O curso de direito é bastante amplo e atrativo para muitos estudantes que estão iniciando a vida acadêmica em todo o mundo.
O profissional decide ingressar na área tem um grande leque com as mais diferentes oportunidades, principalmente ao dedicar-se à educação continuada e no aprendizado de outras aptidões e competências. Tudo isso faz com que a área seja bastante concorrida.
Existem muitos advogados no Brasil. Em linhas gerais, o número de profissionais atuantes nessa área do direito em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela OAB, vai passar a marca de 1 milhão.
Nosso país ocupa a segunda posição no número de mais advogados a cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Em meio a tanta concorrência, são os que buscam por diferenciação que conseguem se destacar na multidão e trazer mais oportunidades de sucesso para sua carreira. Isso pode ser feito por meio de cursos de aprimoramento, pós-graduações ou mesmo por meio de técnicas de inovação utilizadas junto aos clientes.
O Direito Internacional
Dentre todos esses diferenciais, o direito internacional é uma raiz de trabalho que tem se tornado uma das mais crescentes carreiras na área. O seu destaque cada vez mais pronunciado se deve a esse desejo por diferenciação aliado à busca por um bom campo de atuação.
Essa área do direito consegue juntar várias esferas tradicionais de atuação, tais como o direito penal, de família e o tributário, além de muitas outras como a arbitragem, imigração e contratos internacionais. Ou seja, são inúmeras possibilidades de atuação, voltadas para o contexto internacional.
Para quem tem interesse em atuar na área de direito internacional é preciso dedicação e empenho extras.
O desenvolvimento do aprendizado em línguas estrangeiras, por exemplo, é algo fundamental para quem deseja ingressar nela. É preciso se empenhar para aprender novos idiomas ou dominar o inglês, com exame de proficiência, pelo menos.
Especialização na área
Como abordamos anteriormente, o direito é uma área que possui diferentes esferas de atuação e se especializar em alguma delas é algo muito importante para alcançar sucesso.
Se esses estudos específicos forem feitos com um olhar voltado para o direito internacional, será algo ainda melhor para sua carreira!
Essa é uma atitude muito feita pelos profissionais que já atuam na área em outros países. Realizar cursos de aprimoramento em outros países, assim como simpósios e congressos traz muito valor e peso para um currículo profissional na área.
Desenvolver seus estudos em uma universidade de reconhecimento também é fundamental, visto que isso abrirá portas para estágios e sua futura atuação em escritórios de advocacia e ambientes que abordam casos de direito internacional.
Em sua universidade, entre em grupos de estudos voltados para o internacional e participe de competições. Futuramente, essa experiência poderá ser utilizada para que você atue em outros países e regiões com boas práticas profissionais.
Para atuar em direito internacional, seja persistente e empenhe-se ao máximo em obter os conhecimentos que precisa e se tornar o melhor que puder em sua área de atuação. Não se esqueça de dedicar-se às línguas estrangeiras e ao conhecimento das particularidades de cada região para um trabalho mais eficiente. Continue a se aprimorar e veja os resultados.