Você sabe o que é avaliação 360 graus? Essa metodologia é muito usada por diversos profissionais de recursos humanos para analisar o desempenho de um candidato ou colaborador.
Sendo assim, conhecer esse método é uma grande vantagem para você se destacar nos processos seletivos e, se já estiver empregado, impressionar os gestores.
O objetivo é mensurar a atuação e criar um direcionamento estratégico para identificar pontos fortes e os de melhoria na performance de um profissional.
Quer entender melhor sobre a avaliação 360, como fazer e exemplos? Continue a leitura e confira todos os detalhes para você conseguir aplicar, seja avaliando a própria atuação ou a de colegas!
O que é avaliação 360?
Como o nome sugere, a avaliação 360 é um método muito completo de análise de desempenho. A nomenclatura vem dos graus matemáticos, já que um círculo completo tem 360º. Partindo desse princípio, a ideia é que a metodologia investigue todos os ângulos da performance de um profissional.
Sendo assim, para esse tipo de sistema, é preciso considerar os pontos de vista dos colegas de trabalho, além dos gestores e dos subordinados. Em alguns dos casos, também deve ser necessário colher informações dos clientes e parceiros de negócios.
Dessa forma, a avaliação 360 tem como base o feedback de outras pessoas e fornece como resultado pontos estratégicos de melhorias.
O objetivo principal dessa análise é ter um parecer mais justo, já que colhe dados que toda a equipe que está participando de um mesmo resultado. Sendo assim, há uma perspectiva distinta de várias posições na empresa e essa pode ser a diferença entre um resultado realmente verdadeiro ou não.
Se você está buscando uma nova posição, pode fazer a sua autoavaliação de desempenho com base no feedback dos colaboradores da última empresa que foi funcionário. Dessa forma, tem uma visão também daqueles que conviveram com você e com seu trabalho.
Quais os pontos abordados em uma avaliação 360?
Os principais pontos abordados em uma avaliação 360 são aqueles que analisam o real desempenho de um colaborador frente aos colegas, gestores e, se for o caso, subordinados. Os principais são:
- Liderança: você tem características de um bom líder, como empatia, honestidade, comunicação, flexibilidade e outras?
- Habilidades técnicas: seu conhecimento técnico é suficiente para realizar um bom trabalho?
- Perfil comportamental: existem quatro tipos, comunicador, analista, planejador e executor. Qual você mais se encaixa de acordo com as pessoas em sua volta?
- Produtividade: você consegue dar conta de todas as atividades que precisa executar?
Como fazer uma avaliação 360?
Aprender a como fazer uma avaliação de desempenho 360 não é difícil. Existem algumas etapas que podem facilitar o processo. Além de manter a análise mais organizada e eficiente, essas etapas garantem mais controle sobre a metodologia e podem ajudar quem nunca fez esse tipo de estudo antes.
1- Planeje
O primeiro passo para fazer uma avaliação 360 é o planejamento. É nesse momento que você precisará decidir o que será analisado, por quem e de que forma. Assim, você tem um plano de ação para conseguir executar com mais fidelidade as próximas etapas.
2 – Execute
A execução é o passo em que os formulários de avaliação deverão ser entregues. Aqui é preciso tomar cuidado para manter as respostas sigilosas, para não haver qualquer tipo de imparcialidade. Além disso, tudo deve ser bastante explicado, com detalhes, para não ter nenhum erro.
3 – Cheque
Nessa etapa, é necessário checar todas as respostas, analisar se não há erros e garantir que tudo esteja pronto para uma avaliação mais detalhada. Caso aconteça qualquer desencontro de informações, é nesse momento que eles devem ser resolvidos.
4 – Avalie
Por fim, com todos os dados em mãos, é possível fazer a avaliação. Com as respostas, identifique os pontos positivos e os de melhoria no desenvolvimento profissional. Depois disso, está na hora de traçar planos para aperfeiçoar os traços negativos e garantir que haja sempre um crescimento de competências.
Vantagens e desvantagens da avaliação 360
Assim como todos os tipos de métodos, a avaliação 360 tem vantagens e desvantagens. Os principais pontos positivos dessa metodologia são os diferentes pontos de vista, resultados ampliados e liderança mais consolidada. Já os negativos são a dificuldade de controle em processos e gestão da informação.
De maneira geral, as vantagens e as desvantagens da avaliação 360 são:
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Informação obtida em diferentes perspectivas | Há chances de se sentir atacado por diferentes frentes |
Participação coletiva | Mais lenta e burocratizada |
Menos conflitos | As informações podem ser muito diferentes uma das outras |
Mais completo |
O que fazer após uma avaliação 360 graus?
Após fazer uma avaliação 360, é preciso analisar aquilo que faz sentido ou não para o seu desempenho profissional. Para isso, maturidade e autoconhecimento são necessários.
De maneira geral, separe os pontos positivos e os negativos, observe o que de atribuição os elogios podem agregar e trace estratégias para aperfeiçoar aqueles tópicos que não são o seu forte.
Se muitas pessoas acharem que você não tem uma boa comunicação, inclua na sua lista de atividades para fazer atitudes como:
- Estudar sobre comunicação não violenta;
- Fazer cursos sobre o tema;
- Praticar mais respeito;
- Ouvir melhor os colegas.
O importante é garantir que haja um plano para melhorar essas situações.
Exemplos de avaliação 360 graus
Existem três tipos de avaliação 360 graus: enxuto, direto e complexo. Você pode escolher qual deles mais se encaixa com o seu perfil e aplicá-lo para colegas, gestores e, se for o caso, subordinados.
Modelo enxuto
No modelo enxuto, as perguntas são voltadas para a eficiência, o trabalho em equipe, a organização e a adaptabilidade, seja aos processos e empregador. As respostas possíveis devem ser necessariamente: nunca, às vezes e sempre.
Modelo direto
Já no modelo direto de avaliação 360 graus, as perguntas abertas contam com pontos relacionados à comunicação, à habilidade e ao fit cultural com a empresa. As respostas são sempre cinco, sendo elas: nunca, pouco, algumas, muito e quase sempre.
Modelo complexo
Já o modelo complexo de avaliação 360, assim como o enxuto, possibilita a variação de três respostas: nunca, algumas vezes e sempre. No entanto a diferença é a criação de perguntas mais específicas, geralmente feitas em categorias já preestabelecidas.
Viu só com a avaliação 360 pode ser usada em diferentes contextos e de diversas formas? Por ser bastante complexo, esse método garante uma assertividade considerável e pode ser usado para identificar os seus pontos fortes e fracos.
Além disso, com essa estratégia, é possível estruturar um plano de ação para melhorar os comportamentos que precisam de um aperfeiçoamento.
Caso você tenha recebido muitas respostas desfavoráveis, não precisa se desesperar. Confira como lidar com feedback negativo e dicas para melhorar!
E aí, já conhecia a avaliação 360? Então, nos conte aqui nos comentários como você se saiu nesse processo e aproveite para compartilhar o conteúdo em sua rede social favorita. Até a próxima!