O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um momento muito aguardado para estudantes que estão no ensino médio e desejam ingressar no ensino superior. Com ele, é possível aumentar as chances de entrar na graduação e seguir na sua carreira profissional dos sonhos.
Mesmo que você ainda tenha dúvidas de qual faculdade fazer, você pode se preparar para o Enem e garantir um bom desempenho para tentar o curso que escolher depois. Continue a leitura e entenda tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio!
1. O que é o Enem?
O Enem é uma prova anual promovida pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Desde sua criação em 1998, passou por diversas transformações, tornando-se a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
A partir de 2004, o desempenho no Enem passou a ser utilizado como critério de acesso ao ensino superior. Com isso, sua nota passou a contribuir para o estudante ingressar em universidades no Brasil e em Portugal, além de solicitar financiamentos estudantis.
Em alguns casos, o exame pode substituir os vestibulares tradicionais, com a implementação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e possuir vagas específicas em instituições de ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
📈Leia também: O que é o Boletim de Desempenho Individual de notas do Enem?
2. Quem pode participar do Enem?
Qualquer pessoa pode realizar o Enem, porém apenas quem se formou ou concluiu o ensino médio no ano da edição pode usar o certificado para se candidatar a uma instituição de ensino superior.
Os estudantes que ainda cursam o segundo grau e desejam realizar a prova podem usar a experiência para testar os seus conhecimentos e “treinar” para o exame.
3. Como se inscrever no Exame Nacional?
Para se inscrever na prova, é preciso ter uma conta gov.br e realizar o seu cadastro na página do participante do Enem e seguir o passo a passo:
- Acesse a Página do Participante do Enem;
- Faça login com sua conta gov.br ou crie uma conta nova usando seu CPF;
- Em seguida, preencha o formulário com todas as informações solicitadas;
- Após finalizar a inscrição, clique em “pagamentos/isenção” e gere o boleto da taxa de inscrição;
- Pague o boleto por PIX, cartão de crédito, em casas lotéricas e agências bancárias;
- Confira a confirmação da sua inscrição no site.
Além disso, durante a inscrição para o Enem você pode selecionar opções como:
- Solicitação de atendimento especial e recursos de acessibilidade;
- Opção de língua estrangeira;
- Formato da prova (impressa ou digital).
Em cada edição do Enem, são disponibilizados os editais com requisitos para cada tipo de atendimento. Para todos os casos, o Certificado de Pessoa Física (CPF) será exigido para a identificação.
Alguns perfis de estudantes têm direito a isenção da taxa de inscrição do exame. Para isso, consulte os editais oficiais para descobrir os critérios e documentações socioeconômicas e educacionais necessárias para a validação pelo Inep, como o CadÚnico.
Quando começam as inscrições do Enem 2024?
Conforme o edital, o período de inscrições do Enem 2024 será de 27 de maio a 14 de junho de 2024. Assim como nas edições anteriores, os candidatos devem se inscrever de forma online:
Os interessados devem acessar a Página do Participante na data informada para inscrição e logar com a conta gov.br para preencher os seus dados.
Confira o calendário do Enem 2024 com as principais datas:
- Inscrições: 27 de maio a 14 de junho de 2024;
- Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 19 de junho de 2024;
- Aplicação do Enem 2024: 3 e 10 de novembro de 2024;
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024;
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025.
4. Qual é a estrutura da prova do Enem?
As provas do Enem são dividas em dois dias de aplicação e possuem uma estrutura curricular abrangente, contemplando todas as áreas de conhecimento.
São, ao todo, 180 questões de múltipla escolha, distribuídas em 4 segmentos interdisciplinares, avaliadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera a dificuldade das perguntas para definir a pontuação do candidato.
De maneira geral, o primeiro dia é dedicado às questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de uma redação dissertativa-argumentativa.
A segunda etapa do exame abrange as Ciências da Natureza e Matemática. Entenda um pouco mais como as provas são formuladas conforme os campos de conhecimento:
💡Para ler depois: 10 dicas cientificamente comprovadas para melhorar seus estudos
Características das provas de Linguagens e Códigos
A prova de Linguagens e Códigos do Enem abrange as seguintes áreas:
- Língua Portuguesa;
- Literatura;
- Língua Estrangeira (inglês ou espanhol);
- Artes;
- Educação Física;
- Tecnologia da Informação e Comunicação.
O principal objetivo dessa seção é avaliar a capacidade interpretativa, aspectos culturais, conhecimento em conceitos linguísticos e estudos literários e a capacidade de expressar ideias.
Características das provas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Para se preparar para a prova de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, você terá que estudar conteúdos de:
- História;
- Geografia;
- Sociologia;
- Filosofia;
- Atualidades.
Aqui, serão exigidos conhecimentos em compreensão e articulação de assuntos culturais, sociopolíticos e econômicos. Além disso, a análise crítica, a argumentação coerente e a contextualização de eventos que ocorrem no Brasil e no mundo também são avaliadas.
Características das provas de Ciências da Natureza
O segundo domingo de prova do Enem contempla as áreas das Ciências da Natureza, integradamente, sendo elas:
- Biologia;
- Química;
- Física.
A seção avalia a capacidade de compreensão de conceitos científicos, interpretação de dados e resolução de situações-problemas que exigem raciocínio lógico, entendimento de experimentos e interpretação de fenômenos naturais.
Características das provas de Matemática
A prova de Matemática abrange as suas principais tecnologias, como álgebra, estatística, análise de dados e resolução de problemas. Em 45 questões, o estudante deve conseguir resolver equações complexas, interpretar gráficos e utilizar fórmulas matemáticas em contextos cotidianos.
Características da redação do Enem
A temida redação do Enem é do gênero dissertativo-argumentativo. Nela, o candidato deve saber articular as suas ideias em defesa ou crítica ao assunto proposto, a fim de propor uma solução ao problema, com repertório complementar aos textos de apoio.
Os temas se respaldam em assuntos em alta no Brasil e no mundo, podendo assumir cunho social, cultural e político.
É importante destacar que, nessa etapa, são analisados os conhecimentos estruturais do gênero, a capacidade de interpretação, a argumentação, o domínio da linguagem formal e os mecanismos linguísticos, de gramática e de ortografia.
5. Como se preparar para o Enem?
A Enem é um exame que contempla todas as áreas de conhecimento vistas ao longo do Ensino Médio. Por isso, para mandar bem na prova, é preciso criar um planejamento e gerenciar o seu tempo para fazer o estudo render mais.
Revise os conteúdos, crie esquemas, mapas mentais, assista a videoaulas e faça muitos exercícios para colocar o seu conhecimento em prática.
Na internet, você pode encontrar as edições anteriores do exame para exercitar todo o conteúdo aprendido. Essa é a melhor forma de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio.
No blog da Catho você também confere a nossa lista com 10 dicas para se dar bem no Enem. Conte conosco para ajudar você nessa jornada para um futuro cheio de oportunidades.
Obrigado por nos acompanhar até aqui! Gostou do nosso conteúdo? Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com os amigos. Até a próxima!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!