistas com amigos ou ensaie suas respostas em frente ao espelho. Isso aumentará sua confiança para falar inglês, além de deixá-lo mais calmo para refletir sobre suas habilidades e qualificações.

3. Esteja preparado

Faça uma rota com o tempo estimado de chegada até o local da entrevista e tente estar lá com alguns minutos de antecedência. Isso diminuirá sua ansiedade contra possíveis imprevistos de trajeto.

4. Conheça seus pontos fortes

Pensar em suas habilidades, pontos fortes e conquistas ajuda você a usar as palavras certas para se descrever no momento da entrevista.

Não se esqueça de analisar as descrições da vaga, para não mencionar nada que atrapalhe sua candidatura, e prepare-se para indagações como What I your biggest weakness? (Qual sua maior fraqueza?). Identifique algo com que soreu antes e conseguiu superar.

5. Fale “Thank you!”

Seja educado e agradeça com “thank you” (obrigado) ao final da entrevista. Mesmo sendo um gesto simples, causa boa impressão.

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