Trabalho de Jovem Aprendiz: saiba como conquistar sua vaga

trabalho de jovem aprendiz

Ingressar no mercado de trabalho nem sempre é fácil, afinal, muitas empresas pedem experiência profissional, qualificações e resultados comprovados para contratar novos talentos. Por isso, existem programas que facilitam a conquista do primeiro emprego, como o Jovem Aprendiz.

O programa oferece oportunidades em vários setores e atividades para que esse novo funcionário consiga adquirir experiência e aprendizados sobre a rotina da empresa, o mercado de trabalho e mais. Se você tem interesse em conquistar uma vaga dessas, continue a leitura abaixo e veja como.

Como funciona o trabalho de Jovem Aprendiz?

Você sabe o que é um Jovem Aprendiz? De forma resumida, é uma modalidade de emprego que procura inserir jovens entre 14 a 24 anos no mercado de trabalho de modo que não afete seus estudos, o que é obrigatório.

Por isso, a carga horária de trabalho é menor se comparada a outros trabalhadores, de quatro a seis horas, podendo atuar também nos finais de semana.

O trabalho de Jovem Aprendiz é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que estipula a carga horária, as obrigações e os direitos entre o estudante e a empresa contratante.

Um exemplo é que as regras de contrato não podem ser renovadas nem prorrogadas, caso a empresa queira empregar o funcionário, deve realizar um contrato de vínculo empregatício.

Quais são os trabalhos de um Jovem Aprendiz?

Esse estudante pode trabalhar executando funções como atendimento ao cliente, controle de documentos e planilhas, repositor de mercadorias e mais. Os setores em que pode atuar são:

  • Logística;
  • Comércio;
  • Financeiro;
  • Bancário;
  • Administrativo;
  • Artístico.

Jovem Aprendiz × Estágio: qual a diferença?

O Jovem Aprendiz é um funcionário que pode executar tarefas diversas, deve estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino e ter a idade de 14 a 24 anos.

Já o estagiário precisa estar matriculado em um curso de ensino superior ou de educação profissional, ter mais de 16 anos e a função a ser executada precisa estar relacionada com sua futura formação. Além disso, o estagiário deve ter a supervisão de um especialista no local de trabalho.

💡 Confira também o que vale a pena: ser Jovem Aprendiz ou fazer estágio?

Como se tornar um Jovem Aprendiz?

Para se tornar um Jovem Aprendiz, é preciso procurar vagas de empregos específicas para esses estudantes. As empresas de médio ou grande porte são obrigadas a contratar jovens nessa modalidade, que devem compor de 5 a 15% do total do quadro de funcionários.

Além disso, para ingressar no programa de Jovem Aprendiz, é preciso participar do processo seletivo, incluindo o envio do currículo, a realização da entrevista de emprego e as demais etapas que existirem.

📣 Conheça milhares de vagas para jovem aprendiz no site da Catho sem custo algum!

Como fazer o currículo perfeito?

currículo para Jovem Aprendiz pode ser o primeiro contato que você faz com a empresa que deseja trabalhar, por isso, é importante que seja claro, objetivo e que demonstre suas qualificações, experiências e competências.

É comum que um estudante tenha pouca ou nenhuma experiência profissional, nesse caso, procure destacar atividades extracurriculares, trabalho voluntário, cursos livres, idiomas e mais. Ainda, tenha cuidado com a escrita para não ter erros gramaticais e ortográficos.

Como se preparar para a entrevista de emprego?

Uma das etapas que mais preocupa as pessoas que não possuem experiência profissional é a entrevista de emprego. Comece estudando todos os detalhes do anúncio da vaga, assim como o fit cultural do local, dessa forma, você consegue compreender o que eles esperam de um funcionário.

Além disso, confira dicas para sua primeira entrevista de emprego, o que falar e evitar, como responder às perguntas mais difíceis, como se vestir e como se comportar para se destacar e ser aprovado.

Benefícios de participar do programa

Participar do programa Jovem Aprendiz pode ser muito benéfico para sua carreira profissional. Além de receber pelo seu trabalho, você adquire experiência prática, começa um bom networking e ainda tem a possibilidade de ser efetivado na empresa.

Entenda como não perder a vaga conquistada

Se você passou por todas as etapas do processo seletivo e conquistou a vaga de emprego, saiba que o contrato de trabalho pode ser rescindido antes do prazo de 2 anos por alguns motivos previstos na CLT, como:

  • Ausência escolar sem justificativa;
  • Desempenho no trabalho insatisfatório;
  • Desrespeito às regras da empresa;
  • Quando o aprendiz pede a rescisão do contrato.

Por fim, entendemos que o Jovem Aprendiz é um estudante que está em busca da primeira experiência profissional, desde que não atrapalhe seus estudos.

As leis trabalhistas garantem remuneração, carga horária menor que a de outros profissionais e outros direitos. Participar do programa pode te oferecer boas oportunidades no início da sua carreira, além da possibilidade de efetivação na empresa.

Confira outros artigos para se preparar em todas as etapas do processo seletivo, veja também: 9 dicas para conseguir um emprego sem experiência em 2024.

Agora que você aprendeu como é o trabalho de jovem aprendiz, que tal compartilhar o conteúdo com seus amigos? Aproveite e deixe um comentário no post. Até a próxima!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. Muito bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!