Você já trabalhou em uma empresa que era completamente diferente dos seus valores e comportamento organizacional? Por isso, o fit cultural vem sendo amplamente utilizado nos processos seletivos.
Conhecendo os valores, missão e comportamento da empresa, é mais assertivo selecionar candidatos que tenham esse tipo de perfil, melhorando a motivação, engajamento e retenção de talentos.
Para você também é vantajoso conhecer a empresa, assim você sabe se o ambiente de trabalho está alinhado com seu perfil. Vamos aprender mais sobre o tema?!
O que é fit cultural?
O fit cultural é o termo utilizado pelas empresas para demonstrar seus valores, cultura e crenças, a partir disso, o time de recursos humanos analisa o perfil comportamental do candidato para saber se ele vai adaptar-se à empresa, caso seja aprovado no processo seletivo.
Assim como os candidatos procuram empregos que oferecem mais que apenas o salário, as empresas procuram profissionais que se identifiquem com seus valores e visão organizacional.
Saber qual é o fit cultural da empresa permite que você escolha uma vaga de emprego que faça sentido para o seu perfil profissional.
💡 Se está procurando o primeiro emprego, confira dicas preciosas para se preparar para a entrevista.
Como se preparar para o fit cultural em 6 passos
Além de fazer um bom currículo e se preparar para a entrevista de emprego, é preciso entender como funciona o fit cultural e alinhar seu perfil com o da empresa.
1. Pesquise tudo sobre a empresa
Comece pesquisando a missão, valores e cultura da empresa, analise o site oficial da organização, as redes sociais e locais onde os funcionários avaliam a empresa de forma anônima.
Entendendo o fit cultural da empresa, é possível saber se é um local de trabalho que você gostaria de participar, além de ficar mais fácil de alinhar seu comportamento para o processo seletivo.
2. Avalie suas experiências profissionais anteriores
Se você possui experiências de trabalhos anteriores, analise as oportunidades em que se adaptou bem à cultura da empresa e quando não foi positivo para você.
Veja os pontos que são importantes e que gostaria de repetir, além de avaliar o que poderia ser melhorado para se preparar para o próximo emprego.
💡 Confira também o nosso Guia entrevista de emprego e as principais dicas para se sair muito bem!
3. Utilize a linguagem da empresa
Mostre que fez a lição de casa e estudou sobre a empresa, utilize a linguagem dela ao se comunicar em todas as etapas do processo seletivo para saberem que você seria a escolha perfeita para a vaga disponível.
Lembre-se que o fit cultural serve para as empresas, mas também para o candidato. Se você prefere trabalhar em empresas extremamente organizadas, talvez organizações com processos de trabalho livres não sejam uma boa opção para você.
4. Esteja preparado para as perguntas comportamentais
É muito comum os recrutadores fazerem perguntas difíceis, como suas experiências anteriores, para entender o seu comportamento diante das situações. Pode ser tentador reclamar, mas não faça isso.
Seja estratégico e informe as suas tentativas de resolução de problemas, os resultados que obteve, o que foi positivo e como o seu comportamento se destaca ao se alinhar à cultura da empresa.
5. Demonstre disposição para crescer
Demonstrar que deseja crescer na empresa pode ser um diferencial, pois mostra que está disposto a aprender e permanecer na empresa, assim como se envolver com a cultura e os valores da organização.
6. Faça perguntas
Fazer perguntas na entrevista de emprego é conhecido como “entrevista reversa“, é uma prática positiva que deve ser adotada.
Pergunte sobre o fit cultural da empresa demonstra que está interessado, além de também avaliar se é uma boa opção de emprego para você.
Exemplos de perguntas em entrevistas de fit cultural
Confira alguns exemplos de perguntas realizadas nessa etapa do processo seletivo.
- Quais os valores que são mais importantes para você no ambiente de trabalho e por quê?
- Em uma situação hipotética em que você lidera uma equipe multicultural, quais seriam as suas escolhas para garantir a inclusão de todos?
- Como você lida com a alta demanda de trabalho?
- Se você possui alta demanda de trabalho com prazos curtos e um colega pede ajuda, o que você faz?
- Você lida melhor em um ambiente de trabalho calmo ou agitado?
- Por que deveríamos te contratar?
Importância da cultura organizacional
Como dissemos anteriormente, entender o fit cultural da empresa é importante para a organização e para o candidato. Então, aposte no aprendizado sobre a cultura organizacional.
Essa ação é o ideal para que todos se sintam confortáveis e motivados no ambiente de trabalho. Veja as principais vantagens do fit cultural.
- Fundação para equipes coesas: se todos os membros da equipe estão alinhados com o fit cultural da empresa, é provável que o resultado seja o trabalho em equipe eficiente;
- Produtividade aumentada: se os funcionários compartilham dos mesmos valores da empresa, o ambiente tende a ser mais produtivo, pois todos se sentem motivados;
- Menos conflitos internos: os conflitos fazem parte dos relacionamentos, mas se os colaboradores possuem comportamentos similares os conflitos tendem a diminuir;
- Retenção de talentos: reter talentos é um desafio para as empresas, que precisam passar por todos os processos de contratação e treinamentos. Para o candidato também é negativo, pois se não se adaptar a empresa, provavelmente vai procurar outro emprego e passará por todo o processo novamente.
Se preparar para todas as etapas do processo seletivo aumenta a sua confiança, além de demonstrar que você conhece a empresa e será a melhor escolha para a vaga de emprego desejada.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: Primeiro dia de trabalho: saiba como se preparar e se destacar na equipe.
Aproveite para compartilhar o nosso conteúdos sobre fit cultural em sua rede social favorita e faça um comentário. Até a próxima!