Você já participou de um onboarding? Este processo funciona como boas-vindas ao funcionário contratado para trabalhar em uma empresa e visa informá-lo das responsabilidades de seu cargo, da cultura organizacional e outros temas.
Se bem planejado, esse momento promove o engajamento e te motiva a começar o novo emprego com o pé direito. O setor de RH é o responsável pelas etapas do onboarding, que pode envolver apresentação à equipe, visita aos setores da empresa e o conhecimento da trajetória do negócio.
Quer saber mais como funciona o onboarding? Acompanhe o post!
O que é onboarding?
O onboarding é um processo que apresenta a cultura, a forma de trabalho, a equipe e a rotina de uma empresa a um novo contratado com o foco de integrá-lo à sua função. É também uma forma de motivar e facilitar a integração deste funcionário no ambiente corporativo.
Ele é composto por diversas etapas que envolvem orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento, que veremos com mais detalhes no decorrer deste texto.
É ideal que este processo ocorra logo após a contratação do funcionário, pois neste momento ele está mais aberto às orientações e interessado em conhecer mais sobre as suas obrigações.
Esse período de onboarding pode durar até o período em que o colaborador estiver a vontade com a sua função e estar alinhado com a cultura da empresa. Ele é de responsabilidade do setor de Recursos Humanos e exige um grande planejamento por parte dos envolvidos.
Quais são os 4 C’s do onboarding?
Para entender um pouco mais sobre o conceito do onboarding conheça a sua base, chamada de 4 C’s. Essa sigla se refere a Conformidade, Clarificação, Cultura e Conexão. Veja o que cada palavra significa neste cenário:
- Conformidade: se refere aos conhecimento dos processos da empresa, desde os mais burocráticos até os mais sistêmicos;
- Clarificação: aqui o foco é a função do funcionário. Esclarecer suas responsabilidades, compromissos, ferramentas e recursos que vai utilizar;
- Cultura: compreender a missão e a visão da empresa;
- Conexão: oficialização da entrada do contratado e apresentação aos colegas, chefes e gestores.
Qual a importância do onboarding para um funcionário?
Muitas empresas ainda não incluíram o onboarding em seus processos. Mas este é um grande erro, principalmente nas de médio e grande porte que contam com um número maior de funcionários. Sem essa apresentação inicial, o novo contratado pode ficar perdido na sua rotina de trabalho e demorar mais para se integrar à equipe.
Veja alguns benefícios do onboarding tanto para a empresa quanto para o contratado:
1. Facilita a relação no ambiente corporativo
Todo mundo quer se sentir bem valorizado em uma empresa onde além de salários atrativos e benefícios, tenha uma boa relação com seus líderes, colegas de trabalho e esteja alinhado com os processos organizacionais. Um onboarding pode ser o momento de “quebrar o gelo” e conseguir mostrar um pouco de sua personalidade, encontrar pontos em comuns com outras pessoas que estejam entrando na empresa com você ou até se aproximar de quem está mais tempo na instituição.
2. Maior engajamento no trabalho
O fato de iniciar um novo emprego já cria uma motivação, mas com ela vem aliada a ansiedade e a insegurança de começar algo novo. O onboarding potencializa essa motivação! Quando você entende quais são os objetivos da empresa, ou seja, qual será a sua importância de maneira macro nos processos internos, você fica ainda mais engajado para iniciar sua jornada profissional.
Além disso, com todas as etapas do onboarding bem trabalhadas, a insegurança e as dúvidas vão aos poucos sendo resolvidas.
3. Diminui a troca de emprego
Ficar mudando de emprego não é benéfico para nenhuma das partes envolvidas em um processo de contratação, certo? Fazer parte de uma empresa que tem entre seus processos o onboarding, ajudará na sensação de pertencimento e a criar uma relação mais estreita e de confiança com a empresa contratante. Assim sendo, você tem mais chances de querer ficar naquele novo emprego.
4. Conhecer os valores da empresa
Cada empresa tem sua cultura e política organizacional e no começo pode ser difícil se adaptar a ela. O onboarding alinha essas questões e deixa claro como se comportar, agir diante de algumas situações e quais as tarefas são de responsabilidade do seu cargo. Ele também te ajuda a direcionar seu comportamento para o que é esperado de um colaborador com a senioridade, ou até a quem recorrer na hora que der algum problema.
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Quais as etapas do onboarding?
Se você nunca participou de um onboarding, veja abaixo quais etapas estão envolvidas nesse processo:
1. Informações contratuais
Antes de iniciar o onboarding é a empresa te passará informações importantes como benefícios, salários, horário de trabalho e início das atividades. A empresa pode fazer uma reunião para te explicar cada ponto ou mandar estes dados por e-mail.
2. Hora das boas-vindas
No dia e no horário marcado, a equipe de RH irá te receber para começar os processos. Geralmente este contato inicial costuma “quebrar o gelo” desse primeiro dia para que você se sinta confortável.
3. História do negócio
A maioria do onboarding tem essa etapa que conta como a empresa surgiu, os desafios que já enfrentou para crescer e qual a situação atual. Ela pode ser apresentada utilizando como fotos e vídeos dos líderes contando um pouco da trajetória do negócio.
4. O propósito da empresa
O responsável por direcionar o onboarding vai te apresentar a missão, visão e valores organizacionais. É muito importante prestar atenção nestes temas para alinhar suas expectativas e conhecer a importância do seu trabalho na companhia.
5. Conhecer as regras
Sabemos que falar de regras pode ser um pouco desconfortante, mas é muito importante saber o que pode e o que não pode dentro da empresa que você irá trabalhar. Fatores comportamentais, vestimentas e outros comportamentos podem ser abordados neste momento.
7. Apresentação aos colegas
A apresentação acontece para te deixar mais tranquilo nas relações dentro deste ambiente. No primeiro momento é priorizado o contato com seus líderes e funcionários que você terá mais contato.
Se for uma empresa muito grande, a apresentação pode ser de forma online e até ter um momento descontraído aberto às perguntas e curiosidades da equipe.
8. Visita à empresa
O período de trabalho costuma ser de 8 a 9 horas ao dia, assim a empresa será quase sua segunda casa. Você irá conhecer todas as áreas físicas como salas de reuniões, escritórios dos setores e áreas de interação, mesmo que elas não façam parte da sua rotina de trabalho.
9. Treinamentos personalizados
Mesmo que você seja um profissional com experiência na área, precisa de um treinamento quando entra em uma nova empresa. As formas de executar algumas tarefas e as ferramentas podem ser diferentes das que você já utilizava. Por isso essa etapa é importante e precisa do seu esforço e dedicação para aprender tudo sobre a sua nova função.
Como se preparar para o onboarding? Veja 5 dicas!
Assim como a empresa se prepara para receber um funcionário, você que foi contrato para o novo cargo, também deve se se preparar para esse início no trabalho. Abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar a se sentir mais confiante e causar uma boa impressão no primeiro contato com a sua nova equipe, confira:
1. Pesquise sobre a empresa
Procure a empresa que você vai trabalhar no Google ou nas principais redes sociais com LinkedIn, Instagram e Facebook. No site de cada companhia geralmente tem a missão, os valores que elas seguem, a história e alguns momentos marcantes desde a sua criação.
É importante saber as regiões que ela atua, se atinge clientes a nível nacional ou internacional. Essas informações além de te preparar também são valiosas para avaliar qual seu possível crescimento e dentro da companhia.
2. Acerte no dress code
Sabemos que durante o onboarding o recrutador vai informar sobre esse assunto, mas não custa nada você já se adiantar e ir co a vestimenta apropriada no primeiro dia de trabalho, não é mesmo? Você pode perguntar sobre isso ao recrutador quando ele marcar ou onboarding.
Outra dica que mutias vezes dá certo é analisar o site da empresa. Muitas delas compartilham imagens dos funcionários em sua rotina de trabalho. Assim você não precisa investir em um look social com gravata e salto, sendo que o clima organizacional é mais despojado.
3. Tire suas dúvidas
O onboarding é um processo em que a empresa e o funcionário podem assumir o papel de protagonistas. Assim como é importante ouvir sobre a história, as regras, pergunte o que tiver dúvidas. Claro, elas devem estar associadas a sua rotina de trabalho e ao que está sendo abordado.
4. Esteja aberto aos novos conhecimentos
Como dizemos, o onboarding pode contar com uma etapa com cursos e treinamentos. Aproveite esse espaço para aprender ainda mais, mesmo que você já trabalhe há muito tempo na função. Há sempre novos meios de fazer algo e cada empresa pode ter sua padronização em seus processos.
5. Seja comunicativo
Sabemos como todo o “primeiro dia” pode ser traumático para algumas pessoas, pois vem acompanhado de medo e ansiedade de tudo dar certo. Mas tente ficar calmo, esteja aberto às novas amizades. Em alguns locais, como escritórios mais fechados, pode parecer que as pessoas não querem te conhecer.
Mas não leve isso para o pessoal, ali cada um está concentrado em seu trabalho. Aproveite os minutinhos do café e o horário de almoço para bater um papo e conhecer o pessoal aos poucos.
O onboarding é um processo importante em uma empresa que faz um novo contratado se sentir bem e motivado a assumir o seu cargo e abraçar o mesmo propósito. E se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
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